Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/05/2012 - 07:36

Análise elaborada pela Amadeus aponta crescimento de 17% no fluxo de passageiros no Brasil em 2011

Feito por meio da solução Amadeus Total Demand, levantamento identifica, ainda, que sete em cada dez roteiros entre cidades mais movimentados do mundo estão na Ásia.

Destaques: maior crescimento no número absoluto de passageiros é liderado pelos países do BRIC. Brasil registrou um adicional de 12 milhões em 2011 sobre 2010. Indonésia, Filipinas e Chile se unem ao BRIC como os países que mais crescem no segmento.Nota-se que o mais forte tráfego entre cidades está contido dentro do mesmo país. Rota Rio de Janeiro/São Paulo é a segunda entre as dez mais movimentadas, com cerca de oito milhões de passageiros.

São Paulo - A Ásia continua liderando o crescimento em viagens no mundo, com sete das dez mais movimentadas rotas entre cidades. Juntamente aos mercados do BRIC, Indonésia, Filipinas e Chile mostraram crescimento impressionante, de acordo com análise feita pela Amadeus, líder global em soluções de TI e distribuição para o mercado de viagens e turismo, por meio da solução de inteligência de mercado Amadeus Total Demand. O relatório analisa tendências globais de demanda de passageiros* entre regiões, países e aeroportos específicos, comparando o volume total passageiros em 2011 com os dados de 2010.** Todos os valores se referem a passageiros que viajam entre uma dada origem e um aeroporto de destino final, independentemente do número de conexões.

As mais importantes taxas de crescimento inter-regionais do ano passado são lideradas pela Ásia. O tráfego cresceu 9% entre Ásia e Europa e entre Ásia e América do Norte. O tráfego entre Ásia e Oriente Médio cresceu 6%, atingindo 38 milhões de passageiros ao ano. Comparado com o ano anterior, houve uma queda de 2% no volume de passageiros que viajaram entre a África e a Europa em 2011. Este foi o único par de regiões com diminuição significativa do fluxo de tráfego ao longo do período.

O tráfego entre América do Norte e Europa continua a ser o mais movimentado fluxo inter-regional com mais de 60 milhões de passageiros em 2011, seguido por Ásia e Europa, com mais de 53 milhões, e América Latina e América do Norte com 47 milhões de passageiros.

As estatísticas por país de 2011*** revelaram, sem surpresa, que o maior crescimento no número absoluto de passageiros é liderado pelos países do BRIC. A China registrou um adicional de 19 milhões em 2011 sobre 2010; o Brasil, 12 milhões, a Índia, oito milhões e Rússia 6 milhões. A Indonésia foi classificada como o quinto maior mercado em crescimento com um adicional de cinco milhões de passageiros em 2011.

Brasil (17%), Índia (13%) e Rússia (15%) também figuram entre os dez países com crescimento mais rápido em percentagem. Chile (21%), Filipinas (15%) e Indonésia (11%) também estão entre os mercados de viagens que mais crescem. Egito e Japão estão entre os mercados com maior taxa de recessão, provavelmente em decorrência da Primavera Árabe e do Tsunami.

Países com as taxas mais elevadas de crescimento em volume de passageiros entre 2010 e 2011 (excluindo mercados com menos de cinco milhões de passageiros/ano).

É interessante notar que o mais forte tráfego entre cidades está contido dentro do mesmo país. Entre as dez rotas mais movimentadas entre cidades, sete estão dentro das fronteiras nacionais de países asiáticos, das quais três estão no Japão. Em termos de volume, a rota entre Jeju e Seul é a mais importante (quase 10 milhões de passageiros), seguida por Rio de Janeiro e São Paulo (cerca de 8 milhões de passageiros).

.Classificação global das melhores rotas entre cidades:

Em termos de tráfego de conexão, mais de 50% de todos os passageiros que passam pelo triângulo entre Ásia, Europa e América do Norte mudam de aeronave pelo menos uma vez. Por outro lado, apenas 7% de todos os passageiros que viajam dentro da Ásia utilizam voos de conexão, em comparação a 10% na Europa e 31% na América do Norte. Os maiores aeroportos na Ásia têm uma menor percentagem de tráfego de conexão que os principais hubs norte-americanos e europeus. A taxa média de conexão dos dez aeroportos mais movimentados na Ásia é de 19% em comparação com 32% nos dez principais hubs europeus e 45% nos norte-americanos.

*A demanda de passageiros é medida em termos tráfego de origem e destino (O&D), por exemplo, passageiros viajando entre uma dada origem e um aeroporto de destino final, independentemente do número de conexões.** Todas as percentagens se referem à diferença entre volumes anuais de passageiros em 2010 e 2011.*** Somente países com mais de 5 milhões de passageiros (entrada e saída) foram considerados.

A solução Amadeus Total Demand fornece dados detalhados sobre a demanda de mercado em qualquer rota no mundo. Os dados são extraídos de um grande número de fontes, incluindo estatísticas de tráfego de voos e aeroportos comerciais e governamentais, bem como os principais GDS. Os dados são então processados ??por um algoritmo de computação de ponta e intensamente testado para assegurar maior precisão dos resultados.

A Amadeus é a principal parceira tecnológica do mercado global de viagens e turismo. Os clientes atendidos incluem provedores de viagens (companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros, empresas de transporte ferroviário, linhas de ferry-boat e outros), vendedores (agências de viagens e websites) e compradores (empresas e viajantes).

O grupo opera sob um modelo de negócios transacional e, em 2011, processou mais de 948 milhões de transações de viagens faturáveis.

A empresa estabeleceu presença global, com sedes centrais em Madri (administrativo e de marketing), Nice (desenvolvimento) e Erding (operações – centro de processamento de dados), além de escritórios regionais em Miami, Buenos Aires, Bangkok e Dubai. Ainda, mantém operações com clientes por meio de 73 Organizações Comerciais Amadeus, que cobrem 195 países. O escritório da Amadeus Brasil foi criado em 1999 e está hoje entre as dez maiores operações da empresa no mundo.

A Amadeus está listada nas bolsas de valores de Madri, Barcelona, Bilbao e Valencia e é comercializada sob o símbolo AMS.MC. No ano fiscal terminado em 31 de dezembro de 2011, a companhia apresentou receita de 2,7 bilhões de euros e EBITDA de 1,039 bilhão de euros. O grupo Amadeus emprega mais de dez mil pessoas em todo o mundo, com 123 nacionalidades representadas nos escritórios centrais. [www.amadeus.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira