Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/05/2012 - 10:23

Eros Grau toma posse na academia paulista de letras jurídicas

São Paulo – A Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ) dará posse ao ex-ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Eros Grau no dia 22 de maio, (terça-feira), às 17 horas, no Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi – São Paulo). Quarto ministro do STF nomeado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autor de extensa biblografia sobre direito, Grau ocupará a cadeira nº 17 que tem como patrono o professor Otávio Bueno Magano.

Gaúcho da cidade de Santa Maria, Eros Grau fez carreira em São Paulo, formando-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutorando-se pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), onde também foi professor. É autor dos livros O Direito posto e o direito pressuposto e Ordem econômica na constituição de 1988, entre outros. Com uma longa carreira, advogou de 1963 até 2004, quando foi nomeado ministro do STF. Foi consultor da Bancada Paulista na Assembleia Nacional Constituinte de 1988 e membro da Comissão Especial de Revisão Constitucional, nomeado pela presidência da República. No exterior, foi professor visitante da Université de Montpellier e da faculdade de direito da Université Paris 1 (Panthéon-Sourbone).

Perfil da Academia Paulista de Letras Jurídicas (APLJ) -Criada em 1979, a APLJ é presidida por Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), conta com 80 membros efetivos e constitui um fórum privilegiado para estudo e discussão de grandes temas jurídicos, em especial os que têm grande repercussão na vida da sociedade.

Também fazem parte da APLJ Michel Temer, constitucionalista e vice-presidente da República; Ives Gandra da Silva Martins, tributarista, que fará a saudação ao novo acadêmico; Enrique Ricardo Lewandowski, ministro do STF; Sidnei Beneti, ministro do Superior Tribunal de Justiça; José Renato Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Dalmo de Abreu Dallari, jurista; Ivette Senise Ferreira, presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo; João Grandino Rodas, reitor da USP e ex-diretor da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco; Antonio Penteado Mendonça, advogado e presidente da Academia Paulista de Letras (APL); Alcides Jorge Costa, titular de Direito Tributário da Universidade de São Paulo-USP; e Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE, presidente da Academia Paulista de História e diretor da Fiesp.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira