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26/09/2007 - 08:49

Como o marketing pode ajudar Assessores de Imprensa, Jornalistas e Comunicadores

Como sobreviver num mundo interativo pautado pela web? O que o marketing pode contribuir para compreensão e assimilação destes fenômenos e transformações pelos quais passa a imprensa e o mundo? Como os comunicadores podem se valer do marketing para estabelecer as suas bases empresariais e conquistar novos negócios? Como devem enfrentar a nova realidade de vender, manter a clientela e diagnosticar a realidade em que atuam?

Curso Livre da ABI: Jornalista, assessor de imprensa e comunicador têm novos desafios nos tempos atuais: posicionar-se frente às transformações de mercado que a mídia atravessa.

Entre todas as mudanças, algumas profundas impactam o mercado e representam uma nova realidade para a mídia. Escassez de tempo, descrença nas instituições pressionam a audiência e afetam a opinião pública. Completa este quadro um excesso de informação jamais imaginado pelo ser humano, suplantando a capacidade de assimilação das pessoas.

No campo profissional, a competição vem alterando as oportunidades e as escolhas profissionais do comunicador, jornalista e assessor de imprensa. A própria transformação dos negócios de comunicação e o surgimento de veículos interativos provocam novas atitudes empresariais no pessoal da comunicação.

Público - Jornalistas, profissionais da imprensa que atuam nas editorias de veículos de comunicação | Assessores de imprensa, tanto de empresas como de assessorias | Estudantes de jornalismo e relações públicas que buscam complementar desde já sua formação.

Temas e conteúdo: Marketing para o século XXI -Abordagem de marketing para profissionais de comunicação. Conceitos centrais, evolução e atualidade, ferramental, importância do ambiente, cenários e estratégia O perfil empreendedor do comunicador e o conhecimento do setor em que atua.

O poder da informação e o mundo plano: A informação no mundo atual. Sistemas de informação, pesquisa, monitoramento, análise e ambiente competitivo. Concorrência, vantagem competitiva e estratégia. Tecnologias disponíveis.

Empreendimentos na área de comunicação: Formatando o negócio: construindo as bases empresariais do negócio. O plano de negócios e a visão empresarial: missão, visão e plano de trabalho. Modelando as bases do negócio: produto, serviço e preço. Diferenciais e posicionamento.

O desafio e as barreiras para vender: Desafio para jornalistas e comunicadores: a melhor forma de vender produtos e serviços Atendimento e pós-venda. Formas de prospecção, venda profissional e sistemas de atendimento.

Relacionamento: Banco de dados, segmentação, ofertas e promoção. Estratégia de comunicação e promoção com base no banco de dados.

Certificação, facilitador, contato e inscrição: Certificados expedidos pela ABI – Associação Brasileira de Imprensa.

Informação, local e inscrição:24 horas aula em 8 sessões, sempre às 2as feiras de 9h às 12h. http://www.abi.org.br/primeirapagina.asp?id=2141 | ou pelo telefone 2282-1292, ramal 219 e ainda por e-mail: [email protected]

Fernando Flessati - Administrador de empresas, pós-graduado em administração de empresas pela PUC - Rio, especialista em gestão de negócios, marketing e planejamento. Ocupou cargos de destaque como Diretor, Consultor, Gerente Geral de Marketing, Gerente Comercial, Gerente de Serviços de Marketing, Chefe de Treinamento, entre outros, em organizações como Golden Cross Seguradora, Sul América Seguros, Assim, Brahma e Proudfoot Consulting Group do Brasil. Como consultor, desenvolveu e participou de programas e projetos para organizações como Lojas Americanas, Slooper, Sinaf, Uni, Philip Morris, Brasilit (EUROTUBE), Usina Éster, Tangum Mediators, Usimeca e Basf’, nas áreas de atendimento, produção, organização interna, métodos e processos, treinamento e marketing através da Proudfoot Consulting Group e APC Skills e da Tfs Comunicação. Como professor, ministrou as cadeiras de Marketing de Serviços, Gerência de Vendas e Gerência de Produtos para ESPM e FGV.

Atualmente ministra as cadeiras de Marketing de Relacionamento, Emprendedorismo, Novos Negócios, Administração de Marketing, Administração de Vendas, Comportamento do Consumidor, Comunicação Empresarial entre outras, no Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, UniverCidade. Dirige as atividades da MaxPress e da TFS.

*Escreva agora para o Fernando pelo e-mail: [email protected] | Inscrições pelo telefone (21) 2282-1292, ramal 219 | [email protected] ou pelo site www.abi.org.br -contato : Cecília Costa Junqueira.

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