Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2007 - 11:51

Empreendedorismo: futuro garantido

Você sabe o que é empreendedorismo?

A palavra empreendedor quer dizer “aquele que assume riscos e começa algo novo”. Ela tem sua origem na França (entrepreneur). O empreendedor deve ser inovador, aquele que colabora com os outros, que gera riquezas e que colabora para o crescimento da empresa.

Empreendedorismo é um tema que vem tomando conta da sociedade brasileira nos últimos anos. Começou a ganhar força na década de 1990, quando houve a abertura da economia no Brasil. Com a entrada de produtos importados, alguns ramos de atividade não conseguiram competir com estes produtos e, com isso, o país precisou mudar, as empresas de ramos diversos se modernizaram e voltaram a crescer. O governo contribuiu com este crescimento controlando a inflação e ganhando confiança dos investidores. A partir de 2000, o Brasil conseguiu aumentar a oferta de novos postos de trabalho.

Várias habilidades são requeridas de um empreendedor e podemos classificá-las em três áreas, sendo elas: Pessoal - disciplinado, inovador, ousado, persistente, visionário, toma iniciativa, corajoso, humilde e, principalmente, tem paixão pelo que faz.

Gerencial - inclui as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle).

Técnica - saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe.

Existe um dado muito interessante sobre empreendedorismo: quanto mais alto for o nível de escolaridade de um país, maior será a proporção de empreendedorismo por oportunidade. Portanto, o empregado empreendedor é aquele que deixa de estar longe dos acontecimentos e colabora, sugerindo melhorias para o ambiente em que trabalha.

As empresas, hoje em dia, buscam empregados empreendedores porque este perfil traz um melhor desenvolvimento e melhores idéias, ajuda a gerar soluções, minimizando uma carga grande que hoje é atribuída à própria instituição onde ele trabalha, e faz com que o empregado sinta-se valorizado e integrante do sistema como uma peça importante do processo.

Para que nos tornemos empreendedores é necessário, além das características acima descritas, ter a mente aberta para aprimorar nossos talentos e trabalhar nossas limitações.

. Por: Gisela Crespo, é professora da Faculdade Módulo. Pós-graduada em Administração e Sistemas de Informação. É coordenadora de Tecnologia da Informação da Claro, empresa da área de Telecomunicações. Atua na área de TI, desde 1982, em empresas como Santa Marina, Refinações de Milho Brasil – RMB -, Fundação CESP, Café Pelé, SENAC, BCP – Claro, tendo exercido cargos de gestão em algumas delas. Atua na área acadêmica desde 1994.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira