Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2012 - 09:21

Vermeer Brasil lança seis equipamentos na Agrishow 2012

E traz mais onze modelos de máquinas já aplicados nos mercados de agricultura, valeteamento e de meio ambiente A Vermeer Brasil leva uma frota inovadora para a edição 2012 da Agrishow, em Ribeirão Preto. São nada menos do que dezessete equipamentos especialmente dedicados a biomassas de diversos tipos e com destaque para cana-de-açúcar, soluções para fenação, valeteamento e meio-ambiente.

Atuante nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica e agricultura, a empresa ocupará um estande na rua 1F, onde ficarão os equipamentos estáticos, e terá também máquinas dispostas na área de demonstração do evento. Ainda no estande, os executivos apresentarão o conceito e testes bem sucedidos com alguns equipamentos como a enfardadeira cilíndrica modelo 605 Super M.

Durante a Agrishow, a Vermeer Brasil mostrará como pode atender todas as operações de campo desses setores. De acordo com o gerente geral da Vermeer Brasil, Flávio Leite, a empresa vai expor soluções especializadas, capazes de suprir a carência de mão-de-obra tanto no campo como nas cidades. Outro ponto enfatizado pelo executivo é o pós-venda direto com a filial da Vermeer localizada em Valinhos, a 86 km da cidade de São Paulo, e próxima das principais rodovias do Estado e do aeroporto de Viracopos. Além da logística, o executivo destaca o suporte e reposição de peças em todas as linhas. “Some-se a isso o treinamento junto ao cliente e a consultoria especializada, o que otimiza o desempenho dos equipamentos da marca”, destaca Flávio Leite.

Lançamentos:
Equipamento.................................................. Modelos
Enleirador …..................................................R2800
Enfardadeira cilíndrica …..................604 Super M/605 Super M/404 Pro by Welger
Segadora Condicionadora …............MC840
Espalhador de feno ….........................TE170

Outras soluções disponíveis no mercado.:Equipamento Modelos
Valetadeiras................................................................. RT60, RTX150, RT200, RTX550 e RTX1250
Compostador …..........................................................CT612
Picador florestal........................................................ WC2300
Picador de galhos...................................................... BC600XL e BC1000XL
Destocador …................................................................SC252 e SC372

Soluções inéditas para biomassa de cana-de-açúcar - Os lançamentos da empresa incluem o enleirador e a enfardadeira cilíndrica, reformulados para aplicações na biomassa de cana-de-açúcar, combinando a tecnologia europeia com a robustez dos produtos americanos. Enleirador- O primeiro lançamento da Vermeer Brasil é o enleirador modelo R2800. Com 8,5 metros de largura, é um produto apto para operações com qualquer tipo de biomassa, tendo casos de sucesso comprovados na palha da cana-de-açúcar.

O R2800 é compatível com tratores de baixa potência. Ele tem a capacidade de trabalhar sem contato com o solo, ou seja, como a altura do ancinho é regulável hidraulicamente, ele pode reduzir em até 50% a quantidade de impurezas na biomassa. Em termos operacionais, o enleirador é capaz de ajustar a largura da leira para preparar a biomassa para cultivo ou para ser enfardada. “A palha não pode ser simplesmente deixada na área de cultivo porque favorece a proliferação do inseto cigarrinha das raízes, que causa danos à cultura com a extração de grande quantidade de água e nutrientes”, explicita Livoti.

Segundo o gerente para soluções agrícolas, Marco Livoti, a demanda por fontes de energia renovável somada aos 8,1 milhões de hectares de cana-de-açúcar, na safra 2010/11, motivaram a Vermeer a reformular seus equipamentos para aplicações com este tipo de biomassa para cogeração de energia nas usinas.

“Somente no Estado de São Paulo, segundo dados técnicos da Secretaria e Estado do Meio Ambiente, são deixadas nos canaviais 3,15 milhões de toneladas de palha, que transformadas em energia por meio da queima, gerariam 1,568 milhão de megawatts-hora”, detalha Livoti. De acordo com o executivo, outra motivação envolve a legislação brasileira, que determinou a proibição da queima da palha, a partir de 2014.

Enfardadeira cilíndrica -O segundo lançamento da linha agrícola é a enfardadeira cilíndrica que também pode ser empregada em palhas como braquiária, milho e arroz. No estande da Vermeer, serão apresentados o modelo 604 Super M, que estará em exposição, e o conceito do 605 Super M.

Eles geram fardos de 1,2 metros e de 1,5 metros de largura, respectivamente, e até 1,8 metros de diâmetro. Em operações com palha de cana, a enfardadeira processa em média 22 toneladas por hora, o que pode variar dependendo da umidade da biomassa e de outras condições de manejo.

Durante a operação destes dois modelos, a palha é capturada por um sistema de alimentação direta para câmera, sem obstáculos, o que garante um fardo mais compactado, evitando embuchamento da máquina. Os rolamentos reforçados com vedação tripla garantem a resistência no processamento da palha da cana-de-açúcar. Em tempo real, o operador consegue monitorar elementos como tamanho, densidade, peso e umidade do fardo. O sistema de amarração pode utilizar rede ou fio de sisal.

O terceiro lançamento que a Vermeer Brasil levará para a Agrishow é a enfardadeira 404 Pro by Welger, fabricante alemã adquirida pela Vermeer há três anos. É um equipamento com sistema corte de feno Xtra Cut com 17 facas de alta precisão, cuja câmara fixa de alta pressão com rolos PowerGrip produzem fardos mais compactados e de maior durabilidade. De acordo com Livoti, outro ponto forte deste modelo é o sistema de transmissão PowerSplit, que demanda menor consumo de potência do trator. Em relação ao operador do equipamento, é preciso destacar o sistema HydroFlex, que permite o controle fluxo do material dentro da câmara, sem precisar sair do trator. O sistema de amarração também contempla rede ou fio de sisal.

Os fardos produzidos pelo equipamento da Vermeer possuem densidade mais elevada, pesando até 600 quilos, contra a média do fardo retangular, que fica em torno de 300 quilos. Em relação às enfardadeiras, é preciso observar que são equipamento de maior porte e, por isso, demandam tratores com pelo menos 150 cv. Livoti observa que a enfardadeira modelo 605 Super M está em testes desde agosto de 2011 com a Agrícola Três Lagoas, em Lençóis Paulista, onde a máquina está efetuando a coleta da palha da muda da cana-de-açúcar. Ele detalha as particularidades desta biomassa: “A palha da muda é muito mais úmida do que aquela que sobra na colheita da cana, o que exige mais potência do equipamento”. De acordo com o sócio proprietário da Agrícola Três Lagoas, Marcos Geraldi, mais de 255 toneladas de palha são enfardadas diariamente. “Estamos tendo uma relação custo do equipamento por tonelada excelente e empregando o fio do sisal, outro diferencial da máquina” aponta o Geraldi. Livoti complementa e afirma: “Somente este modelo 605 Super M da Vermeer efetua esse trabalho com a palha da muda”.

Equipamentos para manejo de biomassa de feno: Segadora Condicionadora para cultura de capim -O quarto lançamento é segadora condicionadora MC840, que oferece menos resistência ao movimento, exigindo menos potência do trator. Por isso, diversos modelos de equipamentos da empresa podem ser puxados por tratores de pequeno porte com 70 cavalo vapor (cv).

Utilizadas no corte das culturas de capim, as segadoras são equipadas com condicionadores compostos por dois rolos, que aperfeiçoam o processo de corte ao mesmo tempo em que moem e movimentam o material para facilitar a perda de água e deixá-lo mais seco. Os condicionadores da Vermeer destacam-se no mercado pelas opções em rolos de aço, mais resistentes e com vida útil acima da média, ou de martelos para utilização com qualquer tipo de capim.

Livoti detalha que as segadoras da fabricante contam com os sistemas de QuickClip, que agiliza a troca de facas, e o de acionamento “Torsion-flex” com coxins de borracha, que proporciona melhor absorção de impactos de objetos e maior vida útil dos componentes internos. Alguns modelos de segadoras possuem ainda a suspensão DynaGuard® para proteção dos discos em qualquer terreno.

Outro lançamento para fenação é o espalhador de feno TE170, com tamanhos de 04 a 12 rotores. Possui ancinho exclusivo em forma de gancho duplo em que o gancho menor separa o material mais seco da superfície, enquanto o maior se ocupa do material úmido debaixo, lançando-o por cima ao invés de misturá-lo com o seco. Os ganchos contam com molas helicoidais para amortecimento e, com a rotação angulada, correm menos risco de quebra. Graças à versatilidade do equipamento, é possível operá-lo ao longo de cercas, barreiras e valas. Com o acionamento de uma simples presilha é possível ajustar da posição “externa” para “interna”, que joga o material atrás da máquina e não para os lados. As rodas dos rotores flutuam independentemente, mantendo a uniformidade dos ganchos em relação ao solo.

Valetadeira com aplicações para irrigação -Na linha de valetadeiras para irrigação, a Vermeer Brasil vai expor cinco modelos: RT60, RTX150, RT200, RTX550 e o RTX1250. A valetadeira modelo RTX550 é ideal para abertura de valas até 30 cm de largura e 1,5m de profundidade para instalação de dutos de irrigação. Com motor Cummins de 65 HP, possui display do sistema integrado que permite ao operador alternar a exibição de informações de diagnóstico, operação e desempenho da máquina. A RTX550 tem como recurso opcional um disco de corte para asfalto e concreto para abertura de valas para drenagem em rodovias e instalações de redes de telecomunicações nos centros urbanos.

“Nós queremos difundir o conceito de valeteamento no Brasil, procedimento que já é consolidado na Europa e nos Estados Unidos. O diferencial da nossa tecnologia é a abertura de valas na largura e na profundidade exata do projeto, evitando o desperdício de recursos ocorridos na execução de métodos tradicionais, com equipamentos de terraplanagem”, observa o gerente geral da Vermeer Brasil, Flávio Leite. Ele observa que o equipamento da Vermeer, além de abrir a vala no tamanho exato da tubulação, executa o processo na declividade correta do terreno, de modo que a força da gravidade seja aproveitada no deslocamento da água.

O outro destaque da linha de valetadeiras na Agrishow é a RT200, uma mini valetadeira para abertura de valas de até 20 cm de largura e até 1,20 m de profundidade. Já disponível no mercado brasileiro, a RT200 é um equipamento compacto, de fácil transporte e operação, atendendo o setor de paisagismo. Ela abre valas em locais que só permitem a presença de equipamentos pequenos. Com peso de 626 kg e motor Kohler de 23 HP, é um equipamento sem restrições de transporte e que causa poucos impactos no entorno da obra. Também altamente móvel, a RT60 é outra opção para irrigação de paisagismo, sendo uma valetadeira extremamente compacta, do porte de um cortador de grama.

Soluções para o meio ambiente -No segmento meio ambiente, a Vermeer Brasil levará para a Agrishow três linhas de produtos: compostador, picador de galhos e o destocador. O conceito da linha de trituradores florestais também será apresentado no estande da empresa.

Compostador -O compostador modelo CT612 é um dos destaques, atuando no processo de revolvimento e compostagem da torta de filtro, que é um resíduo orgânico comum aos processos de produção de etanol e açúcar. Outras aplicações do compostador da Vermeer Brasil contemplam compostagem de lodo de esgoto, resíduos da poda urbana, esterco animal na pecuária, suinocultura, usinas de reciclagem e aterros, com aplicações bem sucedidas na Europa e

América do Norte. No Brasil, o foco das soluções é o mercado de cana-de-açúcar. Pesando 3,9 toneladas, ele é equipado com uma caixa de engrenagens maior que a média do mercado, mais robusta o que aumenta a vida útil do equipamento e permite que ele trabalhe com resíduos de alta densidade.

Dependendo da umidade do insumo, sua produtividade pode ser de até 800 toneladas por hora, com uma velocidade média de trabalho de 13 metros por minuto. O compostador da Vermeer também se destaca no mercado pela capacidade de revolver 100% da leira de torta de filtro, da primeira a quinta batida, facilitando a secagem do material para evitar fungos e chorume, além evitar o mau cheiro.

Picador de galhos, triturador horizontal e destocador -Outro produto da linha meio ambiente que a Vermeer levará para o Agrishow é o picador florestal WC2300, entre outros modelos de menor porte. A empresa vai apresentar o conceito do triturador horizontal HG6000, que pode ser empregado na biomassa de cana-de-açúcar. O picador florestal WC2300 é o equipamento mais moderno voltado ao mercado de biomassa brasileiro e oferece produtividade drasticamente superior aos modelos de sua categoria.

“O WC2300 processa material de até 58 cm de diâmetro com garantia de eficiência através de um sistema de alimentação automático patenteado, um rotor de corte de alta velocidade e uma embreagem a disco comprovada no mercado”, diz o gerente especialista de meio ambiente, Herbert Waldhuetter.

De acordo com o especialista, o sistema de alimentação, dotado de mesa de três metros de comprimento, é mais uma vantagem do equipamento. “Por estar posicionado em ângulo de 6 graus, o sistema de alimentação de materiais aceita toras de madeira com cumprimento muito superior ao da mesa, além de posicionar o material a ser picado em ângulo de corte mais eficiente”, afirma Herbert. O design diferenciado da abertura de alimentação também minimiza gargalos de material, além de oferecer uma área de alimentação ampla, sem a presença de defletores laterais, o que aumenta a produtividade do operador da garra florestal durante o procedimento.

Outro destaque do equipamento é o sistema de esmagamento automático que pode ser programado para exercer entre 1 e 1,8 toneladas de pressão de esmagamento. “O operador do equipamento ainda pode acionar um botão manual, o ChrushBoost, para alcançar força de esmagamento maior, de até 2,1 toneladas”, salienta Herbert.

Já o triturador horizontal HG6000 é um equipamento com opções de modelos móvel ou estacionário, como motor elétrico ou a diesel para trituração da palha de cana. Também pode ser empregado no processamento de palha de cana-de-açúcar enfardada ou a granel, para atingir a granulometria precisa para o processo de combustão na usina. Sua operação tem eficiência garantida nas operações de reciclagem de resíduos de madeiras, seja durante a limpeza de campo ou para o processamento de compostagem, de desbastes florestais e para o processamento de resíduos da arborização urbana.

O especialista acrescenta que, para aplicação na cana-de-açúcar, o picador e o triturador são equipados com sistemas de martelos, capazes de processar mais de 20 toneladas por hora. Diferente dele, a maioria das máquinas disponíveis no mercado utiliza sistemas de facas que demandam paradas para manutenção diária.

Outra solução da linha meio ambiente da Vermeer é o destocador. Com o sistema AutoSweep® exclusivo da Vermeer, os tocos podem ser removidos facilmente em cada passagem. Trata-se de uma ferramenta resistente, confiável e fácil de usar praticamente com todos os tipos de árvores. Disponível em sete modelos, com potências que variam de 27 a 110 CV, os destocadores operam com roda cortadora equipada com dentes reversíveis.

Perfil - A Vermeer conta com mais de 60 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica e agricultura, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadeiras, enleiradeiras, entre outros.

A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente as necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há três anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direto pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira