Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2012 - 11:48

Programa Aplique Bem comemora cinco anos e apresenta banco de dados inéditos sobre a qualidade dos pulverizadores no Brasil

A apresentação será no dia 03 de abril, às 15, no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O programa Aplique Bem desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, em parceria com a empresa Arysta Lifescience, completa cinco anos na Agrishow 2012. Durante esse tempo, o serviço itinerante percorreu 15 Estados brasileiros e ensinou mais de 27 mil trabalhadores rurais a maneira correta de aplicar defensivos agrícolas. Os dados coletados deram origem ao maior banco brasileiro sobre a qualidade dos pulverizadores. No dia 3 de abril, às 15h, o banco de dados será apresentado no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado na rua A da Feira. O evento contará com a presença da secretária da Agricultura do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, do coordenado da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro, do diretor-geral do IAC, Hamilton Humberto Ramos, e do CEO da Arysta Lifescience, Flávio Enor Prezzi.

As informações, coletadas de mais de 700 pulverizadores avaliados durante os treinamentos do Aplique Bem, foram estruturadas na forma de um banco de dados. O banco será acessado principalmente pelos técnicos do Aplique Bem para a otimização dos treinamentos, mas poderá ter informações solicitadas por empresas ao IAC e Arysta. “Teremos o cuidado para que as empresas não utilizem esses dados de forma comercial, mas sim, como ferramenta para melhoria dos seus equipamentos”, afirma o pesquisador e coordenador do Programa, Hamilton Humberto Ramos, que também é diretor-geral do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os dados poderão ser analisados por tipo de pulverizador e por marca, por região e por tamanho da propriedade agrícola, além de informações sobre desgaste de pontas, de barras e outros componentes, que poderão contribuir na identificação das causa dos problemas dos implementos. “Ele será constantemente atualizado pelos técnicos do Aplique Bem, que a cada treinamento, vão gerar relatórios que servirão para alimentar o banco de dados”, explica.

O banco é inédito no Brasil e, de acordo com Ramos, é importante principalmente para as empresas fabricantes de pulverizadores, para os técnicos do próprio Aplique Bem e também para aqueles que trabalham com segurança na aplicação. “A análise dessas informações irá viabilizar o conhecimento sobre as causas dos problemas das máquinas e auxiliar as indústrias a planejar correções, caso o diagnóstico aponte para as etapas de projeto ou fabricação de equipamentos”, explica o diretor-geral do IAC.

Outro usuário dessas informações poderá ser as grandes empresas ligadas à commodity agrícola, como a soja. “Teremos um censo da aplicação de agrotóxico no País”, afirma Ramos. Os dados servem até mesmo para o próprio Programa, já que os técnicos poderão melhorar a qualidade dos treinamentos porque terão informações se o problema ocorre por falha humana ou técnica. “Se formos ministrar um treinamento no Estado do Maranhão, por exemplo, saberemos quais as marcas dos principais pulverizadores e modelos usados na região, o que possibilitará no melhor direcionamento do treinamento. Será possível também estimarmos quais as operações mais inseguras para reforçarmos aos produtores”, afirma.

Ramos acredita que o banco de dados trará uma nova face e fase ao Aplique Bem. O diferencial dessa pesquisa científica – que se destaca pela intensa aplicação no campo – é justamente a atuação no tripé: avaliação da máquina, avaliação da pulverização e treinamento do aplicador.

O pesquisador relembra que, inicialmente, a prioridade do Programa era levar informações de qualidade ao profissional do campo. “Agora que já temos a estrutura de treinamento de qualidade, o Aplique Bem direciona esforços para a qualidade da máquina”, explica. Ramos ressalta ainda que se trata de uma complementação no Programa e não uma substituição de foco.

Aplique Bem -Com o objetivo de levar à propriedade rural informações sobre aplicação de agrotóxico com qualidade e segurança – com abordagem prática e real – o Programa visita propriedades rurais com o Tech-móvel – veículo adaptado para a realização de avaliação de pulverizadores – e profissionais capacitados para treinar os operadores das máquinas nas diversas regiões do Brasil. Em cinco anos de atividades, treinou 27 mil operadores, em mais de 460 municípios nos Estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Paraíba e no Distrito Federal. O Programa caminha também para a internacionalização, sendo procurado por países como Rússia, Colômbia e Equador. O IAC e a Arysta, estudam uma forma de expandir o projeto para outras nações.

O projeto inovador do Aplique Bem foi vencedor do Prêmio Produz Brasil e do Prêmio Mario Covas, em 2010, finalista na categoria Stewardship Programme do Prêmio Agrow Award, em 2009 e vencedor do Prêmio Mérito Sanitário, no ano de 2008.

Ensaios realizados pelo IAC em Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para agrotóxicos apontam que 60% atendem a padrões mínimos de qualidade. [www.iac.sp.gov.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira