Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2012 - 08:37

BNDES comemora 60 anos com seminário sobre o continente africano


Cabral e Lula defendem intensificação do intercâmbio comercial com países da África.

Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Sérgio Cabral, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) comemorou 60 anos de existência, na manhã do dia 03 de maio (quinta-feira), em sua sede no Centro do Rio, com a realização do seminário Investindo na África: Oportunidades, Desafios e Instrumento para a Cooperação. No discurso de abertura, Lula defendeu um intercâmbio cada vez mais intenso do país com os países africanos que, segundo eles, são hoje grandes parceiros comerciais das empresas brasileiras.

Depois de lembrar a grande influência africana na cultura do estado, Cabral, por sua vez, disse que a escolha do tema do seminário foi muito oportuna pelas fortes relações Brasil-África, intensificadas nos últimos anos graças principalmente à atuação do governo do presidente Lula.

- O presidente Lula teve a capacidade de enxergar em seu governo a multilateralidade das relações diplomáticas e comerciais, abrindo o país para todos os continentes, diminuindo a dependência do Brasil nas relações comerciais específicas e estimulando as empresas nacionais a serem mais pró-ativas no comércio exterior. Quando veio a crise esta visão de seu governo foi fundamental. E a África teve, nesse sentido, uma importância muito grande – frisou o governador.

E é exatamente a visão de uma nova África, progressista e economicamente diversificada o que propõe o ex-presidente Lula. Segundo ele, paz, democracia, crescimento e distribuição de renda são as marcas registradas da África do Século 21 que, em sua avaliação, está superando a herança do colonialismo e a disputa entre as grandes potências da guerra econômica.

– Os 54 países da África aprovaram recentemente um programa de desenvolvimento, apostando no crescimento da produção, do trabalho e do crédito. Os africanos elaboraram um programa inédito que tem por lema a integração dos países e por objetivo a transformação do continente. Um programa que cria as condições necessárias para intensificar o comércio entre os países africanos e que propõe medidas para aumentar os investimentos e o consumo interno e criar empregos – afirmou Lula.

Além de Lula e Cabral, participaram da mesa de abertura os ministros do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e das Minas e Energia, Edison Lobão, o decano do corpo diplomático da Embaixada do Zimbábue, Thomas Sukutai Bvuma, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que agradeceu a presença de Lula, mesmo ainda convalescendo do tratamento que o curou de câncer na garganta.

O seminário do BNDES tratou de temas como os desafios e iniciativas para ampliar o comércio, os investimentos e a cooperação Brasil-África. Depois da abertura, aconteceu a segunda mesa do encontro, apresentada por representantes africanos, que tratou do tema Programa para o Desenvolvimento da Infraestrutura na África-PIDA, planejado pelos países do continente para impulsionar o desenvolvimento da região. A terceira mesa, organizada sob a forma de um talk show, foi coordenada pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e teve a presença dos presidentes da Petrobras, Graça Foster, e da Vale, Murilo Ferreira, representando empresas brasileiras com investimentos na África.

Também participaram do talk show o vice-presidente do Banco Mundial para a África, o senegalês Makthar Diopp, e o secretário executivo da Comissão Econômica para a África das Nações Unidas Carlos Lopes. O público-alvo do seminário foram representantes do governo brasileiro, diplomatas de países africanos, instituições multilaterais e regionais da África e de outros continentes, representantes de empresas brasileiras com investimentos ou interesse em investir na África, instituições financeiras. | Guedes de Freitas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira