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28/04/2012 - 09:46

Lucro da TIM cresce 30% ano a ano e alcança R$ 276 milhões no 1T12

Receita líquida sobe 19,1% no período na comparação anual, atingindo R$ 4,5 bilhões. Receita bruta de dados cresce 56% ano a ano e atinge a marca de R$ 1 bilhão, alavancada pelo aumento da penetração de smartphones na base, que já alcança 31%, contra apenas 12,6% no primeiro trimestre de 2011.TIM mostra capacidade de combinar crescimento de base com rentabilidade: 1.Base ultrapassa 67 milhões de usuários em março (+27% ano a ano) |2.Ebitda cresce 13,2% (ano a ano), atingindo R$ 1,2 bilhão |3.EBIT cresce 46,4% (ano a ano), atingindo R$ 512 milhões.

Investimentos (CAPEX) somam R$ 543 milhões no trimestre, aceleração de 83% em relação ao mesmo período de 2011, reflexo do desenvolvimento da rede de dados. Integração da rede móvel com fibra em São Paulo/Rio de Janeiro: 1030 antenas já conectadas em fibra; desenvolvimento da rede 3G+ para 42 Mbps em acesso. Ultrabroadband residencial da TIM Fiber: 1.100 prédios conectados; início da operação comercial confirmado para o terceiro trimestre.

Rio de Janeiro – A TIM começou 2012 registrando resultados consistentes em diversos indicadores financeiros e operacionais, além de liderar o crescimento da indústria. O lucro líquido cresceu 30% (ano a ano) e atingiu R$ 276 milhões no primeiro trimestre, confirmando a consolidação de um modelo de negócios inovador, criado a partir da simplificação das ofertas para os segmentos de voz e dados e capaz de combinar crescimento de base com rentabilidade.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 1,2 bilhão no trimestre, alta de 13,2% ano a ano. O EBIT (lucro antes de juros e impostos) alcançou R$ 512 milhões, 46,4% superior ao registrado no mesmo período de 2011.

Apesar de um contexto competitivo mais intenso, o crescimento da receita foi alavancado pela internet móvel e pelo aumento da penetração dos smartphones. A receita bruta cresceu 21,5%, totalizando R$ 6,6 bilhões no período (a receita liquida atingiu R$ 4,5 bilhões no período, com crescimento de 19,1%), baseada na aceleração dos dados: aumento de 56% na comparação ano a ano, atingindo um patamar de R$ 1 bilhão. A penetração de smartphones e tablets na base de usuários em um ano passou de 12,6% para 31%.

“O aumento da penetração de smartphones na base tem impulsionado a receita de dados, que se fortalece como o novo motor de crescimento, além da substituição fixo-móvel na voz: os dois fenômenos estão acelerando, e a TIM se beneficia de uma estratégia inovadora.

Por isso estamos integrando a rede móvel com a fibra: em São Paulo e no Rio já conectamos mais de 1.000 antenas móveis com fibra e estamos trocando equipamentos de acesso de uma velocidade de 21 para 42 Mbps, e transmissão de cobre alugada de apenas 8 Mbps para fibra própria de 100 Mbps. Assim, estamos prontos para o 4G”, explica Luca Luciani, presidente da TIM Brasil.

Aceleração de infraestrutura de dados -No primeiro trimestre de 2012, a TIM mais uma vez priorizou os investimentos em infraestrutura, que totalizaram R$ 543 milhões, valor 83% superior ao aplicado no mesmo período de 2011. A empresa, portanto, continua a crescer a capacidade da rede voz e expandir a rede dados.

A cobertura 3G atinge agora 512 cidades em todo o País, avançando no desafio de passar, até o fim de 2013, de 6 mil para 10 mil antenas, cobrindo mais de 80% da população urbana do Brasil.

Depois do lançamento na Rocinha, no Rio de Janeiro, a solução de melhorar a rede dados com acesso automático também no Wi-Fi, já está em operação nos dez principais aeroportos do País, complementando a rede 3G da TIM. Até o final do 2012, serão instalados nas principais cidades do Brasil 10 mil hotspots, que estarão disponíveis em cadeias de hotéis e áreas públicas.

O grande esforço do primeiro semestre de 2012 é a integração da rede móvel da TIM com a rede de fibra da TIM Fiber, para expandir a capacidade: até hoje 1.030 antenas foram conectadas em São Paulo e Rio para atingir 1.477 até junho. Até o fim do ano serão 1.777 antenas conectadas à fibra. Assim, circuitos de cobre alugados com capacidade de apenas 8 Mbps estão dando lugar a conexões próprias de 100 Mbps.

A mesma solução disponibilizada com a compra da fibra de AES Atimus está sendo desenvolvida pela TIM em todas outras capitais do país: o plano prevê completar as capitais até o final do ano e outras 40 principais cidades até a Copa de 2014.

Além disso, a operadora trabalha na modernização de equipamentos, dobrando à velocidade da infraestrutura de acesso para 42 Mbps (HSPA+, etapa intermediária entre 3G e 4G). Hoje, em São Paulo, cerca de 50% dos sites já foram modernizados para operar com essa tecnologia, que seguirá nas principais cidades

“Com isto, a TIM está pronta para o 4G, cujo leilão se aproxima. Nossa infraestrutura está cada vez mais forte para seguirmos crescendo em dados, através da nossa estratégia de oferecer internet para todos, com 3G, WiFi, HSPA+ e 4G no futuro. É neste caminho que a TIM seguirá crescendo cada vez mais”, destaca Luca Luciani.

TIM Fiber confirma início da operação no terceiro trimestre -Luca Luciani confirmou que a TIM Fiber começará em breve o piloto da oferta de lançamento da banda ultra-larga residencial em São Paulo, e que a operação comercial terá início no terceiro trimestre, de acordo com cronograma apresentado aos investidores no fim de 2011, durante o evento TIM Fiber Day, realizado no Rio de Janeiro.

A conexão da rede de fibra da operadora a prédios de São Paulo e Rio de Janeiro segue em ritmo acelerado: já há cerca de 1.100 prédios conectados e um total de 3.600 prédios autorizados em ambos municípios. Os primeiros testes em campo têm demonstrado resultados promissores, confirmando a capacidade da banda larga da operadora de atingir velocidades reais entre 50 e 100 Mbps.

Base de clientes e novidades em ofertas -No primeiro trimestre, a TIM confirmou-se como líder em crescimento no setor. Em volume, a empresa encerrou o período com mais de 67 milhões de usuários, alta de 27% em um ano, que representou 3 milhões de novos usuários ou 36,5% das novas linhas do mercado. Desta forma, segundo as estatísticas da Anatel, a participação de mercado da TIM alcançou 26,8%, um incremento de 1,7 ponto percentual em comparação com o mesmo trimestre de 2011, demonstrando a evolução significativa do negócio nos últimos três anos e a capacidade da companhia em atrair novos clientes.

A base pré-paga mantém aceleração no trimestre, chegando a 57,6 milhões de clientes, expansão de 27,5% ano a ano, com destaque para o plano Infinity Pré, que atingiu 56 milhões de usuários, mais de 90% da base do segmento. No pós-pago, a TIM conquistou 348 mil clientes no período, encerrando o trimestre com 9,7 milhões de usuários, alta de 25,3% na comparação anual contra crescimento de 16,4% obtido no primeiro trimestre de 2011.

“A TIM mostra a sua capacidade de continuar inovando para se diferenciar. Depois do êxito dos nossos planos de voz e dados com uso ilimitado, lançamos há pouco mais de um mês o Liberty Passport Web e o Liberty Passport Voz, e desde então o uso dos serviços de dados no exterior mais que dobrou”, diz Luciani.

Com esses novos planos, lançados em março, a TIM quebrou outra barreira do mercado brasileiro de telefonia móvel: o uso do celular no exterior. O Liberty Passport Web permite ao cliente TIM acesso ilimitado à Internet móvel por uma tarifa diária, enquanto o Liberty Passport Voz, também por um valor fixo por dia, dá a opção de receber chamadas ilimitadas e até 50 minutos para falar com números locais ou números da TIM no Brasil.

No mesmo período, a operadora lançou o Infinity Web Modem, para a base pré-paga, voltado para heavy users de smartphones, tablets ou mini-modems. O produto superou a marca de 150 mil usuários em menos de dois meses de comercialização. Outro destaque do trimestre foi o lançamento do Blackberry Ilimitado, também para clientes pré-pagos, por R$ 1 ao dia, e que oferece acesso ao BBM e-mail, web-browsing, redes sociais e You Tube.

Recentemente, a TIM lançou, na sua convenção nacional de vendas, em Florianópolis, uma nova oferta, o Liberty Controle, que promete acelerar o desenvolvimento da base pós-paga, combinando o controle da conta do pré-pago (Infinity) com o conforto de uso ilimitado do pós-pago (Liberty), sob medida para a nova classe média brasileira. [www.tim.com.br/ri].

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