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05/05/2012 - 09:01

Rede de Lojas americana abre as portas para o artesanato brasileiro


Peças artesanais brasileiras estarão expostas em lojas da Macy’s, nos Estados Unidos, durante campanha em homenagem ao Brasil.

A possibilidade de ver suas peças em lojas dos Estados Unidos era inimaginável até pouco tempo para o artesão Júnior Mapa, do distrito de Santa Rita de Ouro Preto, a cerca de 96 quilômetros de Belo Horizonte. Mas a realidade mudou e nos meses de maio e junho seus utensílios decorativos e utilitários feitos em pedra-sabão estarão expostos em lojas da Macy’s – rede de lojas de departamento norte-americana.

Apoiados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (Abexa), o Instituto Centro Cape e a Central Mãos de Minas irão levar cerca de 41 itens artesanais diferentes para as lojas da Macy’s localizadas em Miami, São Francisco e Nova Iorque.

A oportunidade surgiu devido a uma homenagem feita pela rede de lojas ao Brasil. A campanha denominada “Brasil: A Magical Journey" irá apresentar aos seus clientes a marca de 18 empresas brasileiras de diversos setores como, moda, beleza e artesanato e pretende levar um pouco da cultura brasileira ao país.

A inserção do artesanato entre os itens destacados pela Macy’s durante a homenagem é importante para o segmento ganhar mais espaço e aumentar a sua credibilidade junto ao consumidor norte-americano, como afirma a presidente do Instituto Centro Cape, Tânia Machado. “A exposição do artesanato brasileiro em uma campanha desenvolvida pela Macy’s é muito importante para a divulgação dos nossos produtos e da nossa cultura, principalmente devido ao tamanho da empresa e pelo alcance que conseguiremos atingir através desta homenagem”, explica.

A produção para conseguir entregar a quantidade de peças solicitadas está sendo constante nos ateliês de artesãos de Minas Gerais. O artesão Júnior Mapa, um dos que terá suas peças na Macy’s, disse que todos os dias faz hora-extra, mas acredita que o esforço será recompensado. “Eu não esperava que um dia meus produtos iriam tão longe e agora quero melhorar a minha produção e crescer junto com a minha família”, disse.

Assim como Júnior, o artesão Pedro Ciochetti, da cidade de Prados, ficou surpreso com o convite. “Não esperava essa chance de divulgar o nosso trabalho a nível internacional. Estou muito orgulhoso das peças que criamos”, contou.

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