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27/04/2012 - 08:33

Campanhas de e-mail marketing: como adaptar as linguagens para o seu público-alvo

O mercado já vem se conscientizando da importância que as campanhas de e-mail marketing, se bem trabalhadas, têm dentro de uma empresa. Além disso, as boas práticas no envio dessas campanhas também vão se tornando intrínsecas a esse universo.

No entanto, mesmo valendo-se das boas práticas, buscando sempre ser conveniente no disparo de uma mensagem, o ponto de equilíbrio é encontrar a linguagem ideal para conversar com seu público-alvo dentro dessas ações. Afinal, se o e-mail marketing é uma das principais ferramentas para se iniciar e manter um relacionamento contínuo entre marca e consumidor, nada deve estar mais alinhado do que a forma com que a mensagem é -transmitida.

Para auxiliar nesse processo de adaptação da linguagem ao seu público-alvo, a VIRID traz algumas dicas de como identificar e utilizar essas técnicas dentro da campanha de e-mail marketing.

Conheça seu público-alvo – Esse é o ponto mais importante. Antes de qualquer coisa é preciso conhecer profundamente o seu público-alvo, saber os hábitos de consumo, interesses, e até cultura de navegação dele, seja dentro do seu site, outros portais e, principalmente, nas redes sociais.

Analise os relatórios – Algumas das plataformas de disparo de e-mail marketing fazem uma análise bastante criteriosa sobre a interação do usuário com a mensagem recebida. A partir desses relatórios é possível identificar se a linguagem está adequada e instiga o usuário a interagir com a sua campanha.

Segmentar é preciso – Se você tiver uma base extensa, que apresente perfis diferentes, a segmentação pode e deve ser sempre o caminho. Por exemplo, em um e-commerce de material esportivo, não adianta mandar ofertas de camisas do time A se o consumidor é fã do time B. Segmente as peças de e-mail marketing: os resultados serão otimizados e os clientes mais fidelizados.

Seja direto e verdadeiro – Acima de tudo, o cliente preza por respeito e transparência. A relação entre cliente e marca é mantida pela confiança e credibilidade. Por isso, é necessário ser direto e verdadeiro dentro das campanhas de e-mail marketing. Voltando às boas práticas, o internauta quer relevância. Então além de falar a linguagem dele, vá à mensagem central sem rodeios. Seja simples e claro ao transmitir a ideia.

.Por: Equipe Virid.

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