Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2012 - 11:48

IAC expõe sete variedades de mandioca na Agrishow

Entre as variedades expostas, está a mandioca de mesa IAC 576-70 que rendeu ao IAC o Prêmio Péter Murániy 2012 – Alimentação.

Mais produtiva, com maior nível de resistência genética a doenças e de quebra médio teor de carotenóides. São essas as características responsáveis por tornar a mandioca de mesa IAC 576-70 a campeã de produção no Estado de São Paulo, representando quase 100% das 120 mil toneladas de mandioca de mesa produzidas anualmente pelos agricultores paulistas.

Conhecida entre os produtores como amarelinha, a IAC 576-70 foi a vencedora do Prêmio Péter Murániy 2012 – Alimentação. Tem em média 350 miligramas por quilo de carotenóide, que é o precursor da vitamina A, que age como antioxidante. A variedade ainda é resistente a bacteriose, principal doença da mandioca. “A Amarelinha é encontrada em quase todos os estabelecimentos comerciais de São Paulo e é muito usada para fazer congelados”, diz a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, Teresa Losada Valle.

O IAC também expõe o clone de mandioca para consumo de mesa IAC 06-01. A variedade é riquíssima em carotenóides, com média de 1.200 miligramas por quilo. Assim como a IAC 576-70, o clone de mesa é muito produtivo e resistente à bacteriose. Outra similaridade é a cor amarelo intensa que agrega valor estético. “Produtores e consumidores têm preferência pela mandioca de mesa de raiz mais amarela. Além de estética, a cor amarela é indicativa de maior teor de carotenóides precursores de vitamina A”, explica a pesquisadora do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A mandioca IAC 06-01 ainda está em fase de pesquisa, sendo plantada em áreas do Estado de São Paulo para testes. O produtor fará parte do melhoramento, fornecendo dados importantes para o direcionamento e finalização dos estudos. Em 2011, os agricultores que visitaram o plot do IAC levaram para casa mudas da variedade e um questionário para avaliação de aspectos sensoriais do clone. Este ano, os produtores trarão de volta os questionários, fornecendo informações relevantes que foram obtidas após o plantio e colheita do material. “Esse retorno é fundamental, pois o produtor pode avaliar características subjetivas, como sabor, cozimento e textura”, confirma.

Esse tipo de retorno é importante para o trabalho de melhoramento genético tradicional, tanto que novos formulários serão distribuídos para os produtores este ano. A idéia é dar continuidade à captação de dados vindos diretamente das experiências dos produtores.

Mandioca para a indústria -O IAC também apresenta ao grande público da Agrishow 2012, cinco variedades de mandioca com película clara e escura para a indústria: IAC 12, IAC 13, IAC 14, IAC 90 e a IAC Caapora. A IAC 12 e a IAC 14 são ótimas para extração de amido. Além disso, a IAC 14 tem potencial para a produção de etanol. Já as variedades IAC 90 e IAC-Caapora têm alto teor de matéria seca e alto rendimento agronômico e industrial, características indispensáveis para a indústria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira