Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2012 - 07:50

Wärtsilä: pedidos em carteira totalizaram 4,4 bilhões de euros no 1T12, crescimento de 20%

Mercados de offshore e geração termoelétrica sustentam crescimento na entrada de pedidos da empresa.

A Wärtsilä, empresa de origem finlandesa líder global no fornecimento de motores e prestação de serviços para navios e usinas termelétricas, registrou aumento de 13% na entrada de pedidos em relação ao mesmo período de 2011, chegando a 1,1bilhão de euros.

No final do período, o total de pedidos em carteira totalizaram 4,4 bilhões de euros, representando um crescimento de 20%. O aumento vem de ambas as áreas de atuação da empresa – Ship Power e Power Plants.

Com o mercado offshore ativo, a empresa conquistou o fornecimento de soluções integradas para duas embarcações a gás combustível para operar no Golfo do México pela Harvey Gulf International.

Já na área de geração elétrica, ganham destaque a usina bicombustível encomendada pela Matanuska Electric Association, no Alasca, e a primeira planta a gás da Indonésia, para atender os picos de demanda do país, da companhia PT Perusahaan Listrik Negara.

As vendas líquidas, no entanto, decresceram 7% em relação ao primeiro trimestre de 2011, atingindo 1 bilhão de euros. O resultado operacional representou 10,1% dessas vendas, ficando em 102 milhões de euros (10,4%, EUR 113 milhões). Para 2012, a Wärtsilä espera um crescimento nas vendas líquidas da ordem de 5 a 10%, com resultado operacional entre 10 a 11%.

Segundo o CEO Björn Rosengren, a queda nas vendas líquidas era esperada, dado o calendário de entregas previstas para estes primeiros meses. “O ano começou muito bem com o aumento de pedidos e a lucratividade na ordem de 10%. Estamos em um bom caminho para atingir nossas metas para este ano”, comenta.

O desempenho da Hamworthy, empresa britânica de engenharia que foi adquirida pela Wärtsilä em 2011, também deve contribuir para a melhora gradativa desse resultado. “A nossa integração está ocorrendo conforme planejado e o objetivo é dobrar as vendas líquidas da Hamworthy dentro dos próximos cinco anos", diz Rosengren.

Especificamente na área de Serviços da Wärtsilä, as vendas líquidas tiveram bom desempenho e cresceram 12%. Contribuíram para o bom resultado os contratos de Operação e Manutenção assinados neste primeiro trimestre com a americana Holdings Prestige Cruise e com a brasileira Energética Suape II para gestão da maior usina já entregue pela Wärtsilä.

Perspectivas de mercado -O mercado de geração de energia deverá permanecer aquecido em 2012. Os países emergentes devem continuar investindo na ampliação de novas capacidades de geração, o que impulsionará a demanda, especialmente no segmento de geração flexível. Enquanto isso, os países desenvolvidos ainda apresentam demanda no setor de energia, particularmente por tecnologias que permitam redução das emissões de CO2 e substituam as plantas já ultrapassadas, principalmente aquelas à carvão. Portanto, é esperado um cenário de desenvolvimento contínuo para divisão de Power Plants.

Já a perspectiva global para a contratação naval permanece praticamente inalterada em relação ao ano passado – até o fim do ano, são esperadas contratações em nível similar ou ligeiramente inferior ao de 2011. A demanda deverá manter-se lenta para navios graneleiros, porta-contêineres e petroleiros. Nesses setores, projetos eficientes deverão ser um tema comum nas negociações, devido às pressões econômicas para reduzir o consumo de combustível.

As compras de navios transportadores movidos a GNL deverão permanecer em alta durante o ano, em níveis compatíveis com a atividade observada durante o primeiro trimestre de 2012. O segmento offshore mantém ainda a expectativa de boas oportunidades futuras, especialmente para navios de perfuração e de apoio. O interesse em embarcações a gás tem aumentado também em segmentos que não vinham empregando esse tipo de combustível – a agenda ambiental se firma como uma questão central, impulsionando as soluções que atendem às novas normas ambientais.

Apesar da situação do mercado ter melhorado no primeiro trimestre, algumas incertezas permanecem no setor de Serviços. O segmento de marinha mercante ainda parece estar sob pressão, dada a sobrecarga do mercado, que continua a impactar o potencial de serviços nesta área.

Perfil - A Wärtsila é líder global no fornecimento de motores e prestação de serviços para navios e usinas termelétricas. Ao enfatizar a inovação tecnológica e a eficiência, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de energia de seus clientes. Em 2011, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram cerca de 4,2 bilhões de euros. A empresa, que atualmente tem 18 mil funcionários, opera em 70 países ao redor do mundo.

A Wärtsilä está listada na NASDAQ OMX em Helsinki, na Finlândia. [www.wartsila.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira