Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2012 - 07:45

Alcatel-Lucent demonstra bom controle de fluxo de caixa e custos mesmo em condições de mercado difíceis no 1T12

€ 100 milhões em melhorias de fluxo de caixa livre.€ 100 milhões em economias de despesas fixas .As orientações para todo o ano não mudaram e é esperado um melhor panorama sobre a lucratividade no final do 1T12.

Paris – A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) divulgou hoje um fluxo de caixa livre de 163 milhões de Euros no 1T12, com uma melhora de mais de 100 milhões de Euros em comparação com o mesmo período do ano passado e 100 milhões de Euros em redução das despesas fixas.

Ao comentar os resultados, Ben Verwaayen, CEO da Alcatel-Lucent, disse: "Os resultados de hoje refletem um início de ano lento, ao mesmo tempo em que demonstram um bom controle de fluxo de caixa e despesas e um forte momento para nossa carteira de produtos da próxima geração."

"Mas a margem bruta ainda não está no nível que queremos. Desde o 1T11, temos sido impactados negativamente pelo menor volume e por um mix de receitas desfavorável, principalmente nos Serviços."

"À medida que o ano de 2012 vai se desenrolando, manteremos uma disciplina financeira rígida e alavancaremos uma quantidade significativa de implantações de redes da próxima geração por todo o globo, principalmente na América do Norte e na China, assim como aquelas que ampliam nossa posição em países como Japão e na América do Sul. Esta atividade será fortalecida por nossa estratégia de "pipeline" inovadora e grandes lançamentos de produtos."

Ben Verwaayen acrescentou: "Mas, incertezas de mercado permanecem altas na Europa e a transição da CDMA para LTE está se acelerando na América do Norte."

"Deixamos nossas orientações para o ano de 2012 sem mudanças, e esperamos ter um panorama melhor da nossa lucratividade no final deste trimestre."

Pontos principais -A receita do primeiro trimestre diminuiu 12,3% em comparação ao ano anterior e diminuiu 22,7% sequencialmente, para 3.206 bilhões de Euros. Em taxas de câmbio de moeda constante e perímetro, a receita diminuiu 14,8%, em comparação ao ano anterior, e diminuiu 24,5% sequencialmente. As redes vislumbraram neste trimestre uma queda de dois dígitos em comparação ao ano anterior. Isto reflete uma força contínua no negócio de IP, crescendo a uma proporção de dois dígitos, mais que compensada pela queda de dois dígitos em Optics e Wireless, resultantes de uma alta base de comparação e um nível geral baixo de gastos de provedores de serviços. O negócio de Wireless teve certa resiliência com uma pequena queda de dois dígitos, devido à boa performance em PON. O segmento de Software, Serviços & Solutions esteve em queda em uma pequena proporção de um dígito em comparação ao mesmo período do ano anterior, com Serviços em um ritmo mais lento que Network Applications. Finalmente, o segmento Enterprise contemplou uma queda alta de um dígito só. Do ponto de vista geográfico, também ajustado para moeda constante, a América do Norte contemplou uma queda de dois dígitos, enquanto as Américas Central e Latina tiveram aumento em uma proporção de dois dígitos. A região Ásia Pacífico foi mais resiliente que a Europa, onde incertezas ainda prevaleceram.

Prejuízo operacional1 ajustado2 de 221 milhões de Euros ou -6,9% de receita. A margem bruta veio em 30,3% de receita para o trimestre, comparado com 35,3% no mesmo trimestre do ano passado e 34,4% no 4T2011. A queda em comparação ao ano passado em resultados de margem bruta de um mix mais baixo devido à queda de receitas em CDMA, mix desfavorável em Serviços e aos volumes gerais mais baixos. A queda sequencial na margem bruta é principalmente o resultado de volumes significativamente mais baixos e um mix desfavorável de serviços. Para o resto do ano, a margem bruta deverá aumentar em relação ao nível obtido no 1T12. As despesas operacionais diminuíram 7,5% em comparação ao ano anterior e foram ajustadas para moeda constante com queda de 9,6% em comparação ao ano anterior, refletindo resultados de nossas ações para otimizar nossa estrutura de custos, com foco em despesas de SG&A. Em uma base sequencial, as despesas operacionais aumentaram 3,7% conforme reportado, e cresceram 1,9% em moeda constante, principalmente devido a atividades sazonais de acumulações.

Lucro líquido reportado (ação do grupo) de 398 milhões de Euros ou 0,14 de Euro por ação. Isto inclui uma renda de 659 milhões de Euros e atividades descontinuadas, principalmente relacionadas ao ganho líquido de capital na oferta da Genesys em 01/02/2012, e aos Ajustes do Preço de Compra (itens de PPA em relação à combinação de negócios com a Lucent) para 68 milhões de Euros antes dos impostos ou 42 milhões de Euros após os impostos.

Caixa/(dívida) líquida de 753 milhões de Euros, versus 31 milhões de Euros de dívida líquida desde 31/12/2011. O aumento sequencial em caixa líquido de 784 milhões de Euros reflete primariamente os proventos líquidos da oferta da Genesys por 1,088 bilhão de Euros, e um fluxo de caixa positivo de 168 milhões de Euros. Também reflete despesas com juros de 85 milhões de Euros, aportes para reestruturação de caixa de 82 milhões de Euros, contribuição para fundos de pensão e OPEB de 42 milhões de Euros e despesas de capital de 123 milhões de Euros. Os resultados positivos no fluxo de caixa a partir de um prejuízo operacional ajustado, que foi mais que compensado por uma contribuição positiva a partir dos requisitos de capital operacional de giro de 255 milhões de Euros. O nível de contas a receber vendidas sem recurso é de 838 milhões de Euros, reduzidas em 114 milhões de Euros em comparação com os 952 milhões de Euros desde 31/12/2011. Em fevereiro, também fizemos a recompra de uma porção de 2,875% de títulos conversíveis Série B, a vencer em junho de 2025, por um valor nominal de 116 milhões de dólares americanos.

Status financiado dos Fundos de Pensão e OPEB de 1,191 bilhão de Euros no final de março, em comparação com 1,830 bilhão de Euros desde 31/12/2011. Excluindo o impacto do câmbio, este pequeno déficit é decorrente principalmente de uma diminuição de nossas obrigações de 360 milhões de Euros, devido ao aumento de cerca de 10 bps nas taxas de desconto usadas para pensões e planos de saúde pós-aposentadoria, de 292 milhões de Euros de despesas com juros, e de um aumento na avaliação dos ativos do plano para 525 milhões de Euros. O efeito líquido das mudanças de câmbio foi negligenciável no status financiado neste trimestre. De um ponto de vista legal – que determina os requisitos de financiamento – a avaliação preliminar dos planos da companhia para os EUA sugere que nenhuma contribuição de financiamento extra seja necessária até o início de 2014.

Resultados reportados -No primeiro trimestre, o lucro líquido reportado (ação do grupo) foi de 398 milhões de Euros ou 0,14 de Euro por ação diluída (USD 0,19 por ADS), incluindo o impacto negativo após o desconto de impostos dos Lançamentos de Alocação de Preço de Compra de 42 milhões de Euros.

Resultados ajustados -Além dos resultados reportados, a Alcatel-Lucent está fornecendo resultados ajustados para proporcionar informações comparáveis significativas, que excluem os principais impactos não-caixa de lançamentos de Alocação do Preço de Venda (PPA) em relação à combinação de negócios da Lucent. O lucro líquido ajustado2 do primeiro trimestre de 2012 (ação do grupo) foi de 440 milhões de Euros ou 0,16 de Euros por ação diluída (USD 0,21 por ADS), que incluiu uma renda de 659 milhões de Euros de atividades descontinuadas, principalmente relativas ao ganho de capital líquido na oferta da Genesys, uma despesa de reestruturação de 75 milhões de Euros, um ganho financeiro líquido de 42 milhões de Euros, um ganho de taxa ajustada de 32 milhões de Euros e uma despesa com juros não controlados de 2 milhões de Euros.

Comentário executivo: .Redes-Para o primeiro trimestre de 2012, as receitas para o segmento Networks foram de 1.981 milhões de Euros, uma queda de 18,1% em comparação com 2.418 milhões de Euros no trimestre do ano anterior e uma queda de 20,0% em comparação com 2.476 milhões de Euros no quarto trimestre de 2011. Em taxas de câmbio de moeda constante, a receita com Networks diminuiu 20,5%, em comparação ao ano anterior, e diminuiu 21,8% sequencialmente. O segmento apresentou um prejuízo operacional1 ajustado2 de 143 milhões de Euros ou uma margem operacional de -7,2% em comparação com o lucro operacional1 ajustado2 de 63 milhões de Euros ou uma margem de 2,6% no período do ano anterior.

Principais destaques -As receitas para a divisão de IP foram de 431 milhões, um aumento de 23,5% em relação ao trimestre do ano anterior. Vimos um fortalecimento peculiar na APA e nas Américas, ambos crescendo mais que 30% em comparação ao ano anterior, conforme os provedores de serviços continuam a transformar suas redes em all-IP, com investimentos em áreas essenciais como reforma da rede móvel e Ethernets de 100 Gigabits. Quando saímos do 1T12, nossa divisão de IP continuou a contemplar uma proporção saudável de pedidos-faturamento. De acordo com empresas líderes no ramo de análise da indústria, a Alcatel-Lucent foi classificada como o Provedor de Serviços Nº 2 do mundo, no final de 2011. Durante o primeiro trimestre, fomos escolhidos pela Norway’s Tampnet para otimizar sua rede de comunicações de alta capacidade, atendendo a exploração de óleo e gás e sites de produção, usando a nossa carteira IP/MPLS. Também fomos selecionados pela Belgacom e Vermont Telephone Company (VTel) para fornecer nossos roteadores de serviço como parte de grandes projetos com cada cliente. O nosso momento de alta performance nas redes de IP continuou, com mais de 25 clientes tendo empregado redes Ethernet de 100 Gigabits em seus roteadores de serviço até hoje. Também começamos a enviar nossos chips FP3 dentro de cartões 100G no 1T12.

.Receitas para a divisão Optics foram de 486 milhões de Euros, uma queda de 25,2% em relação ao trimestre do ano passado, causada por quedas de dois dígitos em nossos negócios terrestres e submarinos. Nosso negócio de ótica terrestre experimentou quedas em comparação ao ano anterior em todas as regiões, com baixas em todas as tecnologias, enquanto nosso negócio submarino teve quedas após um ano inteiro de crescimento. No primeiro trimestre, continuamos a ver um movimento positivo em nossa tecnologia coerente de ótica de 100G, agora com mais de 60 clientes atualmente empregando nossa ótica 100G. Recentemente, analistas de indústrias classificaram a Alcatel-Lucent como Nº 1 no mercado emergente de ótica 100G. Também lançamos o chip Photonic Service Engine (PSE), para redes de fibra ótica, que proporciona um aumento de velocidade de até quatro vezes e que dobra a capacidade das redes de fibra ótica, ao mesmo tempo em que melhora a performance e reduz os requisitos de espaço e energia. Acreditamos que isto irá acelerar a adoção do mercado de 100G e ajudará a fazer a base para a migração para redes de 400G no futuro. No negócio submarino, a Digicel selecionou a Alcatel-Lucent junto com a Columbus Network, para fornecer ao Haiti serviços de banda larga com uma rede de cabos submarinos, que não foram ainda totalmente restaurados desde o terremoto de dois anos atrás.

.As receitas para a divisão de Wireless foram de 788 milhões, uma queda de 29,5% em relação ao trimestre do ano anterior. Devido a uma amarga comparação ao ano anterior para o nosso negócio de Wireless, a GSM ficou extremamente fraca na China devido a fases de licitações centrais, enquanto a CDMA se estabilizou nos quatro trimestres. Estas tendências foram parcialmente ofuscadas por crescimentos de dois dígitos em W-CDMA e receitas de LTE, as quais mais que dobraram em relação ao trimestre do ano passado, e cresceram mais que 50% em sequência. Até agora em 2012, continuamos nosso sucesso no mercado de LTE, sendo selecionados pela America Movil para fornecer infraestrutura de rede LTE/4G na América Latina, iniciando em Porto Rico e fomos escolhidos para empregar uma rede piloto de 4G em Marselha, na França, para a Orange, fechando um total de mais de 20 contratos de LTE. Também fomos escolhidos pela Corporacion Nacional de Telecomunicaciones (CNT) para empregar uma rede completa 3G W-CDMA no Equador. Nossa carteira lightRadio foi o ponto principal no Mobile World Congress em fevereiro, onde revelamos o primeiro passo em direção a uma rede "HetNet" 4G, com base em tecnologia lightRadio, junto com a Telefonica, e anunciamos contratos de criação em conjunto com a China Mobile e Etisalat, fechando um total de sete clientes para criação em conjunto e três contratos. Também divulgamos o lightRadio™ Wi-Fi®, expandindo nossa carteira lightRadio com metrocells, gateways e funções de controle que permitem aos usuários automaticamente mudar de um serviço de celular para residencial ou redes públicas de Wi-Fi e hotspots, com segurança e sem interrupções. Nosso pequeno negócio de células Femto continua a crescer no mercado, com mais de 30 contratos e 20 testes em todo o mundo, e o mais recente contrato com a Telenor para fornecer pequenas estações com células, para melhorar a cobertura de rede para os lares, escritórios e prédios públicos nos 11 países onde a empresa opera.

. As receitas na divisão de Telefonia Fixa tiveram uma queda de 8,7% em relação ao nível do ano passado, ou seja, 282 milhões de Euros. O declínio da Telefonia Fixa em comparação ao ano anterior era impulsionado por nossos negócios mais antigos, balanceado parcialmente pelo forte crescimento em equipamentos de acesso por fibra óptica. Nosso portfólio de acesso por fibra óptica continuou mostrando força em todas as regiões, crescendo mais que 100% em comparação ao ano anterior, impulsionado sobretudo pelo crescimento de GPON nas regiões APAC e nas Américas. No primeiro trimestre, assinamos mais de 15 contratos de acessos novos ou de extensão de acesso de banda larga, e inclusive fomos selecionados como fornecedores principais para a implementação da rede de acesso de banda larga da Telmex, baseada nas tecnologias VDSL2 e GPON, no México. Também fomos escolhidos pelo P&T Luxembourg para implementar uma rede de acesso de banda larga de fibra óptica, utilizando nossa tecnologia GPON a fim de avançar a atual disponibilidade e qualidade dos serviços de banda larga.

.As vendas de produtos de Rede de próxima geração aumentaram 23% a partir do trimestre do ano passado, atingindo 1.106 bilhões de Euros no primeiro trimestre de 2012. Em taxas de câmbio de moeda constante, as vendas de nossos produtos de Rede de próxima geração aumentaram 19% comparado ao trimestre do ano passado. Isso soma 56% de vendas de Redes, comparado a 37% do ano passado.

.O declínio na margem de operações regulares no trimestre do ano passado foi em grande parte devido a um mix de produtos e de geografia e de menores receitas nos negócios.

S3 (Software, Serviços e Soluções) -Para o primeiro trimestre de 2012, as receitas para o segmento S3 foram de 969 milhões de Euros, uma queda de 0,6% em comparação aos 975 milhões de Euros no trimestre do ano anterior, e uma queda de 26,3% em comparação aos 1.315 milhões de Euros no quarto trimestre de 2011. Em taxas de câmbio de moeda constante, as receitas de S3 tiveram uma queda de 3,1%, em comparação ao ano anterior, e tiveram uma queda de 27,8% sequencialmente. O segmento teve um prejuízo operacional1 ajustado2 de 46 milhões de Euros ou -4,7% das receitas em comparação com o prejuízo operacional1 ajustado2 de 50 milhões de Euros ou uma margem de -5,1% no trimestre do ano passado.

Principais destaques-As receitas de nossos negócios de Serviços estavam em 870 milhões, mantendo o nível em relação ao trimestre do ano anterior. O crescimento continuou em nossos negócios de Serviços Gerenciados, com as receitas crescendo com força, numa taxa de dois dígitos, em todas as geografias, sobretudo na CALA, no Leste Europeu e na Índia, comparado ao trimestre do ano anterior. Nossos negócios de Serviços Profissionais, antigamente NSI, cresceram em uma taxa de em torno de 5% no primeiro trimestre, impulsionado pelo crescimento no segmento de telco, especialmente grandes lançamentos de LTE e Segmentos de Mercado Estratégicos nos EUA. O desempenho desses negócios foi compensado parcialmente por um declínio de dois dígitos em nossos negócios de Construção e Implementação de Redes (NBI), que estavam alinhados com nosso desempenho de Redes. Além do contrato anunciado de W-CDMA de 3G com a Corporacion Nacional de Telecomunicaciones (CNT), fomos escolhidos para criar e implementar a rede de ponta a ponta, bem como fornecer serviços de otimização de rede e manutenção.

· As receitas de Aplicativos de Rede tiveram uma queda de 6,6% em relação ao nível do ano anterior, para 99 milhões no primeiro trimestre. Sem contar a atividade de revenda, que foi concluída no quarto trimestre de 2011 do trimestre do ano anterior, as vendas de Aplicativos de Rede teriam mantido o nível em relação ao ano anterior. Nosso recém-lançado portfólio estendido de software de Customer Experience (CxT) - nosso antigo negócio Motriz - continuou com seu sucesso no mercado, crescendo numa taxa de dois dígitos no primeiro trimestre devido ao crescimento nas Américas. Isso foi mais do que compensado pelo declínio de nossos negócios de Mensagem e Pagamento & Recarga. Durante o trimestre, o Optism™, nossa solução de marketing móvel, foi selecionado pela Orange France para conectar os consumidores a suas marcas favoritas através de campanhas de marketing móvel. Nosso portfólio CxT, incluindo o Home Device Manager, também era parte de um acordo pré-mencionado com a Telenor, como parte do sistema de gerenciamento de redes que a Alcatel-Lucent está fornecendo. Nosso portfólio CxT tem agora mais de 90 milhões de linhas fixas e 70 milhões de dispositivos sob gerenciamento ao redor do mundo, e é visto como uma das áreas principais de crescimento de negócios, impulsionada sobretudo pela proliferação dos smartphones.

. O mercado final "Segmentos de Mercado Estratégicos" (incluindo transporte, energia e o setor público) continuou a ser a área de oportunidade para nós, como um número de novos ganhos. Durante o trimestre, fomos escolhidos para trabalhar com o Groupe Eurotunnel S.A. para fornecer serviços de banda larga móvel 3G e de GSM no Eurotunnel, disponível para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.

. O pequeno crescimento nas margens operacionais ajustadas de nossos negócios de 3G do trimestre do ano passado reflete sobretudo volumes menores e um mix particularmente adverso, que foi mais do que compensada pelo impacto de ações contínuas para reduzir despesas em nossos negócios de Serviços gerais e melhorias na rentabilidade dos Aplicativos de Rede.

Enterprise - Para o primeiro trimestre 2012, as receitas dos negócios corporativos foram de 178 milhões de Euros, uma queda de 8,7% em comparação aos 195 milhões de Euros no trimestre do ano anterior, e uma queda de 17,2% em comparação aos 215 milhões de Euros no quarto trimestre de 2011. Em taxas de câmbio de moeda constante, os negócios corporativos tiveram uma queda de 9,7%, em comparação ao trimestre do ano anterior, e tiveram uma queda de 17,7% sequencialmente. O segmento teve um prejuízo operacional1 ajustado2 de 16 milhões de Euros ou -9,0% das receitas em comparação com o prejuízo operacional1 ajustado2 de 4 milhões de Euros ou uma margem de 2,1% no trimestre do ano passado.

Principais destaques- As receitas dos negócios corporativos tiveram uma queda de 8,7% no primeiro trimestre, inicialmente devido ao declínio na telefonia de voz, impulsionado por um ambiente de dificuldade econômica na Europa. Nossos negócios de rede de dados passaram por um pequeno declínio no primeiro trimestre devido à desaceleração de alguns serviços, enquanto as receitas relacionadas às remessas de porta Ethernet cresceram numa taxa de dois dígitos, destacando o sucesso de nosso portfólio renovado, incluindo o OmniSwitch 10k e o OmniSwitch 6900. Durante o trimestre, introduzimos o OmniSwitch™ 6450 a fim de expandir nossa Solução de Redes Convergentes, que aumenta a capacidade de acesso de redes corporativas, além de introduzir novas capacidades para permitir um gerenciamento mais eficaz dos recursos de rede. Também anunciamos nosso software OpenTouch Conversation (OTC), que irá permitir que os funcionários da empresa se desloquem facilmente entre diferentes tipos de serviços de comunicação de negócios, como mensagens, compartilhamento de dados, chamadas de voz e colaboração em vídeo, em dispositivos pessoais, como o iPad, sem interrupção.

A margem operacional ajustada dos negócios corporativos foi impactada de forma negativa tanto pelo baixo volume como pelo mix de produtos no primeiro trimestre de 2012, ambos compensando a economia de custos operacionais fixos realizados no trimestre.

A Alcatel-Lucent promoveu uma coletiva de imprensa e conferência de analistas em sua sede às 13h (Horário de Brasília), que pode ser acompanhada pela transmissão de áudio no endereço: http://www.alcatel-lucent.com/1q2012

Alcatel - Lucent (EURONEXT Paris and NYSE: ALU) -A Alcatel-Lucent, parceiro confiável de longa data de fornecedores de serviços, empresas e governos ao redor do mundo, é líder inovadora no campo de tecnologias de rede e comunicações, produtos e serviços. A empresa acolhe a Bell Labs, um dos principais centros de pesquisa do mundo, responsável por avanços que deram forma ao segmento de rede e comunicações. A Alcatel-Lucent foi mencionada na lista dos Top 50 "Empresas Mais Inovadoras do Mundo" pela Technology Review da MIT, em 2012, por avanços como o lightRadio™, que reduz o consumo de energia e custos operacionais em redes sem fio, fornecendo acesso à Internet ultra-rápido. Por meio de tais inovações, a Alcatel-Lucent está fazendo as comunicações mais sustentáveis, com preços mais acessíveis, enquanto prosseguimos com nossa missão - Tornar Real o Potencial de um Mundo Conectado.

Com operações em mais de 130 países e uma das organizações de serviços globais mais experientes do setor, a Alcatel-Lucent é uma parceira local com alcance global. A empresa alcançou receitas de 15,3 bilhões de euros em 2011, é incorporada na França e tem sede em Paris. [ Alcatel-Lucent: http://www.alcatel-lucent.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira