Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2012 - 08:34

APAS abre 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados com pesquisa sobre o desenvolvimento do setor

O presidente da APAS, João Galassi, falou sobre os bons resultados do setor e mostrou as tendências de comportamento do consumidor brasileiro

São Paulo– O setor varejista teve um faturamento de R$ 3 bilhões no ano passado, segundo uma pesquisa inédita divulgada no dia 07 de maio (segunda-feira), pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), durante a coletiva de abertura do 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. O montante, que representou 5,4% do PIB do País em 2011, também revelou as principais tendências do consumidor, tema abordado pelo estudo.

A pesquisa, desenvolvida pela Nielsen e pela Kantar, indicou que o consumidor atual tem 25 anos de estabilidade política e 18 de estabilidade da moeda. Este cenário, somado à idade média do brasileiro, 29 anos, contribui para o crescimento do varejo, salienta João Galassi, presidente da APAS. “Essa questão da faixa etária mostra que hoje temos mais gente no mercado de trabalho e também pessoas que estão consumindo mais. A renda e o modo de vida do brasileiro estão revolucionando o perfil dos consumidores”, disse.

Perfil de compra -Segundo Galassi, o consumidor atual é altamente multicanal. “Hoje, 84% dos consumidores opta por mais de três canais para se abastecer. Isto não significa que ele não seja fiel. Ele é fiel a três ou mais varejistas, mas não consegue complementar tudo o que deseja. Isso, certamente, cria mais concorrência e outros benefícios.”

Compra em pequenos varejistas também tem sido outra preferência do consumidor. “Ele prefere ir ao lojista vizinho, onde encontra 48% dos itens com preços mais baratos do que nos hipermercados”, explica. A motivação da compra tem sido feita com base em quatro fatores: praticidade, sofisticação, indulgência e fazer bem.

Número de consumidores preocupados com o meio ambiente registra aumento de 14% -Durante a coletiva, Galassi também mostrou que este consumidor também está mais preocupado com questões socioambientais. Hoje, 43% são favoráveis ao uso das sacolas reutilizáveis. Em 2010, apenas 29% se preocupavam com isso. Martinho Paiva Moreira, diretor de Economia e Pesquisa da APAS, destacou a importância deste dado para a avalição do perfil do consumidor. “Mostramos, nesta pesquisa, que a evolução da sociedade com conhecimento adquirido em vários canais tem feito mudanças claras no seu comportamento.”

“Registramos algumas mudanças no comportamento dos consumidores e dos fornecedores, que agora têm notado a importância da sustentabilidade”, afirma o presidente da APAS, João Galassi.

O percentual de pessoas que prefere comprar produtos de empresas que tenham programas que retribuem à sociedade alcançou 74%, de acordo com dados da pesquisa ‘Tendências do Consumidor 2012’, apresentada hoje (7/5), durante coletiva de imprensa da APAS 2012. Martinho também destaca que o mercado de consumo está consolidado. “Sustentabilidade era uma palavra desconhecida há quatro anos. Hoje, pesquisas demonstram a evolução da sociedade neste sentido”.

O presidente da ABRAS, Sussumu Honda, destacou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que teve bons reflexos na sociedade e a plena participação do Brasil. “O tema sustentabilidade é debatido no país todo”.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.200 associados, que somam 2.700 lojas.

.[APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, de 07 a 10 de maio ( segunda a quinta-feira), sendo de 07 a 09 de maio, das 14h às 22h; dia 10 de maio, das 14h às 20h, na Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo – SP].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira