Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2012 - 08:40

Equipe da Expedição Pantanal realiza seminários por diversas regiões do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul


O projeto patrocinado pela Fundação Toyota completa mais 3.800 quilômetros a bordo da Hilux Expedição Pantanal e finaliza a realização dos seminários sobre os resultados e boas práticas coletados na Bacia do Alto Paraguai.

Com o objetivo de construir o conhecimento de forma participativa, premissa do projeto, a equipe realizou, no período de março a maio, uma série de seminários abertos ao público nas regiões de Corumbá, Miranda, Campo Grande, Caiman, Cuiabá e Bonito para divulgar os números e também as boas práticas observadas durante a expedição. Essas devolutivas tiveram a participação de entrevistados e pesquisadores locais, atraindo um público de quase 300 participantes.

Agora, para finalizar a série de devolutivas, a equipe da Expedição Pantanal realizará o último seminário em Coxim, na segunda quinzena de maio. Para Lucila Egydio, coordenadora executiva do projeto, a iniciativa é excelente para compartilhar as informações já coletadas e receber retorno dos entrevistados. “Com as devolutivas, as pessoas têm noção do que está sendo feito e aproveitam para nos dar ideias. Os seminários são um ótimo caminho para mostrar a todos onde queremos chegar”, afirma.

Os próximos passos do projeto são organizar as informações coletadas nos seminários, ajustar o relatório e lançar o guia de práticas sustentáveis durante o evento “O Pantanal é aqui”, que será realizado em Campo Grande, de 16 de agosto a 2 de setembro, e em Cuiabá, de 13 a 30 de setembro.

Perfil-O Projeto Expedição Pantanal, criado pelo Instituto SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorreu o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contou ainda com a presença de chefes de cozinha, com a missão de estudar e documentar a culinária local.

A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região - O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Fundação Toyota do Brasil - Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora, Toyota do Brasil.

A Fundação Toyota do Brasil agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a montadora possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.| www.fundacaotoyotadobrasil.org.br

Perfil-A Toyota do Brasil Ltda conta com mais de 4.000 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 315.000 colaboradores em todo o mundo. |: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira