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11/05/2012 - 16:09

Índice FIPE/Buscapé de Abril registra queda de 0,73% nos preços do e-commerce

No comparativo mensal, Brinquedos e Games foi o que mais caiu, com -2,06%;

O Índice FIPE/Buscapé verificou queda média de preços de -0,73% no mês de abril de 2012, reforçando a tendência deflacionária dos preços no e-commerce nos últimos 15 meses, quando apenas em agosto/11 (0,59%) e janeiro/12 (0,90%) houve aumento de preços, conforme a figura 1.

Dos 151 produtos pesquisados, apenas 52 tiveram um aumento médio de preço de 0,53%, enquanto 99 tiveram queda média de preço de -1,0%, conforme a figura 2. Os produtos com maiores quedas de preço foram: camisa de futebol (-3,9%), skate (-2,5%), faca elétrica (-2,4%), blue-ray player (-2,3%), centrífuga de alimentos (-2,2%) e tablet (-2,2%). Com variações positivas podem ser destacados: aparelho de ginástica (3,3%), bicicleta ergométrica (2,1%), esteira (1,8%), freezer (1,6%), jogo de panelas (1,5%) e saco de dormir (1,4%). Entre os grandes grupos, somente três apresentaram aumento de preço em abril: Esportes e Lazer (0,629%), Casa e Decoração (0,21%) e Eletrodomésticos (0,02%). Entre os grupos que tiveram queda de preços destacam-se: Brinquedos e Games (-2,06%), Fotografia (-1,76%) e Eletrônicos (-1,36%).

Em um período de 12 meses (Abr12/Abr11) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de 8,29%, havendo significativas diferenças de variações de preços entre os grupos de produtos que compõem o índice, conforme ilustra a figura 3. A despeito das diferenças entre as variações de preços nos diferentes produtos observa-se um generalizado e expressivo movimento de quedas de preços, sendo que dos 151 produtos pesquisados, 122 (81% do total) tiveram queda média de preço de 8,9%, e apenas 29 tiveram um discreto aumento médio de preço de 2,2% em 12 meses.

O grupo com a maior queda foi o de Telefonia (-16,2%), influenciado basicamente pelos “telefones celulares”, que tiveram queda de 18,0%. O segundo grupo com maior queda foi Eletrônicos (-15,4%), com destaque para “televisores” (-16,4%), “blu-ray player” (-22,2%) e GPS (-13,1%). O grupo de Eletrodomésticos teve queda de preço de -4,61% no período. A redução em dezembro/11 do IPI de “refrigeradores” (15% para 5%), “lavadoras” (20% para 10%) e “fogões” (4% para 0%) implicou uma queda marginal de preços de -6,2%, -6,7% e -2,5%, respectivamente, para estes produtos no mês de dezembro/11. Os produtos beneficiados pela isenção apresentaram os seguintes aumentos de preços no 1º quadrimestre de 2012, a despeito da manutenção da isenção: refrigeradores (1,65%), lavadoras de roupa (0,97%) e fogão (0,13%). Estes aumentos se contrapõem à queda de -1,78% do índice FIPE/Buscapé geral no mesmo período de 4 meses, e queda de -5,16% na categoria de Eletrônicos, que é mais influenciada pelas importações. Entre todos os produtos que compõe o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Abr12/Abr11 foram: Blu-ray player (-22,2%), telefone celular (-18,0%), televisor (-16,4%), conversor digital (-15,2%), câmera digital (-15,0%) e tablets (-14,9%). Os que tiveram maiores aumentos foram: patinete (11,6%), colchão (8,3%), cama (6,4%), mala (5,6%), ducha/chuveiro (4,9%), micro-ondas (2,5%) e freezer (1,5%).

A queda de -7,90% do Índice FIPE/Buscapé no período Abr12/Abr11 contrapõe-se aos aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE, que teve aumento de 5,1%, e o IPC-FIPE, que cresceu 4,1% no mesmo período. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos. Com base em um índice composto por produtos que fazem parte do Índice FIPE/Buscapé e do IPCA, pesos dos produtos no primeiro e as variações de preços dos produtos no segundo, conclui-se que há um grande alinhamento entre ambos no nível das variações anuais dos quatro primeiros meses de 2012. Confirma-se, desta forma, a atual tendência de queda de preços nos produtos mais comercializados no e-commerce, também no ambiente de varejo físico (Tab.1).

(*) Índice composto por produtos que fazem parte do Índice FIPE/Buscapé e do IPCA, pesos dos produtos no primeiro e variações de preços no segundo.

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