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28/04/2012 - 10:20

Istituto Europeo di Design homenageia Elio Fiorucci durante oModaCamp

IED anuncia lançamento do Master Luxury & Fashion Management, um programa inédito no País para a formação de profissionais de alto nível para o setor e que será realizado no Brasil e na Itália.

Idealizador da lendária marca Fiorucci, eternizada pelas campanhas publicitárias arrojadas e polêmicas, o designer e empresário Elio Fiorucci recebeu, na tarde do dia 27 de abril (sexta-feira), uma homenagem do Grupo IED, representado pelos institutos de SP, Rio e Milão, no último dia do ModaCamp voltado para moda e negócios. Fórum de discussão sobre moda e internet, o evento reuniu, em dois duas cerca de duas mil pessoas, na sede do IED e pela web, entre blogueiros, estudantes de moda e de design.

Para isso, o IED criou o Prêmio Ícone da Moda – simbolizado por uma peça em titânio, ouro e prata, assinada pela artista Miriam Korolkovas. Ele recebeu também um bouquet de uma for chamada “o bastão do imperador”, elaborado pela designer floral e mestre de ikebana, Ursula Altenbach, suíça radicada no Brasil.

O Prêmio é “conferido aos que escreveram seu nome no título de um capítulo importante no livro da história da criação, dos negócios e da produção de conteúdos em moda”, de acordo com Fabio Palma, diretor do IED Rio de Janeiro. Ele destacou também que “Fiorucci simboliza esse legado com sua obra e sua vida”.

Ícone da moda mundial, Fiorucci começou sua carreira nos anos 60 em Milão. Foi ele o responsável pela reinvenção do jeans. Em sua apresentação, ele rememorou a criação, ao dizer “estava em férias em Ibiza e me encantei com as roupas do hippies, que usavam jeans claros, algumas vezes rasgados e com remendos”. Quando voltou de férias, pediu a um modelista, que trabalhava com Valentino, uma calça para mulheres.

Nos anos 70, Fiorucci passou por Nova Iorque empreendendo com Andy Wahrol, Truman Capote e Madonna, para então ganhar o mundo. Ele é pioneiro na globalização da indústria fashion e é um mago das cores.

Outros temas debatidos no último dia do encontro foram Mercado de Luxo e Formação de Profissionais, com Victor Megido, ArmosiA Brasil, e Astrid Daprà, do Newton Management Innovation, do grupo italiano Sole 24 Ore, que anunciaram o lançamento do Master Luxury & Fashion Management, um programa inédito no País para a formação de profissionais de alto nível para o setor e que será realizado no Brasil e na Itália; e e-Business de Moda, com Katherine Sresnewsky, consultora de Marketing, Edgard Pitta, Fashion Bubbles, e Karina Kotake, Kok Fashion Lab.

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