Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2012 - 10:10

Contabilidade ontem, hoje e sempre!

No dia 25 de Abril de 2012, comemoramos o Dia do Contabilista. A data foi instituída pela Lei Estadual n°1989, em 23 de maio de 1979 por João Lyra, patrono da Classe Contábil. Com perfil discreto, atuando efetivamente nos bastidores, esses profissionais são responsáveis não só pela contabilidade de diversas empresas dos mais variados segmentos, mas também do seu equilíbrio fiscal e, em muitos casos, financeiro. Eles representam, ao longo de anos, uma peça fundamental na complexa engrenagem do mercado de trabalho nacional, estando na retaguarda de indústrias, comércios, prestadoras de serviços, entre outras, contribuindo diretamente para o crescimento da economia brasileira.

Regulamentada pelo decreto 9.295/46, a profissão de contador tem suas atribuições definidas pela resolução 560 de 1983, do Conselho Federal de Contabilidade. Porém, as mudanças ocorridas no Código Civil, vigente desde 11 de janeiro de 2003, mudaram substancialmente a rotina desse profissional que passou a assumir, juntamente com seus clientes, o encargo por todos os atos ilícitos cometidos por estes, tanto na esfera civil quanto na criminal. Assim, tal medida ditou conseqüentemente um novo ritmo na relação contador-cliente. Além disso, com o advento da internet e a velocidade avassaladora da tecnologia a função tornou-se ainda mais desafiadora, pois são mais de 50 obrigações a serem cumpridas mensalmente.

Para ser um contabilista, é preciso ir além, ou seja, não só ter o conhecimento de contabilidade, mas também uma visão global, formação cultural sólida, diversificada e ainda capacidade de análise detalhada. Em verdade, tais características são apenas a base de uma relação que transcende os papéis, os tributos, o fisco etc.

Apesar das numerosas dificuldades diárias, a classe contábil é incansável no desempenho de suas funções, preservando a saúde fiscal de seus clientes. E não podia ser diferente, pois diante do atual cenário globalizado, permeado de novidades, o contador não só necessita como tem o dever de se atualizar constantemente, o que significa a aquisição também de maior carga de informação e mais responsabilidades.

Ser um contador é ser empreendedor e, acima de tudo, gestor, principalmente, dos negócios de seus clientes. Esse profissional representa um pilar importante em qualquer estrutura administrativa, cujo principal é a confiança e a integridade profissional.

.Por:Márcia Tavares, Presidente do Sescon-RJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira