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11/05/2012 - 15:14

LOG-IN atinge lucro líquido de R$ 2,4 milhões no 1T12, equivalente a R$ 0,03 por ação

Destaque ainda para navegação costeira que teve crescimento de 21% dos volumes transportados na cabotagem, navios de 2.800 TEUS: operando com disponibilidade operacional superior a 90% no primeiro trimestre de 2012. O LOG-IN Tambaqui que entra em operação no terceiro trimestre de 2012 e o Terminal de Vila Velha com crescimento de movimentação de contêineres e novo recorde de produtividade.

No ambiente de negócios o comunicado da Companhia destaca o mercado de fretes por regiões e segmentos - O PIB industrial (fonte IBGE) no 1T12 refletiu intensa retração em comparação ao mesmo período do ano anterior (-3%) e leve recuo em comparação ao 4T11 (-0,5%), provocando uma acomodação do mercado de fretes de longa distância no território nacional, especialmente das cargas com destino às Regiões Norte e Nordeste. Setores importantes da indústria tiveram quedas acentuadas, como material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-6,9%), produtos de metal (-3,4%), refino de petróleo e produção de álcool (-3,6%), indústrias extrativas (-1,8%) e farmacêutica (-2,1%), outros produtos químicos (-2,3%) e equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (-10,1%).

As restrições econômicas impostas pelo governo Argentino em relação aos produtos brasileiros se intensificaram no período. Depois das licenças não-automáticas, barreira que dificulta o comércio, novas travas ocorreram a partir do dia 1º de fevereiro, obrigando que as empresas argentinas que tenham intenção de comprar fora do País produtos destinados ao consumo deveriam apresentar declaração detalhando o pedido que, se aprovada pelos órgãos oficiais, poderá seguir adiante.

As medidas afetaram as linhas de produção de empresas na Argentina que não conseguiram obter os insumos essenciais para seus processos produtivos. Como consequência deste cenário visualizou-se forte retração no comércio com o Brasil.

Ativos operacionais (LOG-IN) -No 1T12 a LOG-IN operou na navegação costeira (contêiner) com os cinco navios, sendo quatro no Serviço Atlântico Sul (SAS) e um no Serviço Amazonas(SAM) via VSA (vessel sharing agreement) com armador local que opera outros três navios.

Durante o 1T12 ocorreram preparativos e docagens quinquenais do navio afretado RR Europa (2400 TEUS) e do navio LOG-IN Amazônia (1700 TEUS). Neste período o navio afretado LOG-IN Santos (1200 TEUS), em processo de devolução e com elevados custos operacionais, foi utilizado como substituto para garantir a regularidade dos serviços e escalas semanais. Cabe evidenciar que no 1T12 algumas ocorrências afetaram negativamente a oferta de serviços da Companhia.

No granel (transporte de bauxita) a LOG-IN operou com quatro navios afretados com capacidade de 75 mil toneladas cada um.

Análise concorrencial (armadores locais) -Na Navegação Costeira (contêiner) ocorreu adição de capacidade ofertada através do armador Maestra Navegação e Logística (fundada em 2010 pelo grupo TPI - Triunfo Participações e Investimentos) que passou a operar com quatro navios sendo dois de 1200 TEUS e dois de 1500 TEUS. Anteriormente este armador operava apenas com dois navios de 1200 TEUS sem oferecer serviços regulares com escalas semanais.

A LOG-IN também adicionou capacidade no período através do navio LOG-IN Jatobá de 2800 TEUS que substituiu o navio afretado Santa Giullietta de 2100 TEUS.

Os outros dois armadores (Aliança e Mercosul Line) mantiveram suas bases de ativos, apresentando apenas pequenas variações de oferta em função de docagem obrigatória de alguns navios.

Destaques Operacionais e Financeiros – 1T12: os volumes na Navegação Costeira - contêiner, apesar da desaceleração da atividade industrial no Brasil, restrições governamentais da Argentina e sazonalidade inerente ao período, aumentaram 7,7%, em comparação ao 1T11 atingindo 34,9 mil TEUS. Destaque para cabotagem que cresceu 20,9%, corroborando o aumento da confiança dos clientes nos novos navios de 2800 TEUS de capacidade, LOG-IN Jacarandá e Jatobá. No Mercosul, as dificuldades advindas do comércio internacional com a Argentina continuam impactando negativamente os volumes que apresentaram queda de 11,0%, movimentando 11,6 mil TEUS. O indicador de produção TEUxMilha apresentou crescimento 16,5%, passando de 51,9 para 60,5 milhões de TEUxMilha no 1T12.

No Serviço de Granel os volumes transportados de bauxita apresentaram queda de 8,7% em comparação ao 1T11, porém em relação ao trimestre anterior crescimento de 41,8% o que indica a normalização das operações que foram impactadas pelo baixo calado dos rios na região Norte no 4T11.

No TVV – Terminal de Vila Velha a movimentação de contêineres cresceu 9,9% de 64,0 mil para 70,4 mil TEUS no 1T12 com destaque para as operações de contêineres cheios - importação. No 1T12, atracaram 78 navios de contêiner no TVV, 7,1% a menos que o mesmo período de 2011. Em contrapartida, a média de movimentação por escala saltou de 762 para 902 TEUS, aumento de 18,4%. Na movimentação de carga geral ocorreu no 1T12 queda de 61,2%, em função do retorno das operações no porto de Tubarão no final do 1S11, cuja queda de dois guindastes em Nov/10 fez com que navios que atracariam naquele Porto viessem desembarcar suas cargas no TVV durante o 1T11.

O crescimento de 6,1% do faturamento da Navegação Costeira, com destaque para Cabotagem que apresentou crescimento de 23,0%, atingindo R$ 67,2 milhões no 1T12.

O recebimento e aplicação de R$ 12,2 milhões de AFRMM utilizados para pagamento dos financiamentos junto ao BNDES, Ebitda consistente de R$ 18,0 milhões no TVV, devido à combinação de crescimento de volumes na movimentação de contêineres, disciplina nos custos, recorde de produtividade e receitas com armazenagem. Geração de caixa da LOG-IN, medida pelo Ebitda consolidado de R$ 20,9 milhões, com margem de 13,5%, lucro líquido de R$ 2,4 milhões no 1T12, equivalente a R$ 0,03 por ação e investimentos atingindo o montante de R$ 71,1 milhões no 1T12.

Volumes 1T12 em Navegação -Os volumes da LOG-IN na Navegação Costeira - Cabotagem aumentaram 20,9%, de 15.711 TEUS no 1T11 para 19.000 TEUS no 1T12. O crescimento foi alcançado através do Serviço Amazonas (SAM) com destaque no sentido SB (Southbound), onde se verificou um aumento na movimentação de cargas industrializadas oriundas da zona franca de Manaus. Destacaram-se neste crescimento de volumes as operações de transporte para os segmentos de alimentos e bebidas, embalagens e higiene e limpeza.

No Serviço Atlântico Sul (SAS) os volumes apresentaram queda de 2,2% comparados ao ano 1T11, com destaque negativo para o Mercosul que caiu 24,4% na rota southbound. Na Cabotagem, visualizou-se uma retração comparada ao 1T11 em 9,7% na rota northbound, contudo houve um aumento de 40,9% na rota southbound.

No segmento Feeder se verificou aumento dos volumes em 17,4%, impulsionado pelas operações de distribuição de importações ao longo da costa brasileira.

O indicador de produção TEUxMilha apresentou crescimento 16,5%, de 51,9 para 60,5 no 1T12, demonstrando que apesar da retração da produção industrial, ocorreu otimização da utilização dos ativos, especialmente com a entrada em operação dos novos navios (Log-In Jacarandá e Jabotá).

Os volumes transportados de bauxita no serviço de Granel alcançaram 1.327 mil toneladas o que indica uma normalização dos volumes transportados em relação ao volume de 935 mil toneladas do 4T11, período em que o baixo nível dos rios, por causa da seca na região, afetou negativamente as operações.

Plano de Investimentos - “O plano de investimentos de R$ 1,3 bilhão iniciado em 2007 segue em ritmo acelerado. Parte substancial destes investimentos está alocada na construção de navios no estaleiro EISA, no Rio de Janeiro. Da encomenda de 7 (sete) navios, a LOG-IN tem 2 (duas) embarcações em operação e temos a entrada em operação prevista do primeiro bauxiteiro (LOG-IN Tambaqui) para o mês de julho/2012 e o segundo (LOG-IN Tucunaré) para janeiro/2013.

Além dos investimentos na construção de navios a LOG-IN possui também investimentos na expansão de terminais intermodais e do TVV. Para 2012 foram previstos dispêndios totais de R$ 259,1 milhões, sendo executados no 1T12 R$ 71,1 milhões que detinha orçamento previsto de R$ 64,1 milhões. Os menores desembolsos no projeto dos navios são em decorrência do atraso de cerca de seis meses no cronograma de construção dos dois navios bauxiteiros.

Ocorreram maiores desembolsos para o projeto de construção dos navios porta-contêiner em função da aceleração das obras dos dois navios, cuja opção de construção foi exercida no 4T11, apesar do atraso da construção do terceiro navio porta-contêiner (LOG-IN Jequitibá) “, explica em nota.

Perspectivas para os Negócios 2012: Navegação Costeira – Contêiner - Após a desaceleração da atividade econômica no último trimestre de 2011 e nos primeiros meses de 2012, as perspectivas de crescimento PIB Industrial brasileiro para o restante do ano estão gradualmente melhorando.

As recentes medidas adotadas pelo Governo brasileiro de estímulo a produção industrial e ao consumo das famílias (redução das taxas de juros) tendem a propiciar no segundo semestre de 2012 um ambiente auspicioso para as operações de navegação costeira. A LOG-IN confiante na retomada da economia brasileira e visualizando forte demanda no período está implementando um novo serviço para atendimento da cabotagem integrando as regiões Nordeste e Sudeste ao Norte do Brasil.

A intenção é contar com um navio adicional com capacidade de 1.700 TEUS que dará maior vazão principalmente aos produtos eletroeletrônicos do PIM - Pólo Industrial de Manaus e um outro navio em rota dedicada nos portos da Região Sudeste.

Atualmente a LOG-IN opera com uma capacidade nominal de 11.400 TEUS através de cinco navios e os planos são de elevar a capacidade no segundo semestre para 15.600 TEUS através de dois navios adicionais e alterações pontuais do perfil da frota existente.

Navegação Costeira – Granel: no Serviço de Granel a Companhia contará a partir do terceiro trimestre de 2011, com o primeiro navio próprio para transporte de bauxita. Por se tratar de um navio de porte bruto de 80 mil toneladas e maior eficiência operacional espera-se o início de captura de valor do projeto. Cabe ressaltar que no segundo semestre ainda teremos a necessidade de afretar navios para complemento dos volumes contratuais acordados com a Alunorte e portanto representando duplicidade de custos e ponto de inflexão de eficiência.

TVV – Terminal de Vila Velha: ao longo de 2012 no TVV – Terminal de Vila Velha espera-se continuidade do crescimento dos volumes, impulsionado pelo intenso processo de importação de cargas de elevado valor agregado e por incentivos às exportações adotados recentemente pelo Governo brasileiro, bem como pela apreciação do Dólar Americano.

O segundo semestre será importante para avaliação e preparação de ações mitigadoras dos possíveis efeitos da Resolução do Senado Federal 72/2010 que unifica a alíquota de ICMS nas operações de importações e que poderá afetar o FUNDAP (Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias) do Estado do Espírito Santo.

Terminais Intermodais: PSC – Porto Seco do Cerrado - No dia 05 de abril de 2012 a LOG-IN em conjunto com a LIBRA Terminal Valongo S/A protocolaram pedido de anuência à Secretaria da Receita Federal para transferência do controle acionário da empresa PSC Terminais Intermodais LTDA. Estima-se que em até 60 (sessenta) dias o pedido deverá ser examinado.

Terminal Intermodal de Paulínia - No dia 17 de abril de 2012 a LOG-IN obteve junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) a Licença Ambiental de Operação (LO) para funcionamento o Terminal Intermodal de Paulínia. Em sequência a LOG-IN contratou assessor financeiro com vistas à alienação do Terminal.

Navios afretados da Frota Oceânica S/A -Ao final de 2011, após estudos e busca de alternativas a LOG-IN decidiu declarar a condição de “Contratos Onerosos” para os navios Belém, Manaus, Macau e Rio, uma vez que os custos e obrigações dos contratos de afretamento e operação destas embarcações excedem os respectivos benefícios. Esta declaração, regulamentada pelas normas contábeis – CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes” implica no reconhecimento imediato da somatória das contraprestações de afretamento desde a data corrente até data de vencimento dos respectivos contratos, e dos respectivos custos estimados de entrega dessas embarcações, cujo montante alcançou R$ 38,0 milhões.

Durante o 1T12 a Administração da Companhia intensificou as atividades preparatórias para devolução das embarcações ao seu proprietário e seguiu os passos técnicos e legais para a operação. Acreditamos que no segundo trimestre de 2012 possamos concluir o processo. Cabe destacar que os três navios sub afretados à Log.Star retornaram a LOG-IN no mês de abril, através do cancelamento do contrato entre as partes.

Investida Log.Star - Com o encerramento do contrato de subafretamento das três embarcações com a LOG-IN, as operações da Log.Star paralisaram e consequentemente iniciou-se o processo de ajuste da estrutura de profissionais marítimos e administrativos.

.[Link dos resultados com ilustração gráfica: https://www.loginlogistica.com.br/Download/Arquivo/RI/Release_1T12_pt.pdf ].

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