Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2012 - 08:52

Ministério das Cidade possui orçamento na casa de R$22 bilhões


Que gerencia e controla programas e ações em acessibilidade, habitação, saneamento e mobilidade urbana.

O secretário-executivo do Ministério das Cidades, Alexandre Cordeiro Macedo, foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), realizada no dia 14 de maio (segunda-feira). Ele substituiu o ministro Aguinaldo Ribeiro, que cancelou sua vinda a Caxias do Sul para cumprir compromissos com a presidente Dilma Rousseff. Macedo falou sobre programas e ações nacionais em acessibilidade, habitação, saneamento e mobilidade urbana, gerenciados e controlados pelo Ministério que conta com um orçamento de 22 bilhões de reais para 2012, além da administração de outros 22 bilhões do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Macedo destacou especialmente os investimentos com o Programa Minha Casa, Minha Vida, também coordenado pelo Ministério, para o qual foram selecionados 14 Estados e 352 Municípios, cuja meta é construir 2 milhões e 400 mil unidades habitacionais em todo País. O secretário informou que é intenção do Ministério reduzir o índice de comprometimento da renda das famílias com o Programa. O objetivo é passar dos atuais 10% mensais para famílias que possuam renda de até R$1.500,00 para 5%. Macedo estima que atualmente no País exista um déficit habitacional de seis milhões de unidades.

O secretário fez referência a duas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em mobilidade que estão ocorrendo em Porto Alegre: Metrô de Porto Alegre (1ª etapa) e Sistema de Transporte Integrado Metropolitano.

A convite da Prefeitura Municipal Macedo visitou, durante a manhã, as obras do Sistema Marrecas. O secretário elogiou o andamento das obras e se disse impressionado com os investimentos em abastecimento de água, que conta com recursos federais, feitos em Caxias do Sul.

O presidente da CIC, Carlos Heinen, durante seu pronunciamento, sustentou que, atualmente, a mobilidade urbana tem sido um enorme desafio para às políticas públicas e às administrações municipais. Segundo ele, Caxias do Sul, por ser um polo regional importante, não foge à regra. Heinen enfatizou ao secretário-executivo do Ministério das Cidades que Caxias do Sul necessita de obras de infraestrutura não só para a Copa do Mundo de 2014, mas também para assegurar a sustentabilidade do município no futuro. “Queremos projetos que tenham por objetivo melhorar a qualidade de vida da população de nossa cidade”, afirmou.

O coordenador da Diretoria de Infraestrutura e Política Urbana da CIC, Nelson Sbabo, também disse que a cidade precisa modernizar a sua infraestrutura de transportes, tendo em vista o seu potencial produtivo e gerador de riquezas. Conforme observou Sbabo, Caxias do Sul e região se ressentem pela falta de transporte sobre trilhos, de um aeroporto com capacidade para cargas e de estradas mais modernas. Caxias do Sul pode parar se não receber investimentos para ampliar e qualificar sua infraestrutura, concluiu o diretor da CIC.

Programa Miniempresa -No saguão de entrada da reunião-almoço as miniempresas Personalitas S.A./E., do Colégio La Salle Carmo, e Pit Stop S.A./E., do Cetec, expuseram e comercializam seus produtos aos participantes do evento. As duas escolas também participam do Programa Miniempresa, da Junior Achievement RS, coordenado em Caxias do Sul pelo Departamento de Jovens Empresários da CIC (CIC Jovem). [www.cic-caxias.com.br].

.[Fotos: Secretário-executivo da pasta, Alexandre Cordeiro Macedo, falou aos empresários caxienses na CIC].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira