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27/04/2012 - 07:45

Estaleiro Aliança batiza e entrega o CBO Pacífico


Rio de Janeiro e Niterói – O Estaleiro Aliança realizou no dia 26 de abril (quinta-feira), o batismo e entrega do navio CBO Pacífico à Companhia Brasileira de Offshore (CBO), o acontecimento foi em evento técnico realizado no próprio estaleiro.

O CBO Pacífico é um navio de apoio marítimo do tipo PSV (Platform Supply Vessel), para suprimento a plataformas de produção de petróleo em alto-mar. Será o 19º navio da frota da CBO e vai operar para a Petrobras.

O CBO Pacífico terá como madrinha a sra. Maria Hermínia Oliveira Naslausky, esposa do diretor da CBO, Alfredo Naslausky.

O presidente da CBO e do Estaleiro Aliança, Luiz Maurício Portela, informa que o CBO Pacífico foi construído no Estaleiro Aliança, em Niterói, com financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM), do Ministério dos Transportes, concedido pelo BNDES, e incentivos dos governos federal e estadual. A CBO está construindo no Estaleiro Aliança mais quatro novos navios de apoio marítimo.

A CBO opera no segmento de navegação de apoio marítimo, no suprimento às plataformas, na atividade de reboque de plataformas e manuseio de âncoras, flotel, na proteção ambiental com embarcações de recolhimento de óleo e em operações com ROV (Veículo Submarino de Operação Remota).

Perfil - O CBO Pacífico é o segundo navio de uma nova série de seis navios de apoio marítimo (iniciada com a entrega do CBO Atlântico, em novembro de 2011) que incorpora inovações tecnológicas a partir do formato do casco X-Bow da projetista norueguesa Ulstein. O formato da proa propicia melhor comportamento em mar agitado, melhorando o desempenho no apoio marítimo a plataformas de petróleo em campos a mais de 200 km da costa, onde se localiza a nova fronteira de produção de petróleo offshore do pré-sal.

A nova série de embarcações da CBO tem sistema híbrido de transporte de carga, uma exigência da Petrobras, que permite o transporte de drill cuttings, material retirado durante operações de perfuração no solo submarino.

Essa série de navios será dotada de sistema de propulsão diesel-elétrico, uma solução aprovada no mercado mundial. O sistema de propulsão diesel-elétrico dá maior flexibilidade no uso do conjunto de motores, principalmente nas aplicações que exigem muitas manobras como é o caso do suprimento a plataformas de petróleo ou com veículos submarinos de operação remota (ROV – Remote Operated Vehicle), nas tarefas de instalações submarinas, inspeção ou mapeamento de redes subaquáticas. Os novos navios terão sistemas de posicionamento dinâmico com redundância para maior segurança das operações e sistemas de comunicação de dados e de voz de última geração, via satélite.

O CBO Pacífico é um tipo PSV, com comprimento total de 76,3 metros, comprimento LPP de 73,1metros, 16,0 metros de boca, 7,5 metros de pontal, calado máximo de 6,3 metros, porte bruto de 3.200 toneladas, propulsão de diesel-elétrica, geração de energia (kW) em 1 x 3x 360 e 3 x 1,710 , propulsores laterais (kW) 2x590 e 14 de velocidade (nós).

Perfil do CBO e o Estaleiro Aliança -A Companhia Brasileira de Offshore (CBO), o Estaleiro Aliança e o Aliança Offshore são empresas brasileiras do Grupo Fischer. A CBO está em operação desde 1978. Sua frota é formada por 19 navios de apoio marítimo. A sede da CBO é no Rio de Janeiro e a base de operações está em Macaé (RJ). O Estaleiro Aliança foi adquirido em 2004 e está instalado em Niterói (RJ).

Desde 1999, os investimentos da CBO geram empregos em estaleiros no estado do Rio de Janeiro na construção de navios tecnologicamente sofisticados. Os três primeiros navios do tipo PSV construídos pela CBO foram pioneiros no processo de recuperação da indústria naval no Rio de Janeiro.

A frota da CBO é composta por 19 navios-CBO Magé; CBO Macaé; CBO Campos; CBO Rio; CBO Vitória; CBO Guanabara; CBO Chiara; CBO Valentina; CBO Anna Gabriella; CBO Manuella; CBO Isabella; CBO Anita; CBO Carolina; CBO Bianca; CBO Ana Luiza; CBO Alessandra; CBO Renata; CBO Atlântico e CBO Pacífico.

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