Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2007 - 19:21

Nova Cedae recebe certificado do Guinness e já prepara outro recorde com projeto “Novo Guandu”


Uma data histórica para a engenharia brasileira. Assim o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, definiu a entrega do certificado do Guinness World Records, à empresa, pela inclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu no Livro dos Recordes. O certificado foi obtido pela ETA Guandu por ser a maior estação maior de tratamento de água do mundo. A solenidade de entrega do certificado foi realizada no dia 26 de setembro, na sede estação, quando também foi apresentado o projeto de ampliação da sua capacidade. No evento, também foram comemorados os 32 anos de existência da Cedae.

“Trata-se de um atestado à capacidade da engenharia brasileira, especialmente a fluminense. O Guandu é a maior obra da nossa engenharia e sua inclusão numa publicação como o Guiness é o reconhecimento disso”, afirmou Victer, visivelmente emocionado, citando antigos a atuais funcionários como o grande patrimônio da Cedae.

Para o governador Sérgio Cabral, presente ao evento, a certificação vem de encontro aos novos ventos que sopram na reestruturação e modernização da Nova Cedae. “Várias ações vêm sendo desenvolvidas pela nova gestão da empresa. E a população do Rio de Janeiro já sente a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos pela Cedae. O Wagner é um administrador por excelência e não há menor dúvida que em muito pouco tempo a Cedae se tornará a melhor empresa de saneamento do Brasil”, salientou Cabral.

O projeto “Novo Guandu” ampliará a capacidade do Sistema em 30%. As obras terão início em 2008 e deverão estar concluídas em três anos, beneficiando três milhões de pessoas. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), totalizando R$ 460 milhões.

Além de uma nova estação de tratamento, serão construídos canais de desarenadores, reservatórios, elevatórias de água bruta e tratada e adutoras que se interligarão com o sistema atual, conferindo maior segurança operacional e flexibilidade para o sistema de abastecimento do Grande Rio e principalmente da Baixada Fluminense.

As estruturas da antiga captação serão aproveitadas, pois têm capacidade de aduzir um volume suficiente para a ETA existente e o Novo Guandu, o que facilitará a execução da obra e diminuirá os custos da ampliação.

Outra obra importante será o desvio das águas dos rios Poços, Queimados e Ipiranga. Essas águas – muito poluídas, deságuam no rio Guandu, junto à captação da Cedae. Com o desvio dessa poluição, a Cedae aumentará a segurança operacional do Sistema, melhorando a qualidade da água captada e diminuindo o custo do tratamento, já que reduzirá o consumo de produtos químicos.

Essas obras, além de propiciar maior oferta de água visa, principalmente à segurança operacional em caráter estratégico, pois a ausência de outro sistema para suprir eventuais reduções, pode vir a prejudicar as programações de manutenção preventiva e preditiva necessárias ao sistema atual. Com o Novo Guandu esse cenário muda, pois será possível interligar os dois sistemas de adução de água tratada, fazendo com que um possa suprir a falta ou redução do outro, facilitando em muito a manutenção e obras de recuperação da ETA existente.

Também estiveram presentes ao evento o vice-governador e secretário de Obras Luiz Fernando Pezão, o secretário do Ambiente Carlos Minc, a representante do Guinness World Records, Célia Gonçalves, deputados, vereadores, representantes de órgãos de classe e entidades ligadas à área de engenharia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira