Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/05/2012 - 06:09

ABIMED faz acordo de cooperação em audiologia com entidade Européia

Objetivo é desenvolver o mercado brasileiro e ampliar acesso dos pacientes a aparelhos auditivos

A diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (ABIMED), reúne-se, na próxima segunda-feira, 14 de maio, com o secretário geral da EHIMA (European Hearing Instrument Manufacturers Association), Søren Hougaard. A entidade congrega os fabricantes de aparelhos auditivos da União Europeia, responsáveis por 90% daquele mercado. O objetivo do encontro é estabelecer um acordo de cooperação entre as duas entidades para troca de informações e apoio técnico. A EHIMA tem grande experiência no monitoramento de assuntos regulatórios, ações de conscientização sobre perda auditiva e realização de pesquisas de mercado e populacionais.

“Existem muitas áreas nas quais poderemos cooperar e pretendo apresentar para a diretoria da EHIMA uma proposta prática de trabalho com a ABIMED”, afirma Søren Hougaard.

Para a ABIMED, a próxima etapa será a realização de um estudo – por meio de empresa de auditoria - para dimensionar o mercado brasileiro e identificar o real potencial de produção e demanda de aparelhos.

“A ABIMED acredita que a experiência da EHIMA em mercados maduros como o da União Europeia será importante para nos ajudar a promover a ampliação do mercado brasileiro e facilitar o acesso de maior número de pacientes aos aparelhos auditivos. Em muitos casos, o aparelho é a única maneira de recuperar parte da audição”, explica Carlos Goulart, presidente-executivo da ABIMED.

De acordo com o CENSO 2010 do IBGE, cerca de dez milhões de brasileiros relataram ter algum grau de deficiência auditiva, mas especialistas estimam que o número seja ainda maior porque o problema ou não é percebido, ou é negado. Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 20% das pessoas com perda auditiva necessitam de aparelhos de amplificação do som. Alguns estudos apontam que no Brasil nem 10% desses pacientes são atendidos.

Perfil-A ABIMED, fundada em 1996, congrega 128 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares que respondem por 50% do faturamento do setor e 0,4% do PIB brasileiro. A entidade participa de Câmaras Setoriais da ANVISA e defende a cooperação com as autoridades de saúde e órgãos reguladores para implementação de políticas e regulamentações que proporcionem acesso a novas tecnologias, incluindo a redução de prazos para sua introdução. O combate à pirataria e fomento à conduta ética também estão entre os principais objetivos da associação.

Perfil-A EHIMA foi fundada em 1985 e representa os seis maiores fabricantes de aparelhos auditivos da Europa, responsáveis por 90% dos equipamentos produzidos naquele continente. Seus associados desenvolvem, fabricam e comercializam aparelhos auditivos em larga escala na Europa e exportam para o mundo todo. A EHIMA realiza regularmente estudos comparativos, denominados Euro Trak, sobre audição, perda auditiva e uso de aparelhos. Ao lado das pesquisas realizadas nos Estados Unidos (Marke Trak), compõem um banco de dados utilizado internacionalmente. Eles estabeleceram também um novo padrão de pesquisas na área auditiva.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira