Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2012 - 08:23

Profarma apresenta crescimento de 22,6% de receita operacional bruta em relação ao mesmo período do ano anterior Alcançando R$ 954,5 milhões.

A Profarma reportou nesta quinta-feira os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2012. A Companhia manteve a busca contínua por crescimento sustentável e registrou receita operacional bruta de R$ 954,5 milhões, crescimento de 22,6% em relação ao primeiro trimestre de 2011, e lucro líquido de 9,5 milhões, representando uma expansão de 336,3% em relação ao 1T11.

O resultado foi motivado, sobretudo, pelo aumento das vendas nas regiões Nordeste e Sul, com crescimento de 18,8% e 18,1%, respectivamente. Em termos de segmentação de produtos, comprovando a estratégia de consolidação de sua posição no mercado de distribuição ao adquirir a Prodiet, a Companhia ratificou as sinergias no portfólio ao crescer nos segmentos hospitalar e de vacinas e genéricos, com expansão de 437,7% e 72,1%, respectivamente, na comparação com o 1T11. Desconsiderando o impacto positivo da Prodiet, o crescimento da categoria foi de 41,0%. Quando comparado ao 4T11, o destaque foi o segmento de genéricos e higiene pessoal e cosméticos (perfumaria), com altas de 14,2% e 4,2% respectivamente.

O lucro líquido consolidado da Profarma somou R$ 9,5 milhões, R$ 7,3 milhões superior ao registrado no mesmo período do ano anterior, representando crescimento de 336,3%. A margem líquida alcançada foi de 1,2%, 0.9 ponto percentual acima da registrada no 1T11. O Ebitda no período foi de R$ 20,2 milhões, representando crescimento de 84,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Companhia obteve avanços em termos operacionais, representados por contenção de despesas e redução no ciclo de caixa em 9,9 dias.

Em 2011, a Profarma avançou na estratégia de crescimento e consolidação de sua posição no mercado de distribuição ao adquirir a Prodiet. A operação fortaleceu a posição da Companhia no segmento de distribuição hospitalar, proporcionando diversificação da atuação e abrangência geográfica, com ganhos de sinergias no portfólio, uma vez que a Profarma não trabalhava, até então, com algumas linhas de produtos hospitalares e com o setor público, presentes no mix de negócios da Prodiet.

Neste segundo trimestre pós-aquisição, a Prodiet apresentou Receita Operacional Bruta de R$ 83,1 milhões e margem Ebitda de 3,3%, auxiliando a Profarma a melhorar sua rentabilidade e alimentar o crescimento sustentável de longo prazo. Esta receita representou um acréscimo de 65,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto a margem Ebitda representou uma evolução de 192,0%, atingindo R$ 2,4 milhões.

Perfil - A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 51 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18,0 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 31 mil pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Cobrindo uma área geográfica que representou 93,5% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil em 2010, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira