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01/05/2012 - 07:31

Walmart.com.br lança plataforma para celular

Navegação amigável facilita a compra via m-commerce.

Hábito já comum nos Estados Unidos e Europa, fazer compra via celular, começa a virar realidade também no Brasil. O site de comércio eletrônico do Walmart, por exemplo, inova e lança sua plataforma mobile (m-commerce), amigável e de fácil navegação. Assim como o e-commerce do Walmart nos EUA, a subsidiária brasileira aposta em ações diferenciadas para a iniciativa, em parceria com a VTEX e Fingertips, empresa do Grupo.Mobi. Agora, o endereço www.walmart.com.br já pode ser acessado por qualquer smartphone.

“A compra no comércio eletrônico através de aparelhos móveis ainda é pouco representativa no Brasil, mas o crescimento é exponencial. Não temos dúvida de que é um processo irreversível e o lançamento dessa versão Mobile é apenas o primeiro passo de várias novidades que pretendemos trazer aos clientes que optarem por nos acessar através de seus smartphones e tablets”, afirma Flávio Dias, vice-presidente do e-commerce do Walmart Brasil.

A nova plataforma apresenta estratégias diferenciadas para os usuários, como a facilidade de navegação - o sistema de busca, por exemplo, é exatamente igual ao da loja virtual tradicional. Um dos destaques do m-commerce é a recuperação do carrinho de compras - quando o cliente interrompe o processo, ele recebe um e-mail que resgata os itens selecionados e avisa que a compra não foi finalizada. Com isso, a plataforma mobile se mostra muito eficiente, já que a pessoa tem acesso ao celular de qualquer lugar e pode efetivar a compra.

Um dos parceiros do Walmart para o mobile-commerce é o Grupo.Mobi, maior empresa de marketing e publicidade móvel na América Latina, que desenvolveu a parte de usabilidade e design do projeto. “Desenvolvemos a estratégia e criamos toda a interface, wireframe e layout pensando no usuário, que poderá navegar pelo mobile site de forma simples e intuitiva. Além disso, o m-site segue as recomendações das melhores práticas de mobile commerce, que visam a melhor experiência possível ao usuário, independente do tipo da interface que ele utilizar”, afirma Flavia Biasotto, sócia-diretora de Atendimento do Grupo.Mobi. “Dessa forma, o consumidor se sente confortável para utilizar o m-site do Walmart e realizar as suas compras pelo celular”, acrescenta.

Geraldo Thomaz, CEO da VTEX – líder em tecnologia para o comércio eletrônico e responsável pela programação do m-commerce da rede – afirma que o m-commerce do Walmart é um projeto relevante, que demandou planejamento e estrutura. “Trata-se de um site com template específico para browser mobile, resultando na facilidade de interação na plataforma, com interface extremamente amigável e organizada em categorias, o que leva a uma ótima experiência de navegação. O template móvel é utilizado por 95% dos usuários que acessam a partir de dispositivos mobile”.

Walmart.com.br -Lançado em outubro de 2008, a loja virtual do Walmart Brasil trouxe para a internet o conceito de Preço Baixo Todo Dia, ampliando o acesso aos menores preços do varejo de não-alimentos para consumidores de todo o Brasil, 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do endereço www.walmart.com.br ou pelo televendas 3003-6000, válido para qualquer local do País. O e-commerce conta com 22 categorias e 80 mil itens. O site representa um complemento perfeito para a atuação do Walmart no Brasil, pois, além de ampliar a atuação para todo o território nacional, permite o relacionamento com um público cujo perfil é diferente daquele que frequenta as lojas físicas da rede. O www.walmart.com.br ainda traz para os clientes mais uma opção de compra, com oferta mais ampla de sortimento, preço baixo e a conveniência da entrega em domicílio. Desde 2009, a rede tem investido muito nas redes sociais e já reúne amigos, fãs, seguidores e leitores no Orkut, Facebook, Twitter e no próprio Blog www.mundowalmart.com.br. Nessas ferramentas, além do site anunciar suas promoções, concursos culturais e várias outras ações de interesse dos clientes, também busca estreitar o relacionamento com os internautas e fomentar discussões sobre diversos assuntos, como sustentabilidade e demais temas do dia a dia.

Grupo.Mobi -Fundada em 2007, inicialmente para oferecer soluções de SMS, a .Mobi expandiu sua atuação e hoje é o principal grupo de mobile marketing e advertising da América Latina. Fazem parte do Grupo.Mobi as empresas Aorta, FingerTips, Hands, MonsterJuice e Instituto Mobile atuando dentro dos seguintes e respectivos pilares: soluções de plataforma; desenvolvimento sob demanda; mídia mobile; games e geração de conhecimento.

Com sede em São Paulo, o Grupo.Mobi tem escritórios em Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e Londres, contando com uma equipe de mais de 240 profissionais especializados.

Desde sua fundação até o fim de 2011 entregou mais de 650 projetos envolvendo SMS, MMS, voz, bluetooth, recarga patrocinada, sites móveis, aplicativos para iOS, BlackBerry, Java, Chrome, TVs conectadas, advergames e mobile advertising. Entre os clientes atendidos destacam-se Coca-Cola, Unilever, Grupo Pão de Açúcar, Ambev, Itaú, Volkswagen, Gol Linhas Aéreas, Nike, Editora Abril, Petrobrás, Accor, TV Globo, Google, McDonald`s e outros, sempre em parceria com as principais agências de comunicação do País. Desde 2008, é sócia do Grupo RBS.

VTEX -Desde 1999 a VTEX se destaca por ter em seu DNA a inovação e o comprometimento com o resultado para o cliente. Pioneira no Brasil em comercializar software como serviço (SaaS), a empresa tem em seu portfólio grandes marcas como Walmart, Petrobras, Nokia, Sack’s, entre outras. Atualmente a VTEX possui um extenso portfólio de inteligência e tecnologia em e-commerce para pequenas, médias e grandes empresas. O VTEX E-commerce Suite é uma poderosa plataforma de loja virtual preparada para atender pequenas, médias e grandes operações de comércio eletrônico. Para ter um maior retorno e desempenho, a VTEX combina a esse portfólio produtos como o VTEX CEM Suite, sistema de CEM (Customer Engagement Management), especializado em e-commerce, que conta com o VTEX Conversion Marketing, tecnologia de inteligência voltada ao aumento da conversão do e-commerce; com o VTEX Sales Recovery, tecnologia de inteligência voltada para a recuperação de vendas e com o VTEX Multi-channel CRM como solução para integrar todo o relacionamento da marca com o cliente. O VTEX Express Checkout também faz parte do portfólio como o mais simples e descomplicado método de pagamento que um e-commerce pode oferecer. [www.vtex.com.br].

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