Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Fluminense F.C é homenageado e vira nome de navio lançado ao mar


O ano de 2006 fechará com um saldo positivo no setor naval fluminense, afirmou o secretário de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, durante o lançamento ao mar de mais uma embarcação de apoio offshore às plataformas de petróleo. O navio, do tipo AHTS UT 722 L (Anchor Handling Tug Suply), especializado no manuseio de âncoras e como tanque de suprimentos, foi batizado com o nome de “Skandi Fluminense”, em homenagem ao time tricolor carioca. A madrinha da embarcação foi a presidente da Fundação Ulisses Guimarães (FUG), Clarissa Garotinho, filha da governadora Rosinha Garotinho. Participaram do evento o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o presidente do Estaleiro Aker/Promar, Waldemiro Arantes Filho, o gerente geral da Norskan Offshore, Hans Falnes Ellingsen, e o presidente do Fluminense F. C., Roberto Horcades, o presidente da Maroil e representante da Finarge no Brasil, Durval Menezes Gama.

O navio, segundo Victer, foi contratado ao estaleiro Aker/Promar, de Niterói, pelo grupo armador norueguês Norskan Offshore, sendo um dos maiores em sua categoria. “A encomenda contou com financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM) e com incentivos concedidos pelo governo estadual”, informou o secretário. Ainda de acordo com ele, a embarcação contou com investimentos de cerca de US$ 50 milhões, tem 80 metros de comprimento e porte bruto de 2.750 toneladas. A sua construção gerou em média 400 empregos diretos. “Vale lembrar que o contrato de construção da embarcação, bem como de outras da Norskan Offshore, teve suas bases acertadas durante missão empresarial fluminense à Noruega, liderada pelo governo do estado, realizada em outubro de 2004”, completou.

Esta é a sexta embarcação contratada pelo grupo em estaleiros do Rio de Janeiro desde 1999, quando teve início o programa de recuperação do setor naval fluminense pelo governo do estado. Nesse período já foram entregues 57 embarcações de apoio offshore, além de outros 13 navios de vários tipos ou que foram reformados (jumborizados).

A respeito deste montante de investimentos, o secretário Wagner Victer afirmou que os contratos de novas embarcações ou conversões somaram um total de US$ 1,3 bilhão neste período, “o que demonstra a capacidade de avanço tecnológico empreendida por estes estaleiros que não deixam nada a dever ao mercado internacional”, conclui o secretário.

O “Skandi Fluminense”, em breve, irá integrar-se à frota já existente de embarcações de apoio offshore entregue ao grupo Norskan Offshore, do qual fazem parte o “Skandi Rio”, “Norskan Flamengo”, “Norskan Leblon”, “Norskan Botafogo” e o “Norskan Copacabana”.

O AHTS “Skandi Fluminense”, foi lançado no Estaleiro Aker/Promar, na Ilha da Conceição, em Niterói. A madrinha da embarcação foi a Clarissa Barros Assed Matheus de Oliveira, filha do casal Garotinho.

O evento com com toque de despedida e de dever cumprido do secretário Wagner Victer na pasta, porque agora segue como presidente da Cedae no governo Sérgio Cabral, que assume em primeiro de janeiro de 2007.

Como sempre Victer se emociona ao lembrar que tudo começou em 1999, -uma revitalização feita à muitas mãos, agradeço a oportunidade que o casal Garotinho me deu de trabalhar pelo setor-conclui.

No próximo ano o estaleiro Aker/Promar entregará outras duas embarcações contratadas pelo grupo norueguês, no valor de US$ 61 milhões, adianta o presidente do Aker/Promar, Waldemiro Arantes Filho, acrescentando que o próximo navio será entregue em janeiro de 2007, mas ao todo existe sete em carteira para construção, ele tem esperança que a indústria naval brasileira possa dar o grande salto, com a construção dos 26 navios da Transpetro, - então seguiremos construindo navios mercantes de longo curso, cabotagem, e expandindo os negócios,etc.,-torce o empresário.

Após o lançamento do “Skandi Fluminense” aconteceu o “batimento de quilha” de outra embarcação AHTS, contratada pelo armador italiano Finarge, representado no Brasil pela empresa Maroil. A construção da embarcação está orçada em US$ 35 milhões. | Crédito da foto: José Paulo / Fator Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira