Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2012 - 16:22

Saúde e vida moderna: uma revolução de hábitos e pensamentos

Pesquisa da Euro RSCG Worlwide revela uma mudança global em relação à saúde e ao bem-estar.

Nas últimas décadas, a relação entre as pessoas e sua saúde tem evoluído a uma velocidade espantosa. O aumento do conhecimento, as novas ferramentas e a tecnologia removeram grande parte dos mistérios da saúde. Se antes estávamos à mercê das autoridades médicas, agora podemos pesquisar sobre nossas doenças e buscar opções alternativas de tratamento. Ao mesmo tempo, os avanços médicos e a maior expectativa de vida corroboram a ideia que a morte é muito mais uma falha de gestão da doença do que um destino a ser aceito. No caso das doenças mais comuns, a forma como escolhemos viver desempenha um papel tão importante quanto a hereditariedade. E tudo isso muda a forma como as pessoas consideram, previnem e tratam distúrbios físicos.

A Euro RSCG Worldwide empreendeu um importante estudo global sobre a nova realidade em relação à saúde e ao bem-estar. Em parceria com o instituto Market Probe International, foram pesquisados 7.213 adultos de 19 países ao redor do mundo, representando uma população combinada de 3,6 bilhões. Nomeado de My Body, Myself, Our Problem: Health and Wellness in Modern Times (“Meu Corpo, Eu Mesmo, Nosso Problema: Saúde e Bem-estar nos Tempos Modernos”, em uma tradução livre), o estudo aborda tópicos como percepção do novo consumidor em relação à saúde, noções de alimentação, senso de controle de doenças e a influência dos hábitos e da alimentação para manutenção da boa saúde.

“O que o estudo revela é uma revolução na maneira de se pensar a saúde, liderada principalmente pelo que chamamos de ‘Prosumers’, os consumidores mais proativos e influentes”, destaca Bronson Smithson, Diretor de Planejamento da Euro RSCG Worlwide.

“Existe uma mudança em relação à percepção quanto à saúde e ao bem-estar. No Brasil, por exemplo, 66% dos entrevistados considera que pensamentos positivos podem ajudar a curar uma pessoa. Esse número é ainda mais expressivo na Índia, com 88%, e muito menor na França, com 39%. Ou ainda, 51% da amostra brasileira confia que a indústria é capaz de produzir alimentos saudáveis, contra apenas 39% na média mundial”, exemplifica Maurício Kato, CEO da Euro RSCG São Paulo.

Highlights - O novo consumidor mudou a relação de poder. Os Prosumers, como são chamados, são os principais influenciadores do mercado. Significativamente mais aptos a buscarem informações, eles demonstram muita pró-atividade na defesa de sua saúde e da de sua família, e acreditam, em certa medida, ter o controle sobre suas enfermidades.

.Senso de controle sobre as doenças: no geral, uma maioria global (56%) acredita que tem controle sobre suas doenças. No entanto, quando questionados sobre doenças específicas, foi constatado que menos da metade acredita que podem controlar doenças como obesidade, doenças sexualmente transmissíveis, problemas de coração, diabetes e depressão.

.O foco na saúde mental: é crescente a ideia que a saúde mental está intimamente ligada ao cuidado alimentar, aos exercícios físicos e ao bem-estar geral. Os entrevistados deixam claro que o modo de vida moderno não faz bem ao cérebro. Quando questionados sobre os vários fatores que são “bons” e “ruins” para a saúde mental, os tópicos mais nocivos apontados, em ordem, foram: uso de drogas, cigarro, poluição da água e do ar, trabalhos estressantes, uso de álcool, ansiedade e dieta pobre em nutrientes. Por outro lado, foram também apontados os fatores mais benéficos ao cérebro: exercício físico, sono, amor, dieta saudável, hábito da leitura, socialização e sexo.

Ainda sobre o poder da mente sobre o corpo: seis em cada dez pessoas no mundo acreditam que “pensamentos poderosos podem ajudar uma pessoa a se curar”. Talvez ainda mais surpreendente seja a constatação que quatro em cada dez entrevistados acredita que “a maioria das doenças é psicossomática” – ou seja, está tudo em nossas cabeças.

.A dieta como arma para se alcançar uma vida mais longa: no Brasil, a preocupação com alimentação saudável chega a 71% da amostra - um número altamente significativo. Além disso, 77% dos brasileiros concordam com a afirmação “que estão mais conscientes do valor nutricional dos alimentos” contra apenas 65% da média global. Entretanto, apenas 51% diz que confia na indústria para prover aos consumidores alimentos saudáveis.

Prosumer Report - É uma publicação trimestral, pioneira da Euro, sempre abordando um tema relevante ao mundo atual. É parte de uma iniciativa global para divulgar informações, insights e pensamentos do comportamento do consumidor a respeito de diversos assuntos, através do conhecimento adquirido pela rede global de agências e clientes do grupo.

A Euro RSCG Worldwide é a maior unidade do Havas, um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Presente em 75 países, possui mais de 233 agências e mais de 11 mil profissionais.

Lançada no país em 1996, é atualmente a 6ª maior agência em volume de compra de mídia, de acordo com o Ibope Monitor. Suas unidades no Brasil são: Euro RSCG SP, Euro RSCG Rio, Euro RSCG 4D, Euro RSCG Design e Euro RSCG Life.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira