Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2012 - 09:54

Quantidade de empresas brasileiras contrataram 18% a menos no 1T12, aponta IBR

Após chegarmos perto de um nível de pleno emprego, as empresas diminuíram um pouco o ritmo de contratações nesse início de ano. De acordo com o International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton International, o índice de emprego apresentou no primeiro trimestre de 2012 uma queda de 18 pontos percentuais em relação ao último trimestre para 38%, resultado ainda sim acima da média global de 25%. Isto é, apenas um quarto aproximadamente das empresas brasileiras pesquisadas aumentaram o número de funcionários nos últimos 12 meses. A pesquisa engloba mais de 11.500 empresas privadas em 40 países.

“O resultado reflete a situação econômica que o País vivencia hoje. As empresas agora passam a segurar as contratações para elevar o nível de contratação. As companhias começam a buscar talentos no mercado para preencherem suas vagas. O ritmo diminui uma vez que há uma carência dessa mão de obra qualificada”, comenta Antoniel Silva, diretor da área de Gestão e Pessoas da Grant Thornton Brasil.

A Índia (69%), o Peru (50%), a Argentina e a Turquia (ambas com 47%) foram os países onde as empresas mais contrataram. Na contramão, o ultimo país no ranking de contratação foi a Grécia (-31%), seguida pela Espanha (-16%) e Holanda (-6%).

Regionalmente, os países do BRIC (Brasil, China, Rússia e Índia) foram os maiores contratadores nos três primeiros meses do ano (39%), seguidos pelos países do APAC (exceto Japão) com 36% e pela América Latina com 35%. Ainda sim o ritmo de contratação foi menor nas três regiões com queda de 6 p.p, 6 p.p e 7 p.p respectivamente em relação ao último trimestre de 2011. Na contramão, o grupo dos países europeus em crise Portugal, Itália, Grécia e Espanha foram os que apresentam o menor percentual de empresários contratando (-18%).

Os setores que mais contratam foram o de tecnologia (44%), Varejo (43%), mineração (39%) e Alimentos e bebidas (35%). Os segmentos de Agricultura e educação e serviços sociais foram os que menos empregaram no primeiro trimestre de 2012 (3% e 15% , respectivamente).

IBR -O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 19 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 11.500 empresas em 40 economias anualmente. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.

Coleta de dados -A pesquisa é realizada principalmente por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria. As entrevistas telefônicas permitem à Grant Thornton International realizar a quantidade exata recomendada de pesquisas e garantir que as pessoas mais apropriadas sejam entrevistadas dentro das organizações que cumprem com os critérios de perfil exigidos. A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal.

Grant Thornton International Ltd -Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, tributos e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firmas membro não formam uma sociedade internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira