Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Petrobras recebe nova plataforma de petróleo FPSO


Já está fundeada na Baía de Guanabara uma nova plataforma da Petrobras com capacidade para produzir até 100 mil barris de petróleo por dia. Trata-se do FPSO Cidade do Rio de Janeiro, que será instalado em dezembro no campo de Espadarte, na Bacia de Campos, e deverá entrar em operação em janeiro de 2007. Contratada junto à empresa MODEC International LCC, a plataforma dará contribuição importante para a manutenção da auto-suficiência brasileira em petróleo.

O Cidade do Rio de Janeiro é um navio-plataforma do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo) com aproximadamente 320 metros de comprimento, 54 metros de boca e 30 metros de altura. Essa unidade terá capacidade para processar, também, 2 milhões e 500 mil m³ de gás por dia e de estocar 1 milhão e 600 mil barris de óleo.

O navio-plataforma será instalado em lâmina d´água (distância entre a superfície e o leito marinho) de 1.350 metros e estará conectado a nove poços submarinos, dos quais cinco produtores de óleo e gás e quatro injetores de água.

O sistema de produção completo do FPSO possui várias inovações tecnológicas. Entre elas, o sistema S-BCSS, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), que utiliza um sistema inédito de bombeamento centrífugo submerso de petróleo para os poços produtores, a ser instalado no leito marinho. Essa tecnologia reduzirá custos operacionais, facilitará a intervenção remota nos poços conectados e dispensará o uso de sondas de completação, um dos equipamentos de aluguel mais caros no mercado internacional. A previsão é que a nova unidade comece a operar no início de 2007. | Crédito da foto: Divulgação Petrobras

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira