Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2012 - 11:48

IAC apresenta protótipo inédito e mais eficiente para analisar a rugosidade do solo

Aparelho serve de parâmetro para a conservação do solo e água, além de auxiliar na escolha de culturas e manejo adequado.

O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, apresenta na Agrishow 2012, o Rugosímetro, equipamento que analisa a rugosidade do solo. O aparelho foi desenvolvido pelo pesquisador do IAC, Antônio Carlos Loureiro Lino, a partir da técnica óptica de moiré que, trabalhando com a projeção de retículos na superfície, permite a geração de Modelos Digitais do Microrrelevo do solo, com mais informações. O equipamento ficará em exposição no estande da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no plot do IAC.

A rugosidade é um parâmetro importante na conservação de solo e água, pois está diretamente ligado à infiltração de água no solo, escorrimento, selamento superficial e erosão. “O índice de rugosidade é um dos componentes da equação universal de perda de solo. Esta equação serve de parâmetro para a escolha das melhores práticas de conservação do solo”, explica o pesquisador do IAC.

As práticas mais utilizadas para análise de rugosidade são os perfilômetros de varetas que embora sejam simples e fáceis de operar, são lentos, cansativos e trazem poucas informações. Por isso, faz-se necessário o desenvolvimento de equipamentos precisos, rápidos e fáceis de serem levados ao campo, como o Rugosímetro. A técnica escolhida pelo pesquisador forma um conjunto de técnicas versáteis baseadas no fenômeno de moiré, empregadas na medição de deformações no plano e fora do plano, contornos topográficos, inclinação, curvatura e formas dos objetos.

O protótipo desenvolvido pelo pesquisador do IAC é formado por uma estrutura metálica coberta por uma lona, criando uma tenda, para impedir a entrada de luz, permitindo a projeção das grades no seu interior. No seu topo, são fixados uma câmera CCD e um mini-projetor LCD acoplados a um laptop. O equipamento trabalha engatado ao sistema hidráulico de um trator que permite seu deslocamento no campo. As imagens capturadas e tratadas por softwares para a geração do Modelo Digital que contêm mais informações que as linhas de perfil obtidas com perfilômetros de varetas. Os testes realizados em laboratório resultaram em maior rapidez e precisão do aparelho.

O Rugosímentro é voltado para práticas acadêmicas, colaborando na escolha da cultura e melhor técnica de manejo. Segundo Lino, a leveza do equipamento possibilita que ele seja levado ao campo sem muita dificuldade. Além disso, a medição 3D propicia a construção de Modelo Digital do Microrrelevo do solo, disponibilizando maior número informações, quando comparadas com os perfilômetros de varetas. “O aparelho foi desenvolvido para obter a rugosidade de qualquer tipo de solo”, diz o pesquisador do IAC.[www.iac.sp.gov.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira