Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2012 - 16:09

Práticas de Empreendedorismo


Casos e Planos de Negócios.

O livro Práticas de Empreendedorismo - Casos e Planos de Negócios, lançado pela editora Campus/Elsevier, traz um estudo abrangente do empreendedorismo nos contextos corporativo, internacional e social. Com enfoque prático no desenvolvimento de um novo negócio, a obra é um guia para empreendedores e também pode ser utilizada para estudantes de graduação e pós-graduação das disciplinas de empreendedorismo e criação de novos negócios no curso de Administração.

O livro traz cinco planos de negócios de sucesso, internacionais e de diversos ramos de atuação, como internet, varejo de alimentos e alta tecnologia médica. Embora o uso desses planos já esteja disseminado nos cursos de gestão de negócios e administração, seu conceito ganhou repercussão com a chegada das empresas de internet ou as pontocom. A chamada “nova economia” trouxe à tona a necessidade de se estruturar em formato de planos os diversos modelos de negócios concebidos pelos empreendedores de oportunidades. Para ilustrar a importância dessa obra como guia para quem quer ter sucesso, o prefácio foi escrito por Luiza Helena Trajano, Presidente da Magazine Luiza, uma das empresas que mais crescem no país,

Atualmente, a importância de escrever um bom plano de negócio para qualquer empreendedor ou futuro empreendedor já está definitivamente incorporada. A obra procura explorar o tema sob uma ótica que ainda é deficiente no Brasil: a falta de bons exemplos de planos de negócios. Os cases usados no livro são vencedores ou finalistas da maior competição de planos de negócios entre escolas de MBA no mundo, o Global Moot.

Além dos planos de negócios, são apresentados estudos de caso de cinco empreendedores, revelando o caminho que eles seguiram para realizar o sonho de empreender. Walter Mancini relatou sua experiência à frente dos restaurantes da Famiglia Mancini. Outro exemplo citado no livro e a trajetória da aLeda, marca mundial de uma ideia original e brasileira que teve um faturamento milionário em seus primeiros anos de vida são exemplos . O objetivo dos autores é facilitar o aprendizado sobre o tema, visto que, segundo eles, faltam livros voltados para a prática no assunto.

Os estudos de caso têm como fundamentação básica olhar a história do empreendimento sob a perspectiva do empreendedor. É preciso se colocar no lugar do empreendedor e vislumbrar o cenário sob a perspectiva dele, procurando simular uma situação que, muito provavelmente, estará próxima da realidade de qualquer futuro empreendedor.

“Os estudos de caso apresentados trazem uma importante ferramenta para ilustrar possíveis expectativas do empreendedor (ou futuro empreendedor), uma oportunidade de aprender com a voz da experiência”, afirmam os autores.

Marcos Hashimoto -Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Professor da ESPM e da Faculdade Campo Limpo Paulista. Autor do software SP Plan do Sebrae-SP e Fiesp, além de consultor e colunista da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Também foi executivo por 20 anos em multinacionais. |.www.marcoshashimoto.com.

Rose Mary A. Lopes -Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente leciona na ESPM de São Paulo e em cursos de especialização da Faap. Organizou e é coautora do livro Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas (Campus/Elsevier, 2010). É consultora na área de Recursos Humanos.

Tales Andreassi -Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor da FGV-SP desde 2000, onde também coordena o MPGI - Mestrado Profissional em Gestão Internacional e o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios. É autor de cinco livros e dezenas de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Vania Maria Jorge Nassif - Pós-doutora na linha de empreendedorismo e competências empreendedoras na FGV-SP. Professora e pesquisadora na FACCAMP e professora visitante do MBA da Fundace (USP-RP). Presidente da Anegepe, também é consultora de empresas na área de desenvolvimento de pessoas.

.[Editora Campus- Elsevier | Categoria: Universitários / Administração| Formato: 17x24 cm| 224 Páginas |Preço: R$ 49,90].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira