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10/05/2012 - 08:45

Positivo Informática registra venda recorde de 490 mil PCs

E lucro líquido de R$ 9,8 milhões no primeiro trimestre de 2012.

Os principais destaques do primeiro trimestre de 2012 (1T12) na comparação com o mesmo período de 2011 (1T11) foram: volume recorde de vendas para um primeiro trimestre de 490,8 mil computadores sob as marcas Positivo e Positivo BGH, crescimento de 25,7% na comparação com o 1T11, sendo: .Aumento de 39,6% no mercado de varejo |.Crescimento nas vendas de notebooks de 58,7%, que representaram 59,3% do volume total |.Lucro líquido¹ de R$ 9,8 milhões, correspondendo a uma margem líquida de 2,1%, recuperação de 10,1 p.p. na comparação anual |EBITDA¹ de R$ 15,5 milhões e margem EBITDA¹ de 3,4%, recuperação de 5,2 p.p. em relação aos dados ajustados do 1T11| Redução de 54,6% no endividamento líquido em um ano.

Curitiba– A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil e líder no segmento de tecnologia educacional, anuncia hoje seus resultados do primeiro trimestre deste ano. As informações financeiras e operacionais são apresentadas em IFRS e em reais (R$).

No período, foram vendidos 490,8 mil computadores sob as marcas Positivo e Positivo BGH, crescimento de 25,7% em relação ao 1T11. As vendas no Brasil totalizaram 451,3 mil unidades, aumento de 15,6% na mesma comparação, impulsionado pelo volume recorde para um primeiro trimestre no varejo, refletindo a manutenção de parte dos ganhos de participação de mercado obtidos no quarto trimestre do ano passado (4T11). O volume na Argentina registrou 39,5 mil PCs, praticamente todo realizado no varejo.

O varejo apresentou o melhor desempenho entre os segmentos de atuação da companhia no 1T12, com volume de 417,4 mil PCs vendidos no Brasil e na Argentina. Foi registrado aumento de 39,6% em relação ao 1T11, impulsionado principalmente pela operação brasileira, que teve volume recorde para um primeiro trimestre. Cabe ressaltar que, no período, a distribuição dos computadores Positivo ultrapassou 9 mil pontos de venda no Brasil, principalmente devido à entrada de novas redes de pequeno e médio portes no portfólio de clientes da companhia.

No 1T12, foram vendidos 42,4 mil computadores para clientes de governo. O menor volume reflete a concentração da carteira de entregas previstas para serem realizadas a partir do segundo trimestre deste ano. No Brasil, a carteira estimada para 2012 já conta com mais de 350 mil PCs, o que representa mais de 90% de todo o volume entregue no ano anterior. Esta previsão ainda não contempla o volume de projeto de governo envolvendo o fornecimento de até 650 mil tablets para o Ministério da Educação (MEC), o qual se encontra em fase de homologação. Na Argentina, novos projetos sob a marca Positivo BGH elevaram a carteira projetada de governo para 2012. A previsão anterior, de 25 mil notebooks, está atualmente estimada em mais de 100 mil unidades.

A receita bruta do 1T12 totalizou R$ 508,3 milhões, crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período de 2011, enquanto a receita líquida¹ foi de R$ 457,9 milhões no 1T12, aumento de 8,6% em relação ao 1T11.

O lucro líquido¹ registrou R$ 9,8 milhões no 1T12, correspondendo a uma margem líquida de 2,1%, recuperação de 10,1 p.p. na comparação anual, reflexo das medidas implementadas ao longo de 2011 para aumentar a competitividade da companhia em sua operação brasileira.

O EBITDA¹ registrou R$ 15,5 milhões no 1T12, representando uma margem EBITDA¹ de 3,4%, recuperação de 5,2 p.p. em relação aos dados ajustados do 1T11.

A companhia registrou geração operacional de caixa de R$ 150,4 milhões no 1T12, novo recorde trimestral, o que proporcionou a redução de 54,6%, ou R$ 136 milhões, em seu endividamento líquido.

Perfil- A Positivo Informática (BM&FBovespa: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores, com produção de mais de 10 milhões de PCs em seus 22 anos de história. A companhia lidera o mercado brasileiro há mais de sete anos consecutivos e tem destacada presença na Argentina, o que a posiciona como a 4ª colocada no ranking de fabricantes na América Latina e a 11ª em todo o mundo em 2011, segundo a IDC. Emprega cerca de 4 mil colaboradores em suas três fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), com faturamento de R$ 2,333 bilhões em 2011. Seus produtos são comercializados em mais de 9,1 mil pontos de venda. Além da Central de Relacionamento Positivo, conta com rede de assistências técnicas distribuídas por todo o país. Líder também na área de tecnologia educacional, suas soluções estão presentes em cerca de 8,6 mil escolas públicas, 2,3 mil escolas particulares, mais de 2 mil pontos de venda no varejo em todo o Brasil e são exportadas para mais de 40 países. [www.positivoinformatica.com.br].

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