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08/05/2012 - 10:34

InterCement complementa Prospecto

Oferta visa estabilidade acionista e crescimento da Cimpor. Oferta viabiliza uma Cimpor mais competitiva, mais forte e melhor posicionada em geografias de forte crescimento, notadamente o Brasil. InterCement pretende preservar a atual orientação estratégica da Cimpor. Marca Cimpor será mantida.Todas as garantias financeiras para a operação entregues à CMVM. InterCement propõe reorganização via permuta de ativos para saída de Votorantim.

Lisboa– A InterCement - holding que reúne os ativos do setor de cimento do Grupo Camargo Corrêa - complementou o projeto de prospeto da Oferta Pública de Aquisição preliminarmente anunciada em 30 de Março sobre a Cimpor com os esclarecimentos solicitados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O prospeto apresentado pela InterCement sustenta que as condições da Oferta atendem os interesses de todos os atuais acionistas da Cimpor.

Esta operação e a projetada reorganização societária foram concebidas para alcançar uma composição acionista da Cimpor estável no futuro, que permita ultrapassar qualquer incerteza relativamente à sua adequada planificação estratégica e ao desenvolvimento das suas atividades.

O presidente da InterCement, José Édison Barros Franco, destaca que “A Cimpor sairá reforçada com a integração de novos ativos que a InterCement detém na América do Sul, além de aumentar a presença da Cimpor na África. Será mais forte e competitiva, continuando a ser uma empresa portuguesa internacionalizada. Esta é mais uma demonstração da confiança que depositamos em Portugal e na empresa, para além do significativo valor de investimento estrangeiro que realizaremos no país.”.

Estratégia -Em termos de macro estratégia de atuação, os objetivos visados pela InterCement com esta Oferta estão alinhados com as atuais diretrizes estratégicas da Cimpor, que prevê: .Captar as melhores oportunidades de crescimento - Melhorar a eficiência e a performance com programa de redução de custo, buscando economias especialmente em logística, compras e co-processamento |.Fortalecer as capacidades da organização para suportar a estratégia |.Manter posição financeira sólida.

A integração das operações de cimento, concreto e agregados do Grupo Camargo Corrêa na Cimpor permitirá fortalecer a presença da Empresa em mercados com elevado potencial de crescimento, em particular na América do Sul - notadamente Brasil-, pretendendo a InterCement continuar a construir um portfólio equilibrado entre mercados maduros e mercados emergentes.

Segundo José Édison Barros Franco, «a atual estratégia da Cimpor será complementada pela orientação de reforçar os seus investimentos nas regiões onde o grupo está presente, de modo a tornar-se um player relevante nos países onde atua. O que visamos é assegurar o crescimento sustentável da Cimpor, suportado por uma elevada qualidade dos ativos, uma presença geograficamente diversificada e uma exposição única a economias emergentes».

Não estando ainda quantificadas as sinergias resultantes do processo de integração projetado, a InterCement acredita que o grupo resultante da reestruturação será gerido de uma forma global, com a partilha das melhores práticas operacionais, técnicas e de gestão, com eficiências operacionais resultantes do desenvolvimento de novos projetos, áreas de tecnologia e melhoria dos termos e condições gerais de compras, com a consequente racionalização de custos e de processos.

Principais características da OPA da InterCement -Segundo o teor do prospecto apresentado pela Oferente, ficam assim definidas as principais características da OPA proposta pela InterCement: . Abrangente a todos os acionistas |.Operação clara e transparente,

§ Preço justo de EUR 5,5 por ação, no pressuposto de que o dividendo relativo a 2011 seja pago após a liquidação da Oferta fundamentado por análises realistas|.Contrapartida oferecida representa um prémio de aproximadamente 10,0% face à cotação de fecho (€5,00 por ação) da Cimpor no Euronext imediatamente antes do Anúncio Preliminar da Oferta (30 de Março de 2012) e um prémio de aproximadamente 8,2% face à cotação média ponderada por ação nos seis meses anteriores ao Anúncio Preliminar|.A contrapartida máxima oferecida representa ainda um prémio de aproximadamente até 21% em relação ao valor de negociação de empresas comparáveis.1|. Pagamento em dinheiro e imediato a todos os acionistas que aderirem|. Todas as garantias financeiras para a operação entregues à CMVM|. Manutenção da sede e centro de decisão da empresa em Portugal|.Manutenção da marca Cimpor|.Fortalecimento e crescimento da empresa, com maior potencial, em particular no Brasil |, Entrada significativa de recursos em Portugal.

O grupo de comparáveis da Cimpor inclui: Holcim, Lafarge, Cemex, Heidelberg, CRH, Italcementi, Ciments Français, Vicat, Buzzi Unicem, Titan Cement, Cementos Portland Valderribas e Cementir. Índice calculado com ponderação equivalente.

Criar estrutura acionista estável e plataforma de crescimento equilibrada -Os objetivos desta Oferta focam-se na criação de uma estrutura acionista da Cimpor estável que permita à Empresa uma plataforma de crescimento equilibrada.

De fato, na sequência das mudanças societárias ocorridas desde o final de 2009 até ao início de 2010, a Cimpor continua a ter hoje uma base acionista fragmentada e sem coerência estratégica. Na opinião da InterCement, a constante especulação relativamente a alterações na estrutura acionista afetam negativamente a atividade e gestão da Cimpor, além das questões de concorrência que a referida estrutura coloca no mercado brasileiro.

Segundo o Presidente da InterCement, José Édison Barros Franco, “Face à previsível adesão dos acionistas à OPA, torna-se premente a definição de uma solução que permita a estabilidade e o crescimento sustentável da Cimpor, o desenvolvimento pleno dos seus planos de integração e expansão, assim como harmonizar as questões concorrenciais no Brasil”.

Assim, mantendo a Votorantim Cimentos a sua participação acionista na Cimpor, a InterCement apresentará à administração da Cimpor e à Votorantim propostas para a realização das seguintes permutas:

A) A transmissão, pela InterCement para a Cimpor, dos ativos e operações de cimento, betão e agregados do Grupo Camargo Corrêa na América do Sul e em Angola, por troca com os ativos detidos pela Cimpor na China, Espanha (com exceção da Cimpor Inversiones S.A. e da Cimpor Sagesta, S.A.), Índia, Marrocos, Tunísia, Turquia e Perú | B) A transmissão, pela InterCement para a Votorantim, dos ativos recebidos no âmbito da permuta referida em a) em troca das ações que esta detém na Cimpor.

Os ativos a permutar (excluindo as ações detidas pela Votorantim na Cimpor) serão avaliados por entidades independentes, em conformidade com as regras legais e estatutárias aplicáveis. As ações da Votorantim na Cimpor serão valorizadas pelo preço da contrapartida oferecida na OPA.

Tendo em conta os interesses em causa, o contexto regulatório no Brasil e as conversações entretanto havidas com a Votorantim, após o anúncio preliminar da Oferta, a InterCement considera que existe uma probabilidade muito forte de a Votorantim Cimentos S.A. vir a aceitar esta proposta.

Política de Responsabilidade Social e Ambiental -A InterCement pretende replicar em Portugal a Política de Responsabilidade Social e Ambiental do Grupo Camargo Corrêa, destacando-se a sua intenção de criar em Portugal um Instituto ou Fundação para gerir o investimento social da Cimpor, tal como o Grupo fez no Brasil onde tem o Instituto Camargo Corrêa – ICC e na Argentina, com a Fundação Loma Negra – FLN, em ambos países desenvolvendo programas dirigidos à formação para a cidadania responsável de jovens e adolescentes, além de promover o comportamento voluntário no apoio a comunidades.

Em termos ambientais, a InterCement atua sob elevados padrões de exigência, com a definição clara de indicadores e metas a serem atingidos para as mais importantes dimensões ambientais. Além disso, investe continuamente em projetos de sustentabilidade e redução do impacto ambiental, como é exemplo o uso de energias alternativas em coprocessamento ou em seus índices de emissão de CO2.

Perfil da Cimpor - Presente em 12 países e com uma capacidade de produção de 36,5 milhões de toneladas/ano, a Cimpor é um dos dez maiores grupos produtores de cimento do mundo. Suas 42 unidades, entre fábricas integrais e moagens, empregam mais de 8 mil trabalhadores e estão localizadas em Portugal, Espanha, Turquia, Egito, Tunísia, Marrocos, Cabo Verde, Moçambique, África do Sul, Índia, China e Brasil. A empresa conta ainda com uma fábrica em construção no Peru.

Além da atuação destacada no mercado de cimento, a Cimpor possui forte participação na produção de concreto, cal, agregados e argamassas, dentro de uma estratégia de integração vertical dos negócios.

Fundada em 1976, a Cimpor que vem buscando aumento de sua eficiência operacional, por meio de um programa global de redução de custos, e investe constantemente na qualificação de seus profissionais. Ao mesmo tempo, mantém um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável, buscando energias alternativas para suas fábricas e apoiando as comunidades onde está instalada.

Uma das maiores produtoras de cimento e concreto da América do Sul, com uma capacidade de produção de cimento atual de aproximadamente 16 milhões/ano, a InterCement, do grupo Camargo Corrêa, iniciou a sua atividade em 1968, em Apiaí, São Paulo, com a construção da fábrica de cimento Portland Eldorado.

InterCement,-Desde o seu início e até à atualidade, tem percorrido um caminho de internacionalização e de crescimento orgânico e por aquisições, marcando hoje presença no Brasil, Argentina, Paraguai, Angola, Portugal e Áustria.

Tem sete unidades de produção de cimento no Brasil, com uma capacidade de produção total instalada de 7,9 milhões de toneladas, e outras nove unidades na Argentina, com uma capacidade de produção total instalada de 8 milhões de toneladas, que empregam, no total, mais de 5.000 trabalhadores. Com as marcas Cauê e Cimento Brasil, a InterCement ocupa a terceira posição no Brasil em termos de participação de mercado e é a quinta maior produtora de concreto naquele país.

É líder de mercado no setor do cimento na Argentina, por meio da sua subsidiária Loma Negra.

Para além disso, a InterCement participa no projeto Palanca Cimentos (desenvolvimento de uma unidade em Angola com uma capacidade de produção de 1,6 milhões de toneladas).

A InterCement tem ainda operações de comercialização no Paraguai e uma concessão para 3.000 km de caminho-de-ferro na Argentina.

Integrações de Sucesso - Na história de desenvolvimento da InterCement destaca-se a experiência de seus acionistas e profissionais, na condução de processos de implementação de novos ativos, tanto nos casos das unidades fabris de Ijaci no Brasil e Lamali na Argentina, como em integração de aquisições (M&A), sempre de porte semelhantes ou superiores a suas próprias dimensões anteriores.

As taxas de crescimento dos negócios e os níveis de satisfação dos seus colaboradores, refletem a governança e a transparência na gestão e os pilares da proposta de valor da InterCement: Orientação para Resultado; Força nos Relacionamentos; Diversidade que constrói; Cultura de Inovação e Atitude Sustentável.

Atualmente, sem considerar sua participação na Cimpor, posiciona-se no 29º lugar do ranking mundial, a holding para o negócio de cimento do Grupo Camargo Corrêa pretende integrar o top 20 das empresas de cimento até ao final de 2012.

A receita líquida da Empresa registrou nos últimos 5 anos uma taxa de crescimento de 20% ao ano, fechando 2011 com US$ 1,716 bilhão. Para este crescimento contribuíram os investimentos no Brasil e Argentina, dos quais se destacam, em 1997, a aquisição da Cimento Cauê (Brasil) e em 2005 a aquisição da Loma Negra e da rede Ferrosur (Argentina), através das quais a InterCement se tornou o terceiro maior player de cimento na América do Sul. Em 2011 (e em relação a 2010), registou um crescimento de vendas consolidadas de 9,1%, sendo 10% na Argentina e de 7,3% no Brasil.

O investimento em Portugal (na ordem dos 1,4 mil milhões de euros), com a aquisição, em 2010, de 33% do capital da Cimpor também teve impacto positivo no crescimento dos resultados líquidos da InterCement.

Agora, a InterCement faz nova demonstração de confiança em Portugal, com o recente lançamento de uma Oferta Pública para a Aquisição (OPA) da Cimpor, para a totalidade dos acionistas, inclusive os minoritários, no valor total de € 2,48 mil milhões.

A Empresa revela a intenção de integrar na Cimpor todos os ativos que detém a 100% na América Latina e em África – um conjunto de 16 fábricas atuais, com vendas de 12,7 milhões de toneladas em 2011, às quais se juntam mais 2 em construção e 4 em projeto.

InterCement Brasil -A InterCement iniciou a sua atividade no Brasil, com a construção da fábrica de cimento Portland Eldorado, em 1968, em Apiaí, São Paulo.

Mais tarde, em 1993, inaugurou a fábrica de Bodoquena e 1997 adquiriu a Cimento Cauê, com fábricas em Minas Gerais (Pedro Leopoldo e Santana do Paraíso) e capacidade produtiva de 1,2 milhões de toneladas.

Em 2003 concluiu a construção da fábrica de Ijaci, com capacidade de 2 milhões de toneladas/ ano, na época a maior e mais moderna fábrica de cimento do Brasil.

Atualmente, conta com 4 unidades fabris completas e mais 3 moagens. Com capacidade de produção de aproximadamente 8 milhões de toneladas por ano e empregando mais de 2000 trabalhadores.

Estas sete unidades – fábricas e moagens - Suape, Santana do Paraíso, Pedro Leopoldo, Ijaci, Jacareí, Apiaí e Bodoquena – recorrendo a tecnologia de ponta e com capacidade de geração de quase 100% da energia eléctrica consumida, comercializam os seus produtos com as marcas Cimento Cauê e Cimento Brasil.

Para além disso, estão em marcha um conjunto de novos projetos, que incluem a abertura de uma nova unidade de moagem em Cubatão – São Paulo (Agosto, 2012), com uma capacidade de cerca de 800 mil toneladas, uma nova unidade de coprocessamento em Ijaci – Minas Gerais (Outubro, 2012), uma fábrica em Manaus (Abril, 2015), e, ainda, projetos em Apiaí – São Paulo (2013) e Bodoquena – Mato Grosso do Sul (2014).

Apresentando uma taxa de crescimento de 10%, no que diz respeito ao volume produzido nos últimos 5 anos, a InterCement Brasil constitui-se como a 3ª maior produtora de cimento no país, com uma participação de mercado de 10%.

Em 2011, registou um crescimento de 7,3% nas suas vendas, em comparação com 2010.

InterCement Argentina -Na Argentina, onde a InterCement entrou em 2005, com a aquisição da Loma Negra, empresa fundada em 1926 e líder de mercado, com uma participação de 46%.

Esta aquisição, através da qual a InterCement assumiu a liderança do mercado argentino, foi considerada um benchmarking na indústria cimenteira, proporcionando uma grande aprendizagem relativamente a outras oportunidades de fusões, aquisições e gestão de projetos.

A Loma Negra é a única empresa com presença geográfica a nível nacional e capacidade para suportar o crescimento de mercado.

Presente no mercado do betão e agregados, a Loma Negra aposta na produção de cimento Portland, argamassa e cal na Argentina, a partir de oito unidades fabris completas e uma moagem – Ramallo, Lomaser, Olavarría, L’amali, Barker, Sierra Bayas, Catamarca, San Juan e Zapala –, com uma capacidade de produção de cimento de aproximadamente 8 milhões de toneladas empregando mais de 3.000 trabalhadores, considerando a Ferrovia.

Prevê-se ainda a expansão da InterCement no território argentino através do novo projeto de fábrica em San Juan, com arranque previsto em 2014.

Em 2005, com a aquisição da Loma Negra, a InterCement mais do que duplicou a sua capacidade de produção e volume de vendas de cimento, além de ter aumentado o número de fábricas, posicionando-se como o 3º maior player da América do Sul, em participação de mercado.

Novas Geografias: Paraguai e Angola -A InterCement está construindo uma nova fábrica no Paraguai, com capacidade de 400 mil toneladas/ ano, com início de operação previsto para Março de 2013.

Com a marca Cimentos Yguazu, a InterCement já atua no Paraguai há mais de 10 anos, detendo atualmente uma participação de mercado de 23%.

Em Angola está também a preparar um novo projeto, planeado para arrancar em Abril de 2014, que prevê 1,5 milhão de toneladas anual.

Perfil - O Grupo Camargo Corrêa é um dos maiores grupos empresariais privados do Brasil e em 72 anos de atuação consolidou posição de destaque e liderança em setores-chave de negócios em infraestrutura e indústria, como cimento, engenharia e construção, concessões de energia e transportes, vestuário e calçados, promoção e desenvolvimento imobiliário e naval.

Desde sua fundação é controlado pela família de Sebastião Camargo que desenvolve um legado de excelência em gestão e desempenho, aliados a constante busca da inovação e sustentabilidade, atributos reconhecidos em diversas certificações e premiações de qualidade. Presente em 17 países, o Grupo Camargo Corrêa é integrado por cerca de 60 mil profissionais e teve receita líquida da ordem de R$ 17 bilhões em 2011. [www.camargocorrea.com.br].

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