Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2012 - 09:25

TGM apresenta redutores planetários em seminário sobre Cana-de-Açúcar

Organizado pela STAB Setentrional, o evento abordará temas sobre o setor energético.

O público que compareceu ao Auditório Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/PE, no dia 25 de abril (quarta-feira), pode conferir a palestra “Redutores planetários – alternativas mais eficientes para eletrificação de moendas”. Ela integra a programação do 16º Seminário Regional Sobre Cana-de-açúcar, realizado pela STAB Setentrional e que acontece durante a FORIND NE e Sucronor.

Em cerca de 30 minutos, o gerente de Engenharia Aplicada da TGM Transmissões, Paulo Rogério Vizin, explicou de maneira bastante objetiva as vantagens dos redutores planetários e como eles atuam numa moenda. Foram passados, ainda, conceitos sobre torque e potência nas moendas e eficiências mecânicas dos redutores planetários. “A usina de cana-de-açúcar é uma unidade geradora de energia. Precisa consumir menos para exportar mais. O redutor planetário é compacto, equilibra os esforços internos e possibilita o acionamento individual por eixo de moenda. Isso significa o dobro de vida útil da moenda”, explicou.

Os redutores planetários possibilitam facilidade na operação da moenda. Além disso, a instalação desse equipamento diminui o custo de manutenção. Redutores planetários eliminam os rodetes, cujo esforço causa oscilação mais elevada do lado do acionamento. “Uma moenda com redutor planetário faz duas safras a mais que uma com rodetes”, avalia Paulo Rogério Vizin.

O 16º Seminário Regional Sobre Cana-de-açúcar começou na terça-feira (24) e segue até a sexta-feira (27). Serão 67 palestras voltadas ao setor sucroenergético, que acontecem no Teatro Beberibe e no Auditório Ribeira, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda/PE.

Redutores planetários -Os redutores planetários TGM Transmissões são construídos conforme normas internacionais e os seus projetos utilizam os mais avançados programas de cálculos disponíveis atualmente. Isso garante o controle total de todos os parâmetros de engrenamento, lubrificação, dissipação de calor, refrigeração, controle de rotação, seleção de acoplamentos, etc.

Todas as aplicações de redutores planetários têm fabricação 100% nacional, com apoio tecnológico da PEKRUN – empresa alemã com mais de 100 anos de tradição na produção de redutores para os mais variados segmentos industriais no mundo.

Os planetários da série RPS possuem números de estágios definidos de acordo com a relação de transmissão necessária. Cada estágio pode ser composto de três, quatro ou cinco engrenagens planetárias para que se garanta um funcionamento suave. O redutor é acionado por motor elétrico ou turbina a vapor e é equipado com sistema limitador de torque, para proteger todo o conjunto mecânico contra sobrecargas.

O acoplamento final do redutor planetário com a máquina acionada é feito com flange com pinos ou de acordo com outra especificação do cliente. Isso permite obter o total controle de torque aplicado na montagem e o alto nível de desempenho desse sistema.

TGM cresce com energia no Nordeste -Sediada em Sertãozinho/SP, a TGM Transmissões é uma empresa de capital 100% brasileiro que fornece soluções e equipamentos para acionamentos de geradores de energia elétrica, principalmente renovável. Para a FORIND NE, a TGM traz sua experiência em soluções integradas em estudos de balanços térmicos, engenharia de aplicações/ engenharia operacional/ manutenção planejada/ serviços de campo/ turbinas para geração de energia e acionamentos mecânicos e redutores planetários e eixos paralelos. Recentemente, a TGM investiu R$ 20 milhões, inclusive em sua filial do Nordeste, em Maceió/AL, e assegura estar colhendo o resultado se despontando em outros setores, além do sucroenergético, mostrando sua tecnologia e serviços.

Perfil- A Forind NE - Feira de Fornecedores Industriais do Nordeste é referência no setor e contará com mais de 190 expositores, com expectativa de receber mais de cinco mil pessoas nos quatro dias do evento. Na sua programação, a Forind NE traz também a Forind NE Marcenaria, uma mostra especial do segmento de móveis e marcenaria; a Grande Rodada de Negócios; e o SEIND - Seminário de Instalação e Manutenção Industrial. Em paralelo à feira, ocorrem ainda a SUCRONOR – Mostra Sucroenergética Nordeste e STAB - 16º Seminário Regional sobre a Cana-de-açúcar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira