Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2012 - 08:51

TNC ganha Medalha Ambientalista pelo trabalho realizado na Caatinga

A organização atua no bioma desde 1996, estimulando a criação de reservas particulares e Unidades de Conservação (UCs).

Nesta sexta-feira (27/04), acontece a entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, elaborado pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga do Ceará. A The Nature Conservancy (TNC) foi a contemplada da edição de 2012 do Prêmio, pelo trabalho realizado na Caatinga, e receberá a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa. A cerimônia terá início às 15h e será realizada no Plenário 13 de Maio, em Fortaleza (CE).

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, porém seriamente ameaçado pela falta de conhecimento e valorização de sua biodiversidade. Por isso, desde 1996, a TNC atua na região, com o intuito de promover sua conservação e sua recuperação. Por meio da Aliança da Caatinga, apoiou editais para a criação e melhoria da gestão de reservas privadas, desde o início da atuação, protegendo mais de 10 mil hectares de vegetação nativa.

Para a coordenadora de Conservação em Terras Privadas da TNC, Giovana Baggio, a homenagem é o resultado de um trabalho semeado pela TNC na Caatinga, onde apoiamos a criação da Reserva Natural Serra das Almas em Crateús, Ceará, que vem, desde então, sendo muito bem gerenciada pela Associação Caatinga. “Esse trabalho inicial, e exemplar, deu origem a união de esforços de várias entidades em prol da conservação da Caatinga através da iniciativa da Aliança da Caatinga, que apoia a criação de reservas particulares (RPPNs) e áreas protegidas públicas”, observa.

De acordo com Ana Cristina Barros, Representante Nacional da TNC, “É muito gratificante para a TNC saber que essa homenagem mostra que o que fazemos tem importância para o Estado do Ceará, para a Caatinga e para sua gente, o que redobra nossa dedicação e responsabilidade por mais e melhores resultados”.

A organização também apoiou a Associação Caatinga, o MMA, o ICMBio e demais parceiros no desenvolvimento de estudos para a criação de Unidades de Conservação representativas do Bioma em diversos estados. Em 2009, foi criado o Monumento Natural do Rio São Francisco, com 27 mil hectares, englobando os estados de Alagoas, Bahia e Sergipe. No momento, está em processo de criação o mosaico de unidades de conservação do Boqueirão da Onça, na Bahia. Considerando também a ampliação do Parque Nacional das Confusões, essas três medidas vão aumentar, de 7,76% para 9%, a área da caatinga protegida por unidades de conservação federais, estaduais e terras indígenas.

.[tnc.org.br/caatinga e saiba mais sobre o trabalho da organização no bioma].

Perfil - A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação em mais de 35 países. Atuando no Brasil desde 1988, a organização tem a missão de proteger plantas, animais e ecossistemas naturais, protegendo os recursos necessários para sua sobrevivência. A TNC promove iniciativas nos principais biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal –, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. Na Amazônia, a organização vem trabalhando para facilitar e promover a conservação de terras indígenas há mais de dez anos, além de desenvolver ações para a regularização ambiental de municípios estratégicos e para minimizar as causas e efeitos das mudanças climáticas. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo. | www.tnc.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira