Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2007 - 19:59

Instrumento de precisão, a balança ganha status de ferramenta indispensável na moderna pecuária

Líder mundial do ranking dos exportadores de carne bovina, o Brasil tem pela frente a possibilidade de consolidar e ampliar ainda mais sua participação no mercado global. Para isso, a pecuária brasileira investe em eficiência produtiva a qual, aliada ao baixo custo, leva os criadores a conquistar excelentes níveis de produtividade e de segurança alimentar. A esses fatores, somam-se o bom momento econômico e os transtornos enfrentados pelos mercados concorrentes, como Argentina (febre aftosa), Estados Unidos e Europa (mal da vaca louca e aftosa) e Austrália (estiagem).

Os bons ventos também sopram em favor da pecuária de leite, que se encontra em expansão. Desde o começo do ano, o preço pago ao produtor já subiu cerca de 50% nas principais praças do País e há condições para que a produção brasileira em 2007 supere com folga os 26 bilhões de litros, consolidando o Brasil como o sétimo maior produtor do mundo.

Diante desse pacote de condições favoráveis ao crescimento da pecuária nacional (carne e leite), os produtores devem estar conscientes de que este é o momento certo de investir e trabalhar firme para que a atual conjuntura não seja apenas uma nuvem passageira, mas sim a oportunidade esperada para o Brasil se fortalecer ainda mais no cenário global. À medida que há bons resultados, instantaneamente o mercado torna-se mais exigente.

Se não bastassem esses fatores, os bons números trazem mais um imenso desafio: conviver e responder à altura as acusações dos mercados concorrentes a respeito do controle sanitário brasileiro. É fato que as ameaças de embargos provenientes, principalmente, da União Européia é uma tentativa em conter o potencial de nossa produção.

Antes de encarar essa realidade como uma afronta, está aí mais uma oportunidade para investir em tecnologias que garantam eficiência, com reflexos diretos na saúde, na qualidade e na segurança alimentar.

Vale ressaltar que todo esse cuidado deve começar dentro da porteira, no berço da produção. E isso em termos de genética, sanidade, nutrição, manejo, infra-estrutura e equipamentos. A palavra-chave é tecnologia. Em todos os sentidos. Desde os insumos básicos e indispensáveis à utilização de equipamentos de precisão para as mais diferentes medições. Esses itens tornaram-se verdadeiros aliados na lida das fazendas profissionais. Ganha destaque aí, o uso de balanças. Afinal, o gado sempre será avaliado pelo peso.

Ressalte-se que balança não é um instrumento para ser usado apenas na pesagem na compra do animal e na venda ao frigorífico. Monitorar periodicamente o peso do gado é fundamental na exploração pecuária. Graças a esse procedimento, é possível controlar o peso do bezerro desde o nascimento até a fase de recria, saber o ponto ideal para a cobertura das fêmeas ou para a prática da inseminação artificial, administrar medicamentos, dosar rações e suplementos, acompanhar o ganho de peso nos confinamentos e nos semiconfinamentos, obter resultados precisos para execução de melhoramento genético. Isso só para citar alguns benefícios.

No atual cenário de pecuária cada vez mais competitiva, a balança é o meio para obter respostas do sistema de produção em manejo, nutrição, sanidade, ganho de peso, seleção, avaliação e aferição de lucro ou prejuízo por parte do produtor. Em outras palavras, trata-se de ferramenta estratégica, capaz de oferecer facilidades e benefícios. Assim, na intensa busca de estratégias para produzir mais por menos, está aí um ingrediente que ajuda a fazer a diferença.

. Por: Paulo Cesar Dancieri, vice-presidente da Coimma Balanças e Troncos de Contenção (Dracena/SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira