Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2012 - 08:54

IBM expande atuação para novas regiões do Brasil

Iniciativa é parte da estratégia de expansão regional, que busca ampliar a presença da empresa em localidades com alto potencial de crescimento fora do eixo Rio-São Paulo.

São Paulo– No ano em que completa 95 anos no Brasil, a IBM reforça sua aposta no País e amplia sua estratégia de expansão regional, um dos alicerces da companhia para crescer de forma consistente nos países em desenvolvimento. Este ano a empresa anuncia três novas regiões-foco, ampliando para 38 o número de praças cobertas pela estratégia. Elas são: Maringá (PR), Macaé (RJ) e toda a região do Vale do Paraíba, que compreende o interior de São Paulo e algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro.

A estratégia de expansão vai ao encontro do cenário promissor do mercado de tecnologia da informação no Brasil. Segundo a IDC, esse mercado deve registrar crescimento em torno de 10% em 2012. As previsões do Gartner apontam que as companhias da América Latina vão investir 384 bilhões de dólares em TI neste ano, sendo que o Brasil responderá por mais de 40% dos negócios.

Essas novas cidades-foco passam a contar com uma estrutura de atendimento por meio de funcionários IBM dedicados e/ou parceiros de negócios, que já chegam a 2 mil em todo o País. O objetivo é reforçar a presença da IBM em regiões onde o mercado está aquecido e há grande potencial de negócios em TI, principalmente nos segmentos de infraestrutura, varejo, finanças, telecomunicações, saúde e educação. A atuação das revendas é fundamental para o mercado local, pois esses parceiros possuem o conhecimento local necessário para desenvolver soluções mais adequadas às empresas da região.

Desde 2008, a IBM Brasil aumentou em quase 30% o número de cidades-foco. “Para atuar nas novas praças, operamos um modelo integrado de prestação de serviços, presencial e online. Essa flexibilidade permite que os clientes sejam atendidos a partir de qualquer localidade, o que garante custos competitivos e força para mantermos ascendente a curva de crescimento já conquistada”, comenta Célia Zappa, nova líder de expansão regional da IBM Brasil.

A estratégia de expansão regional também tem o objetivo de identificar oportunidades que fomentem a economia local, o que inclui, além das revendas, desenvolvedores de software independentes e instituições de ensino. Em 2011, o Smart Professional, iniciativa que reúne profissionais, professores e estudantes universitários para capacitação em tecnologias IBM, teve quase 7 mil participantes e certificou mais de 2 mil pessoas em 14 instituições de ensino superior em todo o País. Os temas da capacitação são definidos pelas empresas da região, o que garante sua adequação às necessidades locais. Este ano, novas instituições em todo o país farão parte do programa.

A ampliação da presença da IBM nessas regiões permite que as empresas locais tenham acesso às mais avançadas soluções de consultoria, análise e otimização de informações de negócios, cloud computing, terceirização de infraestrutura, data center, storage, servidores e softwares para gestão da informação, colaboração e segurança. A IBM também pretende levar a essas cidades tecnologias que as ajudem a funcionar de forma mais inteligente, o que é vital para muitas delas com a aproximação dos jogos da Copa de 2014.

Globalmente, a estratégia de expansão regional da IBM tem foco em economias de rápido crescimento, como Brasil, Rússia, Índia e China, além de partes da Ásia, África e Oriente Médio, América Latina, Europa Central e Leste. Esses países fazem parte da unidade de Growth Markets da IBM, que em 2011 representou 22% da renda da companhia, contribuindo para o crescimento de seus negócios no mundo todo. A expectativa é que seu rendimento corresponda a 30% da receita da IBM até 2015.

Responsabilidade Social e Cidadania -Desde 2009, como suporte à estratégia de expansão regional, a IBM desenvolve programas com foco na doação de serviços para diversas cidades do Brasil. O objetivo é proporcionar a troca de experiências, compartilhar e aprimorar conhecimentos entre os seus funcionários e ONGs que necessitam de incentivo e ajuda para sua profissionalização. Cidades como Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Curitiba já foram beneficiadas. [www.ibm.com/br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira