Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2007 - 19:46

70 Bênçãos, Baden Powell no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Música, documentários e bate-papo, nos dias 2, 9, 16 e 23 de outubro.

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a partir do dia 2 de outubro, no Teatro II, 70 Bênçãos, Baden Powell, um encontro com música, documentários e bate-papo em homenagem aos 70 anos daquele que foi um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. O projeto tem oito apresentações, nas terças-feiras de outubro, às 12h30 e 18h30, onde cantores, instrumentistas e parceiros históricos, estarão reunidos revivendo o universo de Baden.

Antes de alguns dos shows (ver programação), o musicólogo e apresentador Délcio Teobaldo conduz um Painel de Conversa, onde aborda um tema da obra de Baden Powell com a presença de músicos e convidados especiais (Paulo César Pinheiro, Jorge Roberto Martins, Tárik de Souza e a esposa Silvia Powell) com participação do público.

O parceiro e amigo Billy Blanco juntamente com os cantores Claudette Soares, Clara Sandroni, Marcos Sacramento e Ithamara Koorax e os instrumentistas Marcel Powell, Yamandú Costa e Victor Biglione mostrarão a obra deste músico ímpar. Segundo Leonardo Conde, idealizador e coordenador do projeto, “a música dele continha, ao mesmo tempo, o rigor técnico da música erudita, o suingue e a harmonia popular. Seu jeito de tocar ia ao limite do instrumento, o que o tornou um dos artistas mais populares do Brasil e que a Europa consagrou”.

Entre as duas apresentações musicais, às 15h, serão exibidos três documentários distintos, em dias diferentes: “Saravah” (dia 9.10.2007), do francês Pierre Barrouh, “Velho Amigo - O Universo Musical de Baden Powell” (dias 2 e 23.10.2007), de Jean Claude Guiter e “Ensaio Baden Powell” (dia 16.10.2007), de Fernando Faro.

“Esta homenagem à Baden Powell será, sem dúvida, um dos mais emocionantes momentos da temporada de 2007 no Rio de Janeiro”, comenta Leonardo Conde. “Baden exerceu sempre uma poderosa magia em todos os lugares por onde andou, deixando uma marca indelével em todos aqueles com quem conviveu pessoalmente”.

Baden Powell | Vida e Obra -Baden Powell foi um virtuoso, dominou a literatura do violão clássico, do folclore brasileiro na sua forma mais completa, da música barroca e do jazz. Violonista excepcional, nunca caiu na armadilha do virtuosismo meramente técnico. Deu provas de sensibilidade e criatividade exemplares que lhe permitiram firmar-se também como um compositor notável.

Seu primeiro grande sucesso como compositor foi "Samba Triste", composto em 1956, em parceria com Billy Blanco e lançado alguns anos depois na voz de Lúcio Alves.

Sua parceria com Vinícius de Moraes se tornou clássica na musica brasileira. "Formosa" e "Apelo", sucessos de 1966, na voz de Sílvio Aleixo; além de afro-sambas (músicas influenciadas pelo candomblé e cantos de terreiros, conhecidos em sua passagem de seis meses pela Bahia), como "Berimbau", sucesso de 1964, e "Canto de Ossanha", sucesso de 1966, na voz de Elis Regina , entre outros.

Viveu por quatro anos na Alemanha, em Baden-Baden e fixou residência por diversas vezes na França, onde compôs a trilha sonora para o filme "Le Grabuje", dirigido por Edouard Lunz.

Foi convidado pelo cineasta, ator e cantor Pierre Barrouh para ser o âncora do documentário musical "Saravah", que foi gravado no Rio de Janeiro.

Outro grande amigo e parceiro constante foi Paulo César Pinheiro, com quem compôs "Lapinha", primeira colocada na “I Bienal do Samba”, evento promovido em 1968, pela TV Record, de São Paulo , interpretada por Elis Regina.

Conquistou o mercado fonográfico do Japão, país onde realizou diversas turnês e gravou inúmeros discos.

Baden Powell é um patrimônio da cultura brasileira. Homenagear Baden é homenagear o povo brasileiro. É resgatar sua importante obra artística, dando oportunidade ao público de conhecer melhor as suas raízes musicais, sua cultura e um artista que tão bem soube exprimir toda a poesia e beleza da música brasileira.

Homenagem aos 70 anos de Baden Powell com a participação de diversos artistas, jornalistas e compositores brasileiros.Sinopse: shows, vídeos (documentários) e bate-papo sobre a vida e a obra de Baden Powell, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66 – Centro (3808-2020) / Teatro II, apresentações: dias 02, 09, 16 e 23 de outubro, início dos espetáculos: Às 12h30 e 18h30, ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada). Vídeo: Às 15h, com entrada franca | Metrô: Uruguaiana | Facilidades para deficientes

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira