Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2012 - 10:21

Mercado imobiliário em ebulição alavanca procura por escritório inteligente

O mercado imobiliário está em ebulição e tem gerado insegurança para empresas e executivos. A alta dos preços para locação e compra chegou a patamares assustadores nos últimos anos e, apesar de já mostrar alguns sinais de inflexão, em função da implacável lei da oferta e procura, está longe de chegar a um ponto de equilíbrio.

O preço do metro quadrado de imóveis residenciais novos cresceu 62% nos últimos cinco anos em São Paulo, segundo o Sindicato da Habitação (Secovi), acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 32% no período. Este mês, dados divulgados pela consultoria Cushman & Wakefield revelam que a cidade fechou 2011 com alta de 24% no aluguel de salas comerciais. Foi o maior aumento das Américas. Os preços aquecidos levaram a uma febre construtora. A incoerência é a situação delicada enfrentada por muitas delas, o que só contribui para o clima de incerteza atual.

Embalado pelo crescimento da população, aumento da renda e ausência de áreas centrais disponíveis para o desenvolvimento de novos projetos nas grandes cidades, o novo cenário, alimenta a alta dos preços dos imóveis, em relação direta entre o custo dos aluguéis e as taxas de juros praticadas no país. Mesmo com a recente redução, os juros no Brasil seguem altos.

Neste momento, no entanto, estamos atravessando um período de transformações, com mais oferta imobiliária em relação à demanda, já sensível redução dos preços, mais ainda muita resistência neste sentido.

A cidade ainda enfrenta gargalos com relação a terrenos disponíveis, o que torna difícil a manutenção do ritmo de crescimento da economia. O resultado é que muitas empresas querem crescer e não têm mais espaço. Contrapondo as incertezas envolvidas na decisão de alugar ou comprar, vemos um crescimento da ordem de 25% nos contratos de escritórios inteligentes.

Ao tentar dimensionar todas as variáveis intrínsecas ao mercado imobiliário atual, muitas companhias estão preferindo apostar na redução de custos fixos e na mobilidade. Para quem está começando, a principal vantagem dos escritórios inteligentes é sem dúvida a facilidade para iniciar operações sem investimentos pesados, visto que este tipo de solução inclui serviços de TI e sistemas de telefonia, móveis, salas de reuniões, fotocopiadoras, área de recepção e outros benefícios.

As grandes vantagens da terceirização do espaço corporativo são imediatamente identificáveis: diminuição de custos fixos, além de maior organização racional do tempo e gerenciamento de funcionários. O principal benefício mensurável é, sem dúvida, a expansão dos balanços financeiros.

Prova de que a terceirização não para de conquistar espaço, o grupo Your Office registra índices de crescimento da ordem de 10 a 20% ao ano no país. A economia do empreendedor tende a ser maior em vários aspectos, a começar pela redução do aluguel do espaço devido ao rateio do seu valor integral.

Para quem já está operando, mas enfrenta dificuldades para dimensionar a situação atual do mercado com a previsão de custo e retorno financeiro, a principal vantagem é a adaptação a necessidades específicas, sem necessidade de contratos de longo prazo. Em resumo, mais flexibilidade para acompanhar as incertezas que a atual conjuntura nos apresenta. A redução da despesa mensal é um benefício que seduz a todos. Em relação a um escritório convencional, os usuários deste tipo de espaço economizam cerca de 30%.

Este tipo de negócio tem se revelado vantajoso também para as incorporadoras imobiliárias, pois somam todos os serviços corporativos de um escritório inteligente acrescentados ao imóvel ocasionando mais velocidade na venda pelo valor agregado ao empreendimento.

Outro foco de negócios é o serviço para grandes grupos visando força tarefa em períodos mais curtos que variam de dois a seis meses. Na prática os empresários não conseguem alugar um imóvel comercial para um período menor e quando conseguem o investimento em reformas para adequá-lo às necessidades não compensa. O escritório inteligente acaba sendo uma solução para dimensionar o trabalho e minimizar custos com estrutura adequada.

Acredito que assim como visto em cidades como Londres e Nova York, os escritórios inteligentes se impõe como uma tendência de mercado também no Brasil e estamos nos preparando para enfrentar concorrência daqui para frente. Isso se deve não apenas devido às instabilidades do setor imobiliário que citei, mas também pelo aumento do número de empreendedores no país, inclusive de outros países.

. Por: Por Otávio Ventura , Diretor-presidente da Your Office.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira