Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2012 - 08:11

Construtoras trabalharam com 70% da capacidade de operação em março, informa pesquisa da CNI

São Paulo – As empresas do setor de construção trabalharam com 70% da capacidade de operação em março, inferior aos 71% registrados em fevereiro. As informações são da Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 26 de abril, em São Paulo. O indicador Utilização da Capacidade de Operação, que é a nova variável da Sondagem, foi maior em março entre as grandes empresas, segmento em que alcançou 73%.

Nas empresas de médio porte a Utilização da Capacidade de Operação foi de 70% e, nas pequenas, alcançou 63%. A partir desta edição, o indicador de Utilização de Capacidade de Operação do setor da construção será divulgado mensalmente pela CNI. A atual edição da pesquisa foi elaborada a partir de questionário respondido por 437 empresas, das quais 155 pequenas, 173 médias e 109 grandes, entre os dias 2 e 17 deste mês.

Conforme a pesquisa, o nível de atividade do setor em março alcançou 51,5 pontos. De acordo com a metodologia da pesquisa, o indicador varia de zero a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam crescimento. Foi o primeiro aumento de atividade desde junho do ano passado.

Em relação ao usual, ou seja, quando levado em consideração o desempenho da indústria nos meses de março, o nível de atividade teve queda, e ficou em 48,5 pontos, inferior aos 49,1 pontos registrados em fevereiro. “O ritmo de crescimento do setor demonstrado em março é fraco. E essa indústria está atuando desde meados do ano passado abaixo do esperado”, afirmou o gerente-executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca. Ele lembrou que o setor teve um excelente desempenho em 2010. Depois, os indicadores da pesquisa apresentaram sucessivas quedas, com alguns meses de recuperação. “É um movimento de acomodação, que ainda continua”, disse Fonseca.

O emprego no setor continuou a crescer em abril, num ritmo mais forte do que em março: 51,7 pontos, ante 50,8 pontos em março. Em abril do ano passado, o indicador tinha tido queda, com 49,7 pontos. As expectativas dos empresários do setor para os próximos seis meses continuam positivas, nos mesmos níveis verificados no mesmo período do ano passado e um pouco abaixo do verificado em março, de acordo com a pesquisa da CNI. A expectativa em relação ao nível de atividade ficou em 60,3 pontos em abril (como esse indicador é sobre o futuro, considera-se o mês de coleta dos dados), ante 61,9 pontos em março e 60,1 pontos em abril de 2011.

Em relação a novos empreendimentos e serviços, os empresários demonstraram otimismo em abril, com 60,5 pontos, ante 61,1 pontos em março e 60,7 pontos no mesmo mês do ano passado. Sobre a compra de insumos, a expectativa ficou em 58,8 pontos em abril, ante 62 pontos em março e 58,9 pontos em abril de 2011.

Embora com maior cautela, a expectativa do setor continua sendo de mais contratações para os próximos seis meses. O indicador de expectativa de evolução do número de empregados alcançou 58,9 pontos em abril, ante 60,2 pontos em março e 60 pontos em abril de 2011.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira