Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2012 - 15:47

Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo comemora 70 anos de fundação

O Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo – Sicnh – completa no dia 11 de maio (sexta-feira), 70 anos de fundação.

A comemoração em torno da data, com homenagem aos ex-presidentes e confraternização de associados e convidados acontecerá no dia 24 de maio, no Restaurante Panorâmico da Fenac.

O presidente do sindicato, Celso Paulo Delai, afirma que até o local de realização da confraternização foi escolhido por estar diretamente ligado à história da entidade, que participou do movimento que resultou na criação da Fenac em 1960, a partir do movimento das lideranças empresariais da região, que queriam um espaço para mostrar a produção local de calçados, com uma grande festa popular.

O Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo foi oficialmente criado no dia 11 de maio de 1942, por força de uma exigência legal. A partir da CLT, a legislação disciplinava a criação de sindicatos específicos para cada segmento. Anxtaes desta legislação, as indústrias de calçados de Novo Hamburgo participavam da Associação das Indústrias do Couro da cidade.

Até o final da década de 80, o Sicnh foi a mais forte representação dos empresários do setor de calçados do Brasil. Os presidentes da entidade eram chamados com freqüência pelos ministérios em Brasília, especialmente o Ministério da Indústria e Comércio, para opinar sobre medidas que estavam sendo elaboradas pelo governo federal.

Foi graças ao trabalho do sindicato de Novo Hamburgo que grandes conquistas do setor calçadista tornaram-se realidade. As lideranças locais se articulavam em comitivas para defender em Brasília, nos ministérios e no Congresso Nacional, as medidas que garantiriam o crescimento do setor.

Todas as medidas do governo que propiciaram a transformação do Brasil no maior exportador de calçados do mundo foram resultado de reivindicações levadas através do Sindicato.

O presidente Celso Paulo Delai, lembra que “se no passado tivemos uma realidade em que produzíamos milhões de pares por ano, e gerávamos 35.000 empregos na cidade, hoje o foco está no valor agregado. Se é verdade que a nossa indústria diminuiu sua produção, também é verdade que estamos focados no valor agregado e na inteligência do setor”. Delai lembra que “poucas cidades no mundo são conhecidas por seu ofício. E Novo Hamburgo é a Capital Nacional do Calçado, o local onde está a inteligência do setor, onde está concentrado o maior cluster calçadista do mundo”.

Delai salienta que “se Novo Hamburgo e a região têm economia forte e diversificada, devemos esta condição ao pioneirismo e empreendedorismo dos primeiros calçadistas, que geraram renda, empregos, e novas oportunidades de negócios, a partir do sucesso de suas iniciativas”.

A primeira fábrica de calçados do Rio Grande do Sul foi fundada em 1888 em Novo Hamburgo, pelo filho de imigrantes Pedro Adams Filho.

Ações na área de responsabilidade social - Historicamente, o Sindicato tem atuado na área de responsabilidade social. Nas décadas de 80 e 90 era com o apoio à criação de creches para atender os filhos dos colaboradores das indústrias.

Hoje, a atividade de responsabilidade social do sindicato é o Banco de Alimentos, projeto que foi criado à 11 anos dentro do Conselho de Cidadania da FIERGS implementado e mantido em parceria com os Lions Clubes de Novo Hamburgo.

O Banco de Alimentos conta com mantenedores fixos, que repassam recursos ou alimentos mensalmente, mais a contribuição de voluntários que auxiliam na arrecadação em ações feitas aos sábados nos supermercados da cidade é fundamental para o sucesso desta ação.

O projeto atende 44 instituições, nas cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga e Estância Velha.

Desde o ano 19997 o Sindicato é parceiro da Fundação Semear, disponibilizando a sede onde funciona o Centro de Vivência Redentora.

A entidade mantém um trabalho de qualificação das indústrias de calçados. Em parceria com instituições focadas no ensino, são realizado cursos de atualização, cursos de formação e palestras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira