Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2012 - 08:17

Hannover Messe 2012 destaca a eficiência sustentável como fator determinante para o sucesso das indústrias


Soluções e tendências das tecnologias de geração de energia estão entre os temas de maior atração na Feira Industrial de Hannover, que acontece esta semana, na Alemanha. Mesmo com o posicionamento cauteloso do governo alemão frente à crise europeia, o evento segue em clima de otimismo entre as empresas expositoras.

As questões energéticas têm tido uma abordagem bastante importante na Hannover Messe, a maior feira tecnológica do mundo. Este ano o evento exibe nos pavilhões 11, 12, 13, 27 e na área externa, soluções e tendências das tecnologias de geração de energia convencional e renovável, transmissão e distribuição. O tema conta ainda com inúmeros eventos especiais e fóruns de discussão como o “Life needs Power”, reunindo especialistas internacionais de pesquisa e do governo alemão no debate sobre assuntos atuais de energia, contemplando as energias eólica, bioenergia, energia solar e geométrica. Outro destaque é o estande coletivo de Hidrogênio + células de combustível, com as aplicações fixas e móveis de células de combustível como tema central.

"A sustentabilidade global e a eficiência na indústria estão se tornando cada vez mais importantes e as empresas deixarão de ser avaliadas apenas com objetivos econômicos, mas também pelo uso de energia e matérias-primas baseadas em tecnologias sustentáveis ??e eficazes", diz Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs do Brasil, representante da feira no País.

Exemplo de eficiência -Um exemplo de eficiência que pode ser observado na feira é a utilização de motores elétricos. Mundialmente, estima-se que existam cerca de 300 milhões de motores elétricos em uso. Este número cresce 10% a cada ano, de acordo com estimativas da VDI (Associação dos Engenheiros Alemães). Segundo a VDI, através do poder de automação inteligente, modernas transmissões de energia e a utilização de componentes elétricos inovadores, o consumo de energia na indústria poderá ser reduzido em 30%. De acordo com os cálculos dos especialistas da entidade, poderiam ser economizados 1,7 bilhão de kWh de eletricidade no mundo, com o uso de tais sistemas de controle inteligente de motor.

"A tendência na indústria para a eficiência sustentável se reflete também na apresentação do país parceiro na Hannover Messe 2012, a China, cujo foco da exposição é a fabricação inteligente e sustentável de energia, redes inteligentes de energia e veículos elétricos", explica Brena.

Perspectivas da economia alemã -A economia da Alemanha deve desacelerar para um crescimento de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), neste ano, antes de retomar a velocidade novamente e expandir 1,6% no ano que vem, afirmou o Ministério da Economia nesta quarta-feira, conforme informa a agência Reuters."Mesmo que a economia alemã esteja posicionada de maneira excelente, permanecemos cautelosos com nossas estimativas", declarou o ministro da Economia, Philipp Roesler, em comunicado oficial. Segundo ele, "isso é porque os riscos existentes no ambiente internacional permanecem altos e a crise europeia infelizmente ainda não foi resolvida."

Fazendo uma análise da declaração de Roesler, a diretora da Hannover Fairs do Brasil diz que a Alemanha mostra força e seriedade nesse momento. "Acredito que a realização de eventos comerciais de grande porte no país são um exemplo da solidez da economia alemã, que esta muito bem posicionada, apesar da crise europeia."

Ela considera ainda, que "mesmo com a desaceleração prevista para 2012, o ministro alemão anunciou uma previsão de crescimento na ordem de 1,6% para 2013, o que gerou uma onda de animação, que certamente terá reflexo nos contratos a longo prazo negociados durante a Feira industrial de Hannover."

De acordo com Brena, pelo próprio caráter dos setores promovidos no evento, que exigem maiores investimentos e planejamento, a Feira de Hannover não é imediatista, uma vez que a maior parte da geração de negócios começa a acontecer cerca de seis meses a um ano após os contatos realizados nos estandes. "Um anuncio positivo como este só tende a aumentar o otimismo das empresas expositoras brasileiras que vieram à feira com a intenção de fechar negócios com empresas alemãs", finaliza.

Expectativas superadas no início da feira -A primeira participação da empresa catarinense JPrayon&Partners Brasil, como expositora da Hannover Messe, confirma os prognósticos da representante da feira e está superando as expectativas do CEO, Jean Prayon."Nosso estande está muito movimentado e percebemos bastante interesse no mercado brasileiro, principalmente no setor de infraestrutura e de energia", diz o executivo que veio à Alemanha com o objetivo de auxiliar pequenas e médias empresas estrangeiras a ingressarem no mercado brasileiro, através de parcerias, joint-ventures ou fusões que proporcionem troca de tecnologia, principalmente na área de energias renováveis, como fazendas eólicas e pequenas centrais hidrelétricas.

Segundo ele, o estande da empresa está tendo uma repercussão cerca de três vezes maior do que o previsto. "Estava esperando fazer cerca de cinco contatos diários e temos, nos primeiros dois dias, uma média de 15 contatos", comemora. De acordo com Prayon, até o momento, a maior parte das conversas ocorreu com empresários da Alemanha, Ásia e Oceania. "No balanço total, se 10% dos contatos forem revertidos em futuros negócios, nosso resultado será fantástico", garante.

Hannover Messe -Feira líder mundial para tecnologias industriais realizada anualmente em Hannover, Alemanha, a Hannover Messe 2012 acontece até sexta-feira, 27 de abril, tendo a China como país parceiro oficial.

Oito setores chave de exposição têm destaque especial nesta edição: Automação Industrial - Energia - MobiliTec - Fábrica Digital - Equipamentos Industriais - CoilTechnica – IndustrialGreenTec - Pesquisa e Tecnologia. Este ano, sob a bandeira da sustentabilidade e das “tecnologias verdes”, as atenções estão voltadas para a automação industrial e TI, energia e tecnologias ambientais, subcontratação industrial, tecnologias de fabricação, serviços e pesquisa e desenvolvimento. [www.hanover.com.br | www.hannovermesse.de].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira