Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Boehringer adota Ozônio Panozon no tratamento da água

A farmacêutica Boehringer Ingelheim, multinacional alemã que atua no Brasil desde 1956 produzindo medicamentos, entre eles o conhecido Buscopan, adota o Ozônio Panozon no tratamento da água purificada, sua principal matéria prima, que necessita seguir rigoroso tratamento em obediência às normas internacionais, dentre elas a norte-americana USP28.

Hoje, o Ozônio Panozon é o responsável pela sanitização da tubulação no anel de água purificada. Antes da sanitização com Ozônio, o laboratório utilizava o sistema de pasteurização. A água armazenada no reservatório, de dez mil litros, era aquecida à 90ºC (e circulava em 2 loopings, Produção de Sólidos e Produção de Líquidos) por três horas; após o resfriamento, ela retornava para o processo de circulação normal. Esse procedimento ocorria duas vezes por semana, impactando em altos custos de energia e horas extras, além da interrupção da produção por 8 horas semanais.

Para Eli Cruz, chefe de Energia e Manutenção da Boehringer, somente a eliminação dos custos com energia e horas extras será suficiente para retornar, em dois anos, o investimento de R$ 260.000,00. “Isto sem contar o fato da produção não ter que ficar parada oito horas semanais, o que não tem preço”, enfatiza Cruz.

O sistema à base de Ozônio, inicialmente difundido no Brasil para tratar água de piscina em hotéis e clubes começou a ser conhecido também pelas indústrias farmacêuticas e as engarrafadoras: Ambev, Água Petrópolis e Bioleve, que já usam o sistema de Ozônio Panozon. “Acompanhamos literaturas internacionais que tratavam das vantagens do Ozônio e nos convencemos de que essa seria a melhor alternativa A eficácia é muito superior aos tratamentos com Cloro e Peróxido de Hidrogênio. O Ozônio dentro da cadeia de sanitizantes é a melhor escolha”, afirma Cruz, que destaca o ganho em eficácia como o grande atrativo pela decisão do sistema de Ozônio Panozon.

Operação do sistema por Gás Ozônio - Na operação normal, o Gás Ozônio é injetado na tubulação de água através de um dispositivo especial, tipo Venturi, de fabricação da Panozon. Em seguida, a água purificada com gás Ozônio incorporado retorna ao tanque (10 m³). Na saída do tanque para a rede de distribuição é acionada a lâmpada de luz ultravioleta, que reduz o gás Ozônio (O3) para Oxigênio (O2), garantindo que não haja mais oxidante nos loopings de água purificada. Assim, a água está pronta para ser utilizada na produção de líquidos orais (xaropes e gotas), aerossóis e produção de sólidos.

Na operação de sanitização dos loopings de água purificada, a lâmpada UV é desligada e a produção de Ozônio é aumentada para uma concentração mais alta de residual em toda a linha, permitindo a sanitização de 100% de todos os circuitos.

Todo o processo é realizado automaticamente e durante a madrugada, quando não há atividade produtiva e leva cerca de apenas duas horas para estar concluído. A produção retorna às seis da manhã, momento em que toda a sanitização já foi realizada e a indústria está pronta para funcionar. Todo o processo de sanitização é gravado pelo sistema supervisório de controle da produção, permitindo total rastreabilidade de todo o procedimento realizado.

O sistema da Panozon foi avaliado por quatro meses durante as fases de qualificação da instalação (IQ), operação (OQ) e performance (PQ). Finalizado o processo o sistema foi posto em operação.

"A Panozon tem atendido clientes de diversos setores da indústria, com as mais diversas adequações com soluções eficazes e lucrativas. Além da sanitização realizada com sucesso na Boehringer, podemos tratar com a mesma eficiência o problema de efluentes de diversos tipos”, finaliza Carlos Heise, diretor da Panozon.

Perfil do Ozônio - O Ozônio (O3), conhecido como Oxigênio ativo, é um gás natural encontrado na atmosfera e nos protege, como um filtro, dos raios solares malignos. Ele é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida, além de ser reconhecido como o mais seguro e eficaz método de tratamento de água do mundo.

Perfil da Panozon - Líder no mercado brasileiro de tratamento de água com Ozônio (mais de 700 sistemas instalados) a Panozon Ambiental S.A. é associada à IOA (Internacional Ozone Association), possui tecnologia 100% nacional, atua há sete anos e é especialista na fabricação e comercialização de todos os equipamentos necessários para o correto e seguro tratamento da água, conforme normas internacionais.

Devido à credibilidade e eficiência de seus equipamentos, a tecnologia Panozon pode ser aplicada tanto na purificação da água de piscinas comerciais e residenciais quanto na desinfecção de vasilhames, tratamento de águas industriais, CIP (Clean in Place), poços artesianos, caixas d’água, Estações de Tratamento de Água, águas municipais e reuso de esgoto. | www.panozon.com.br

Perfil da Boehringer Ingelheim - A corporação Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo. Com matriz em Ingelheim, Alemanha, opera globalmente com 143 afiliadas em 47 países e cerca de 37.500 funcionários. Desde sua fundação em 1885, a empresa familiar é comprometida com a pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos de alto valor terapêutico para medicina humana e animal.| www. boehringer-ingelheim.com.br

No Brasil desde 1956, a companhia comercializa marcas tradicionais como Anador®, Bisolvon®, Buscopan® e Mucosolvan®, entre outras, além de 30 produtos de venda sob prescrição médica.

A empresa também é líder no mercado de adoçantes à base de aspartame, com a marca Finn® . Na linha dos fitoterápicos, a Pharmaton® Natural Health Products, no Grupo Boehringer Ingelheim desde 1991, oferece medicamentos de grande importância no mercado brasileiro: Pharmaton®, Ginsana® e Kiddi Pharmaton®.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira