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26/04/2012 - 09:07

Apex-Brasil e IBGM renovam convênio para promoção das exportações de gemas, joias e bijuterias

Em dois anos serão investidos cerca de R$ 13.5 milhões nas ações do Projeto.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) renovaram nesta quarta-feira (25 de abril), em Belo Horizonte (MG), o convênio do Projeto Setorial de Gemas, Joias e Bijuterias para 2012 e 2013. Por meio do convênio serão investidos, nos próximos dois anos, cerca de R$13.5 milhões nas ações do Projeto, com o objetivo de aumentar as exportações brasileiras de produtos de maior valor agregado, diversificar e consolidar mercados e ampliar a base exportadora em cada um dos segmentos selecionados.

As novas metas do Projeto para o período visam aumentar o volume de exportação das empresas participantes em 8% em 2012, e em 15% em 2013, tendo como base 2011. A quantidade de empresas participantes também deve aumentar em 30% até 2013 em relação ao cadastro existente em janeiro de 2012, que totalizou 157 empresas.

“Por meio do convênio com o IBGM, a Apex-Brasil oferece meios para que o setor possa desenvolver produtos baseados no design, inovação e sustentabilidade, itens que agregam valor aos produtos”, explicou o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges. “Nosso desafio é aumentar a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização de seus negócios, além de consolidar e ampliar os mercados conquistados”.

As ações previstas pelo convênio têm o objetivo de atender às necessidades de desenvolvimento das empresas do setor. Um dos pilares do trabalho é a orientação das ações de promoção comercial, de comunicação e de capacitação, de acordo com a maturidade exportadora de cada empresa. As ações estratégicas definidas para o período incluem, também, ações de promoção da imagem, com a realização do Projeto Imagem, que propicia a jornalistas e formadores de opinião estrangeiros a oportunidade de conhecer in loco o setor.

Os segmentos que compõem o setor estão divididos em Gemas e Artefatos de Pedras; Joalheria de Ouro e Prata; e Joia Folheada e Bijuterias. Com base em estudo de Inteligência Comercial e Competitiva, desenvolvido pela Apex-Brasil em parceria com o IBGM, foram definidos os mercados prioritários para cada segmento.

Os mercados-alvo para o segmento de Joias são Rússia, Peru, Catar, Emirados Árabes, Colômbia, Chile, Panamá, México, Estados Unidos e Espanha. Para Bijuterias e folheados, os mercados-alvo são Angola, Itália, França, Emirados Árabes, Colômbia, Chile, Panamá, México, Estados Unidos e Espanha. Já o segmento de Gemas terá como mercados-alvo a China, Turquia, Japão, Áustria, Itália, França, Estados Unidos e Espanha.

“Uma das principais inovações do Projeto é a implementação de uma política de segmentação através de um modelo de capacidade e maturidade exportadora das empresas”, explica a gestora de projetos da Apex-Brasil, Deborah Rossoni.

Para o presidente do IBGM, Hécliton Santini Henriques, a diversificação de mercado e a performance nas exportações das empresas que participam do Programa IBGM/Apex-Brasil têm sido significativamente maior do que os resultados do setor como um todo, demonstrando a importância desse apoio. “Em um momento conturbado no mercado internacional, com a crescente concorrência de países asiáticos e a necessidade de melhor posicionar o produto brasileiro, a manutenção da parceria do IBGM com a Apex-Brasil é fundamental”, explicou. “A parceria garante a continuidade desse programa vitorioso, que tem proporcionado o efetivo engajamento das empresas de gemas, joias e bijuterias no mercado internacional, numa estratégia de longo prazo, incorporando inovação, design e estratégias de marketing”.

Histórico – A parceria da Apex-Brasil com o IBGM existe desde 1998. Nesse período, foram investidos R$ 108 milhões, aproximadamente, e 330 empresas foram apoiadas pelo Projeto. Somente o segmento de Folheados teve um crescimento de 700% em 12 anos – Joalheria cresceu 129% e Bijuterias, 124%.

De acordo com dados do IBGM, as exportações de gemas, joias e metais preciosos atingiram US$ 3 bilhões em 2011, aproximadamente 30% a mais que em 2010. Nos primeiros dois meses deste ano, as exportações totalizaram US$ 635 milhões, 38% a mais que no mesmo período do ano passado.

O Brasil é, atualmente, um dos maiores produtores do segmento, responsável por um terço do volume das gemas produzidas no mundo. Segundo a Gold Fields Mineral Services (GFMS), em 2010 o Brasil se posicionou como o 14º país do mundo na produção de joias de ouro e como o 9º no seu consumo.

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