Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2007 - 09:24

Apsen Farmacêutica coloca no mercado o seu 2° medicamento Fitoterápico

Apsen medicamento fitoterápico à base de extrato de incenso e apresenta nova alternativa para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais.

O tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), ficou bem mais fácil com o lançamento do primeiro medicamento fitoterápico brasileiro a utilizar como princípio ativo o extrato de Boswellia serrata, da Apsen Farmacêutica. Este medicamento combate os sintomas de doenças crônicas como a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn, que são auto-imunes, ou seja, desenvolvidas pelo organismo contra elementos constitutivos normais, através de anticorpos, e que afetam o cólon do intestino, desde a boca até o ânus, respectivamente.

A Boswellia serrata, pertencente à família Burseraceae (grupo de plantas de porte arbóreo nativas da região indiana, que secretam óleo-gomo-resinas ou incensos), é uma espécie milenarmente utilizada na medicina ayurvédica, sendo empregada como antiinflamatório. De acordo com o diretor de Assuntos Fitoterápicos da Apsen Farmacêutica, Dr. Luis Carlos Marques, o uso dessa planta é um verdadeiro tesouro cultural e, aliado aos estudos modernos, confirma os benefícios dos produtos fitoterápicos, o que permite a diminuição do emprego de antibióticos e corticóides no controle dessas patologias.

O medicamento é quimicamente padronizado na substância AKBA (Ácido 3-acetil-11-ceto-β bosvélico), principal ingrediente da Boswellia serrata responsável pelos efeitos antiinflamatórios benéficos em doenças inflamatórias intestinais. Além dessa substância, o extrato também contém outras substâncias (outros tipos de ácidos bosvélicos), que ajudam no tratamento, além de fazer com que o produto atue no organismo de forma mais suave, segura e ampla, diminuindo a toxicidade e os efeitos colaterais. Desta forma, permite maior tempo de consumo, independentemente da faixa etária e da fase da doença, ao contrário do que ocorre com os medicamentos sintéticos, produzidos pelos concorrentes, que precisam ser monitorados, pois podem causar problemas cardiovasculares, renais e até nefrite intersticial.

O AKBA é uma substância importante pois age em uma enzima-chave da inflamação - na LOX (5-lipooxigenase), fazendo com que os sintomas da Colite Ulcerativa, como a diarréia sanguinolenta, e os sintomas da Doença de Crohn, como cólicas, náuseas, vômitos acompanhados de febre moderada, sensação de distensão abdominal piorada com as refeições, perda de peso, mal-estar geral e cansaço sejam minimizados. Segundo dados estatísticos, as Doenças Inflamatórias Intestinais, de um modo geral, ocorrem quase sempre após os 40 anos de idade, independentemente do sexo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira