Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2012 - 08:21

Campanha de Detecção, Prevenção e Orientação contra à Hepatite C

Com o objetivo de orientar os trabalhadores portuários sobre formas de prevenção e tratamento para a Hepatite C, o OGMO-Santos (Órgão Gestor de Mão de Obra do Porto de Santos) realiza no dia 03 de maio (quinta-feira), a 5ª Campanha de Detecção, Prevenção e Orientação contra a Hepatite C. A campanha segue até o dia 18 maio, em parceria com a ONG Grupo Esperança e apoio da Sociedade Portuguesa de Beneficência.

Os atendimentos vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas, no Posto de Escalação 3. Durante este período, os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) passarão pelo exame que detecta a doença. Após a testagem rápida de triagem realizada no OGMO, os trabalhadores que tiveram contato com o vírus serão encaminhados para confirmação do diagnóstico e, caso necessário, tratamento no ambulatório especializado da Beneficência. É importante ressaltar que não é necessário estar em jejum para fazer o exame, pois a amostra de sangue usada no exame é retirada por meio de uma picadinha no dedo.

Para o presidente do Grupo Esperança Jeová Pessin Fragoso, a adesão dos TPAs à campanha é de extrema importância pois a Hepatite C é uma doença que não apresenta sintoma. Por isso, a realização do exame sanguíneo é determinante. “Desde a primeira edição da campanha, realizada em 2008, até o ano passado, o índice de trabalhadores diagnosticados com a doença caiu de 7,2% para aproximadamente 2%”, afirmou Fragoso. Segundo ele, a campanha tem uma grande participação nessa queda, pois durante os atendimentos, os portuários obtém informações sobre formas de prevenção da doença.

Hepatite C -Inflamação no fígado causada por vírus, a Hepatite C é considerada a mais grave entre os demais tipos da doença. A enfermidade pode se tornar crônica e, em alguns casos, leva ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer do fígado e até mesmo à morte. A Hepatite C é transmitida através de sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear e alicates de unha. A transmissão por relação sexual também é possível.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira