Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2012 - 08:34

Alimentos e artigos de limpeza devem movimentar R$ 236,58 bilhões em 2012

De acordo com o Pyxis Consumo, brasileiro irá gastar R$ 221,29 bilhões com alimentação, com destaque para as carnes, aves e derivados.

São Paulo – O Pyxis Consumo, ferramenta que gera estimativas de potencial de consumo para o varejo em 50 diferentes grupos de produtos, revela que cada brasileiro irá gastar em média R$ 1.450,84 com alimentos e artigos de limpeza este ano. A soma nacional deve atingir R$ 236,58 bilhões, com destaque para as carnes, aves e derivados, que devem movimentar R$ 72,40 bilhões. Em 2011, a expectativa era de gastos no valor R$ 205,27 bilhões, com uma média per capita de R$ 1.259,85.

.Alimentos e artigos de limpeza – Brasil:

Consumo por classe social -Responsável pela maior parte dos domicílios (52,38%), a classe C tem o maior potencial de consumo de alimentos e artigos de limpeza, com R$ 103,8 e R$ 6,53 bilhões, respectivamente. Em porcentagem, esta classe responde por 46,91% do consumo de alimentos e 42,67% dos artigos de limpeza. Já a classe A, responsável apenas por 2,6% das casas, deve gastar R$ 15,55 bilhões com alimentação e R$ 1,47 bilhões com limpeza. Essa despesa é quase a mesma que terão as classes D e E, que correspondem a uma fatia muito maior de mercado, com 20,58% das residências.

Consumo por região -Na divisão por região, o Sudeste corresponde a quase metade do potencial de consumo nacional desses itens (48%), porém o maior consumo per capita será na região Sul, onde cada pessoa gastará R$ 1.559,24 com alimentos, contra R$ 1.131,70 do Nordeste.

Classe x região -O cruzamento de dados por região e classe social mostra que a classe C do Sudeste tem o maior potencial de consumo de alimentos, com R$ 48,56 bilhões. Já para artigos de limpeza a classe B dessa região deverá consumir R$ 3,18 bilhões. Já a classe DE do Centro-Oeste tem o menor potencial de consumo nessas categorias, com R$ 1,83 bilhão em alimentação e R$ 110 milhões em limpeza.

A estimativa para os gastos com alimentos e material de limpeza incluem número de domicílios em área urbana e potencial de consumo per capita, por cidade, por região e por classe social.

Produtos relacionados -A relação dos produtos de limpeza levantados pela pesquisa inclui água sanitária, limpadores concentrados, palha de aço, esponjas, sacos de lixo, pano de lixo, vassoura, pá, rodo, desinfetantes, inseticidas, aromatizadores, algodão para limpeza, descartáveis em geral, sabão (em pó, pedra e liquido) etc.

Já a lista de alimentos acompanhados reúne grãos, massas, temperos, óleos, sal, açúcar, farinha, molhos, conservas, carnes e peixes em conserva, doces em geral, mistura para bolo, sobremesas geladas, sorvetes, leite, queijos, margarina, bebida láctea, chantilly, leite em pó, iogurtes, cereais, aveia, chocolate em pó, pão, biscoito, bolos prontos, café, chá, salgadinhos, carne vermelha fresca, peixe e frutos do mar, aves, frutas, legumes, verduras, temperos frescos, frios e embutidos, cestas de natal, cestas básicas, produtos regionais e produtos sazonais como cestas de Natal, entre outros.

Perfil - O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por família ou grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre 21 setores disponibilizados, quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e 50 grupos de produtos.

Perfil -O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira