Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2007 - 11:57

ANA promove oficina sobre a expansão do setor sucroalcooleiro e a gestão dos recursos hídricos

O setor sucroalcooleiro é um dos que mais cresce e consome água no Brasil. Sabendo disto, a Agência Nacional de Águas (ANA) promove a oficina “Expansão do Setor Sucroalcooleiro e a Gestão dos Recursos Hídricos” nesta terça-feira, 25/09, das 8h40 às 17h30. O objetivo do evento, que ocorrerá no auditório da ANA, em Brasília, é discutir o crescimento do setor sucroalcooleiro para definir ações integradas de gestão e regulação dos recursos hídricos utilizados pelo ramo. O diretor-presidente da Agência, José Machado, abrirá o evento, que contará com palestra de Onório Kitayama, membro da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Além de representantes da ANA, participarão da oficina secretários e gestores de recursos hídricos de estados onde há ou poderá haver a expansão do setor sucroalcooleiro: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

Durante a oficina, os representantes dos estados apresentarão o panorama atual e futuro da expansão do setor sucroalcooleiro, além do respectivo posicionamento de cada estado – ou órgão gestor de recursos hídricos – diante deste crescente processo.

Com a oficina, espera-se formar um Grupo de Articulação Institucional, composto pelos órgãos participantes do evento, para a formulação da pauta de trabalho que deve conter ações, como: a articulação com agentes públicos e privados envolvidos com o setor sucroalcooleiro ou com sua expansão, visando ao estabelecimento de uma agenda de recursos hídricos para o setor; reunião de dados hidrológicos e sobre disponibilidades hídricas nos rios federais e estaduais; e a compatibilização dos usos múltiplos da água entre os diversos demandantes.

O setor sucroalcooleiro e os recursos hídricos - Nos últimos anos, o setor tem adotado práticas de uso racional da água. Em 1997, eram necessários cerca de 5 mil litros de água para o processamento de 1 tonelada de cana. Em 2004, este volume de água era de 1800 litros para fazer a mesma atividade, sendo que há uma expectativa de que este número possa chegar a 1000 litros. O tratamento da água resultante do processamento também tem um grande grau de eficiência: 98%. As indústrias sucroalcooleiras também trabalham para que a água usada no processamento seja aplicada na irrigação da própria cana.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira