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26/09/2007 - 09:45

1º Edital Petrobras de Festivais de Música com 25 projetos selecionados de todas as regiões do País levará R$ 2,5 milhões

A Petrobras e o Instituto Moreira Salles anunciam os resultados do 1º Edital Petrobras de Festivais de Música, que destinará R$ 2,5 milhões a 25 projetos selecionados, de todas as regiões do País. Os eventos contemplam a difusão da música popular e erudita, indo do rock independente à música coral, passando pelo jazz, instrumental e MPB.

Lançado em 14 de maio deste ano, o edital é uma parceria da Petrobras e do Ministério da Cultura (MinC), com realização do Instituto Moreira Salles. A iniciativa faz parte dos esforços para dinamizar a cadeia produtiva da música, atuando nos canais de circulação e distribuição.

Foram 259 projetos inscritos, sendo 233 habilitados a participar do processo seletivo. Trinta finalistas fizeram uma apresentação oral para a comissão de seleção - formada por profissionais da área da Música e um representante do MinC - dos quais 25 projetos foram escolhidos para receber o patrocínio da Petrobras.

Os critérios levados em conta foram a importância do festival para formação de público e divulgação da música brasileira; sua relevância para a região; a associação do projeto a outras atividades (culturais, educativas e sociais); a adequação do orçamento; entre outros.

No conjunto de projetos selecionados, há festivais em capitais e em cidades do interior de todas as regiões do país, que serão realizados entre novembro de 2007 e dezembro de 2008. Os resultados abrangem um universo amplo de estilos musicais, que vai do popular - com samba, choro, hip hop, rock, reggae -, à música tradicional e erudita. Devido a sua história e importância no cenário sócio-cultural brasileiro, o 43º Festival Internacional Música Nova foi escolhido como um projeto homenageado.

O 1º Edital Petrobras de Festivais de Música busca fortalecer o circuito de festivais nacionais, que representam hoje o principal canal de circulação dos artistas brasileiros pelo país. Também é um objetivo estimular a ampliação das atividades previstas nos festivais, incluindo oficinas de capacitação, ações de promoção de negócios e ampliação da divulgação dos artistas através de articulação com rádios.

Os festivais de música favorecem o intercâmbio entre a produção das regiões brasileiras, tendo papel importante na formação de público para os diversos segmentos da música e para a difusão cultural, especialmente nas regiões ou localidades onde há baixa oferta de atividades culturais.

O edital faz parte do conjunto de projetos prioritários e estruturantes trazidos pelo Ministério da Cultura (MinC) para a Ação Extraordinária Petrobras - MinC 2006, anunciada em dezembro do ano passado. Com verba total de R$ 90 milhões, oriundos dos resultados financeiros obtidos pela empresa em 2006, a Ação abrange editais públicos para diferentes áreas, incluindo segmentos de cultura e restauros de patrimônio.

. A relação dos contemplados e o regulamento do edital estão disponíveis no site www.editalfestivaisdemusica.com.br/

Acesse aqui os projetos selecionados 1º Edital Petrobras de Festivais de Música.

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