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27/09/2007 - 19:16

Master Rental: vocação para crescer

Com trânsito livre para o setor de locação de veículos, a empresa planeja uma expansão vigorosa para os próximos cinco anos.

Crescimento de 25% ao ano e frota de 11 mil carros próprios até 2010. Esses números representam as metas arrojadas da Master Rental, rede de locadora de veículos, que investe pesado para se posicionar entre as três maiores do seguimento no Brasil.

Para isso, a empresa está reestruturando seu capital e cada unidade de negócios tem uma estratégia própria. Comunicação promocional e institucional na mídia para expansão de lojas próprias e franqueadas e aumento na equipe de vendas para gestão de frotas e aluguel de carros. O que resultará em um maior número de veículos que demandará mais lojas de seminovos.

A história da Master começou tímida em Araraquara, interior paulista, há 19 anos com seis veículos. Para chegar aos dias de hoje, muitos caminhos foram percorridos, alguns até bastante congestionados. A solução foi encontrar rotas alternativas. Tudo para chegar com fôlego ao sinal verde e seguir adiante sem reduzir a aceleração.

E a Master Rental conseguiu. Atualmente, a rede conta com uma frota de 9 mil veículos distribuídos pelas 55 agências e postos da empresa em 51 cidades do País, além de 24 lojas franqueadas. “Estes números estão em constante mutação, devido à expansão da rede própria e também da franqueada”, explica Eduardo Vannuchi, presidente da Master Rental.

Um mercado em aquecimento - O cenário do setor de locação de automóveis mostra que o sinal está verde. Só em 2006, o seguimento faturou R$ 3,17 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA). Ainda segundo a entidade, o mercado de aluguel de veículos está em plena expansão no Brasil, apresentando um crescimento médio anual de 10% nos últimos 5 anos.

Nesse período, a locação de carros passou a ter influência mais direta no cotidiano das pessoas. Entre os motivos está a extensão das viagens de avião, opção de turismo para curtas, médias e até longas distâncias, solução para as empresas na substituição de frotas próprias, terceirização e também como alternativa de transporte nas cidades.

Negócios e benefícios - Aproveitando a boa fase, a Master Rental faturou, em 2006, R$ 64 milhões. A empresa possui 4 unidades de negócios: a terceirização de frotas, que representa 42,5% das receitas; as operações de varejo, que se divide em serviço de aluguel de veículos e carro reserva com 27,5%; as franquias respondem por 7,5% e os seminovos, 22,5%.

A empresa atende à demanda de 32 mil locações diárias/mês. Para alcançar esse resultado, a Master Rental oferece vantagens, como frota multimarca, assistência 24 horas, serviço leva e traz, carro reserva, atendimento ágil, rede de lojas em todo o Brasil, oficina própria e preços competitivos. Além desses serviços, a troca de pneus, o lava carro e a proteção Master compõem os diferenciais da empresa.

No caso da terceirização de frotas, há ainda redução de custos e benefícios em produtividade. Isso porque a Master faz um estudo financeiro customizado, levando-se em consideração o perfil e as reais necessidades da empresa. Para esse serviço, também é de responsabilidade da Master, o acompanhamento desde a linha de produção, licenciamento, resolução de questões como multas e assistência 24 horas. “Dessa maneira, os custos são menores e deixam o cliente livre para focar em seu core business”, destaca o presidente.

A Master Rental tem ainda uma tarifa diferenciada para empresas que precisam alugar carros por um curto período. É a “tarifa acordo”, negociada em função das necessidades do cliente.

Turistas, executivos e empresas que têm demanda por tarifas corporativas compõem o perfil dos clientes Master de aluguel diário, enquanto grandes empresas dos mais variados setores completam o perfil de gestão de frotas.

Oportunidade - Embora o aluguel diário de veículos represente a maior porcentagem do negócio da Master Rental, Vannuchi aponta o serviço de terceirização de frota como uma tendência irreversível. “Apenas 1% da nossa frota é terceirizada enquanto que nos Estados Unidos esse número chega a 10% e na Europa, 20%”, diz.

Segundo ele, outro mercado, o de aluguel de carros para turistas, é ainda muito novo aqui no Brasil, mas em pouco tempo renderá bons frutos. “E quando esse momento chegar, estaremos preparados para dar a largada na dianteira”, finaliza.

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